Cartão Flashcard • #177499 • Classes de Palavras: Subst / Adj /numeral / Artigo /pronome / Verbo / Adv. /prep /conju /interj. | olhonavaga






Classes de Palavras: Subst / Adj /numeral / Artigo /pronome / Verbo / Adv. /prep /conju /interj.



A escola era na Rua do Costa, um sobradinho de grade de pau. O ano era de 1840. Naquele dia — uma segunda-feira, do mês de maio — deixei-me estar alguns instantes na Rua da Princesa a ver onde iria brincar a manhã. Hesitava entre o morro de S. Diogo e o Campo de Sant’Ana, que não era então esse parque atual, construção de gentleman, mas um espaço rústico, mais ou menos infinito, alastrado de lavadeiras, capim e burros soltos. Morro ou campo? Tal era o problema. De repente disse comigo que o melhor era a escola. E guiei para a escola. Aqui vai a razão.

 

Na semana anterior tinha feito dois suetos*, e, descoberto o caso, recebi o pagamento das mãos de meu pai, que me deu uma sova de vara de marmeleiro. As sovas de meu pai doíam por muito tempo. Era um velho empregado do Arsenal de Guerra, ríspido e intolerante. Sonhava para mim uma grande posição comercial, e tinha ânsia de me ver com os elementos mercantis, ler, escrever e contar, para me meter de caixeiro. Citava-me nomes de capitalistas que tinham começado ao balcão. Ora, foi a lembrança do último castigo que me levou naquela manhã para o colégio. Não era um menino de virtudes.


Subi a escada com cautela, para não ser ouvido do mestre, e cheguei a tempo; ele entrou na sala três ou quatro minutos depois. Entrou com o andar manso do costume, em chinelas de cordovão, com a jaqueta de brim lavada e desbotada, calça branca e tesa e grande colarinho caído. Chamava-se Policarpo e tinha perto de cinquenta anos ou mais. Uma vez sentado, extraiu da jaqueta a caixa de rapé e o lenço vermelho, pô-los na gaveta; depois relanceou os olhos pela sala. Os meninos, que se conservaram de pé durante a entrada dele, tornaram a sentar-se. Tudo estava em ordem; começaram os trabalhos.


*sueto = feriado escolar

 

Machado de Assis. Obra completa. Rio de

Janeiro: Nova Aguilar, v. II, 1994 (com adaptações).

 

Com referência às ideias do texto acima, bem como aos seus aspectos estruturais e gramaticais, julgue o item a seguir.

 

A interjeição “Ora” poderia ser substituída, sem provocar alterações sintático-semânticas no texto, pela conjunção Portanto.

  • C
  • Certo
  • E
  • Errado

Você selecionou: Certo, alternativa incorreta, a correta é: Errado... Você errou! Gabarito: Errado.

Compartilhe esse conteúdo!
https://olhonavaga.com.br/flashcards/cartao?id=177499







2.436.784

177.343

11.718

961.212

18.653

24.860
Termos de Uso e Política de Privacidade