Cartão Flashcard • #169193 • Medicina Legal e Criminologia | olhonavaga






Medicina Legal e Criminologia



Determinada ação contundente causou, no interior dos tecidos sem superfície óssea, verdadeiras cavidades, onde surgiu uma coleção sanguínea. Pode-se afirmar que houve:

A) Hematoma;

B) Bossa sanguínea;

C) Ferida contusa;

D) Equimose;

E) Escoriação.


COMENTÁRIOS:

Hematoma. Toma a coleção de sangue - caivdade!

O maior extravasamento de sangue de um vaso bastante calibroso e a sua não difusão nas malhas dos tecidos moles dão, em consequência, um hematoma. Formam-se, no interior dos tecidos, verdadeiras cavidades, onde surge uma coleção sanguínea. Pela palpação da região afetada, percebe-se a sensação de flutuação. O hematoma, em geral, faz relevo na pele, tem delimitação mais ou menos nítida e é de absorção mais demorada que a equimose. Pode também ser profundo e encontrado nas cavidades ou dentro dos órgãos, e, por isso, é chamado de hematoma intraparenquimatoso.


Bossa sanguínea. Diferencia-se do hematoma por apresentar-se sempre sobre um plano ósseo e pela sua saliência na superfície cutânea. É muito comum nos traumatismos do couro cabeludo e é vulgarmente conhecida por “galo”.


Ferida contusa. Trata-se de lesões abertas cuja ação contundente foi capaz de vencer a resistência e a elasticidade dos planos moles. São produzidas por compressão, pressão, percussão, arrastamento, explosão e tração.


Equimose. Trata-se de lesões que se traduzem por infiltração hemorrágica nas malhas dos tecidos. Para que ela se verifique, é necessária a presença de um plano mais resistente abaixo da região traumatizada e de ruptura capilar, permitindo, assim, o extravasamento sanguíneo. Em geral, são superficiais, mas podem surgir nas massas musculares, nas vísceras e no periósteo.

Thoinot dizia que a equimose era uma prova irrefutável de reação vital.


Escoriação. Tem quase sempre como origem a ação tangencial dos meios contundentes. Pode ser encontrada isolada ou associada a outras modalidades de lesões contusas mais graves. Define-se, de forma mais simples, como o arrancamento da epiderme e o desnudamento da derme, de onde fluem serosidade e sangue. Simonin chamou-a de erosão epidérmica e Dalla Volta de abrasão.

Compartilhe esse conteúdo!
https://olhonavaga.com.br/flashcards/cartao?id=169193





3.855.582

354.336

15.754

947.477

19.457

42.882
Termos de Uso e Política de Privacidade