Cartão Flashcard • #177491 • Morfologia - Pronomes | olhonavaga






Morfologia - Pronomes  |  Português



O pensamento vê o mundo melhor que os olhos

 

Na obra O olho de vidro do meu avô, do mineiro Bartolomeu Campos de Queirós, está escrito: “O pensamento vê o mundo melhor que os olhos. O pensamento atravessa as cascas e alcança o miolo das coisas. Os olhos só acariciam as superfícies. Quem toca o bem dentro de nós é a imaginação”. Essa linda passagem traz diversas reflexões interessantes. Acredito que para as pessoas mais idosas talvez traga até certo saudosismo do tempo em que não existia televisão…

 

Antigamente, as novelas eram transmitidas por rádio e suas histórias se desenrolavam tais quais as novelas atuais, com essa preciosa diferença na qual todas as cenas eram imaginadas pelos ouvintes. Por exemplo, a personagem Teresa, que se casaria com o Marcos, era imaginada de um jeito diferente por cada pessoa, e isso fazia com que existisse uma forma muito peculiar e criativa de se acompanhar uma novela. Não estou querendo dizer que era melhor ou pior do que hoje, apenas que era diferente! E o Bartolomeu está tratando dessa diferença.

 

Após ler esse livro, fiz o exercício de me reportar ao meu dia a dia. Não sou tão aficionado por assistir a filmes ou ir ao cinema. As séries do Netflix acompanho uma ou outra. O que cada dia tem me encantado mais são os podcasts. Quando estou ouvindo um podcast, minha mente consegue “ver” de uma forma bem mais criativa o que está sendo tratado do que se estivesse vendo as mesmas coisas em vídeo. Sem contar a vantagem de poder ouvir enquanto estou fazendo atividades mais mecânicas, que não me exigem raciocínio focado.

 

Gosto de lembrar a abordagem da Programação Neurolinguística sobre as três formas de se comunicar: visual, auditiva e cinestésica. Todos nós nos comunicamos das três formas, porém, uma delas costuma prevalecer em relação às outras. Eu sou bem mais auditivo do que visual e cinestésico, e isso se reflete até na forma de falar. Em conversas com amigos, por exemplo, eu me valho com frequência do verbo “explicar”, pedindo educadamente: “explica melhor isso pra mim”, ou então: “deixa que eu vou explicar pra você qual é a ideia”. Já em relação a uma pessoa que é cinestéstica, é eficiente se dirigir a ela dizendo: “Eu sinto que tal coisa aconteceu comigo…”, “Eu sinto que aquilo precisa mudar”. Pode ter certeza que ela vai ouvir você com toda a atenção.

 

A passagem do livro do Bartolomeu da qual mais gostei está na frase “Os olhos só acariciam as superfícies”. Isso é muito verdadeiro. Podemos levar até para o nível dos relacionamentos amorosos essa reflexão. Você pode namorar a mulher mais linda ou o homem mais lindo. A beleza estética fica apenas na superfície, sem contar que ela é extremamente passageira. Todos nós envelhecemos e, se não cuidarmos bem da nossa casa interior tão bem quanto buscamos cuidar da casca, que é o corpo físico, corremos um sério risco de transformar a vida em algo banal, superficial. Costumo dizer que um dos bons testes para saber se existe boa intimidade entre um casal é verificar como eles lidam com o silêncio. Quando não precisam falar uma palavra sequer e são compreendidos e bem acolhidos um pelo outro, isso é absolutamente mais íntimo do que uma transa! Tem até os que chamam essa bonita conexão de telepatia. Será? Veja só a semelhança com as palavras do Bartolomeu: “O pensamento vê o mundo melhor que os olhos”. Ele está falando até de Física Quântica! Que tal exercitarmos mais ver o mundo pelo pensamento e um pouco menos pelos olhos? Garanto a você que esse exercício lhe dará um olhar mais criativo para os diversos pilares da vida.

 

Texto especialmente adaptado para esta prova.

Disponível em: https://www.contioutra.com/o-pensamento-ve-o-mundo-melhor-que-os-olhos/.

 

O termo “auditivo” é classificado como adjetivo erudito que se refere à “audição”. De outra parte, o adjetivo erudito relativo à palavra “velho” é:


  • A
  • Ígneo.

  • B
  • Vulpino.

  • C
  • Lupino.

  • D
  • Senil.

  • E
  • Pueril.

  • D
  • Senil.
Compartilhe esse conteúdo!
https://olhonavaga.com.br/flashcards/cartao?id=177491







2.402.332

173.560

11.663

954.551

18.542

24.516
Termos de Uso e Política de Privacidade

Creative Commons License