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Redação e Reescritura de Texto
2010
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Fui sentar-me numa prensa de farinha que havia no fundo do nosso quintal. Tentei chorar, mas não tinha vontade de chorar. Esperava espantado, imaginando a vida que ia suportar sozinho neste mundo. Sentia frio e pena de mim mesmo. A casa era dos outros, o defunto era dos outros. E eu estava ali como um bichinho abandonado, encolhido na prensa que apodrecia. Ouvia o barulho de um descaroçador de algodão, próximo, no Cavalo-Morto. E via o corredor da nossa casa, por onde passavam a batina de padre Inácio, a farda de cabo José da Luz, o vestido vermelho de Rosenda e o capote do velho Acrísio.
(Fonte: Angústia, de Graciliano Ramos. Editora Record, 2004)
O parágrafo acima serve como exemplo de uma sequência de frases que combinam aspectos pertinentes na construção do texto literário. O personagem-narrador descreve as poucas ações da cena e faz reflexões sobre sua vida. Os tempos verbais no pretérito contribuem para essa caracterização, que mudaria se o escritor optasse por empregar verbos no presente.
Na hipótese de reescrever o trecho substituindo-se os verbos do pretérito por verbos no presente, o resultado textual seria o seguinte:
A)
Vou sentar-me numa prensa de farinha que há no fundo do nosso quintal. Tento chorar, mas não tenho vontade de chorar. Espero espantado, imaginando a vida que vou suportar sozinho neste mundo. Sinto frio e pena de mim mesmo. A casa é dos outros, o defunto é dos outros. E eu estou ali como um bichinho abandonado, encolhido na prensa que apodrece. Ouço o barulho de um descaroçador de algodão, próximo, no Cavalo-Morto. E vejo o corredor da nossa casa, por onde passam a batina de padre Inácio, a farda de cabo José da Luz, o vestido vermelho de Rosenda e o capote do velho Acrísio.
B)
Sento-me numa prensa de farinha que há no fundo do nosso quintal. Tento chorar, mas não sinto vontade de chorar. Espero espantado, imaginando a vida que suportaria sozinho neste mundo. Sinto frio e pena de mim mesmo. A casa é dos outros, o defunto é dos outros. E eu fico ali como um bichinho abandonado, encolhido na prensa que apodreceu. Ouço o barulho de um descaroçador de algodão, próximo, no Cavalo-Morto. E vi o corredor da nossa casa, por onde passa a batina de padre Inácio, a farda de cabo José da Luz, o vestido vermelho de Rosenda e o capote do velho Acrísio.
C)
Vai sentar-se numa prensa de farinha que há no fundo do nosso quintal. Tenta chorar, mas não tem vontade de chorar. Espera espantado, imaginando a vida que vai suportar sozinho neste mundo. Sente frio e pena de si mesmo. A casa é dos outros, o defunto é dos outros. E ele está ali como um bichinho abandonado, encolhido na prensa que apodrece. Ouve o barulho de um descaroçador de algodão, próximo, no Cavalo-Morto. E vê o corredor da nossa casa, por onde passam a batina de padre Inácio, a farda de cabo José da Luz, o vestido vermelho de Rosenda e o capote do velho Acrísio.
D)
Sentando-me numa prensa de farinha que há no fundo do nosso quintal, tento chorar, mas não sinto vontade de chorar. Espero espantado, imagino a vida que suportarei sozinho neste mundo. Sinto frio e pena de mim mesmo. A casa dos outros, o defunto dos outros. E eu ali como um bichinho abandonado, encolhido na prensa que está apodrecendo. O barulho de um descaroçador de algodão, próximo, no Cavalo-Morto. E vejo o corredor daquela casa, por onde vai estar passando a batina de padre Inácio, a farda de cabo José da Luz, o vestido vermelho de Rosenda e o capote do velho Acrísio.
E)
Sentado numa prensa de farinha no fundo do nosso quintal, chorando, mas sem vontade de chorar. Espantado, imaginando a vida a suportar, sozinho naquele mundo, sentindo frio e pena de mim mesmo. A casa dos outros, o defunto dos outros. E eu ali como um bichinho abandonado, encolhido na prensa apodrecendo. O barulho de um descaroçador de algodão, próximo, no Cavalo-Morto. O corredor da nossa casa, passando a batina de padre Inácio, a farda de cabo José da Luz, o vestido vermelho de Rosenda e o capote do velho Acrísio.
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Eles furtavam, brigavam nas ruas, xingavam nomes, derrubavam negrinhas no areal, por vezes feriam com navalhas ou punhal homens e polícias. Mas, no entanto, eram bons, uns eram amigos dos outros. Se faziam tudo aquilo é que não tinham casa, nem pai, nem mãe, a vida deles era uma vida sem ter comida certa e dormindo num casarão quase sem teto. Se não fizessem tudo aquilo, morreriam de fome porque eram raras as casas que davam de comer a um, de vestir a outro. E nem toda a cidade poderia dar a todos. Pirulito pensou que todos estavam condenados ao inferno.
(Fonte: Capitães da Areia, de Jorge Amado. Editora Record, 1995)
Qual das afirmações seguintes descreve corretamente os aspectos gramaticais de uma das passagens do trecho de Jorge Amado?
A)
O uso do pronome SE no início da terceira frase é uma marca de oralidade tipicamente brasileira.
B)
A expressão É QUE usada na terceira frase é expletiva e pode ser retirada do período sem prejuízo de sentido.
C)
A primeira frase do parágrafo gera ambiguidade pela falta da conjunção E ao final da enumeração verbal.
D)
A penúltima frase do parágrafo repete a ideia de totalidade como argumento afirmativo da caridade das pessoas.
E)
A combinação de MAS e NO ENTANTO tem valor expressivo de reforço da ideia adversativa.
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De tudo ao meu amor serei atento
Antes e com tal zelo e sempre e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
(Fonte: Poesia Completa, de Vinícius de Moraes. Editora J. Aguilar, 2005)
É comum na poesia moderna a omissão dos sinais de pontuação ao final de cada verso. Os versos de Vinícius de Moraes contêm apenas o ponto final, mas poderiam receber algumas vírgulas caso fossem escritos, por exemplo, como frase de um texto em prosa.
Assinale a alternativa que reescreve o texto empregando corretamente as vírgulas.
A)
De tudo ao meu amor serei atento, antes e com tal zelo e sempre e tanto que, mesmo em face do maior encanto, dele se encante mais meu pensamento.
B)
De tudo ao meu amor serei atento, antes e com tal zelo e sempre e tanto, que mesmo em face do maior encanto, dele se encante mais meu pensamento.
C)
De tudo ao meu amor serei atento, antes, e com tal zelo e sempre e tanto, que, mesmo em face do maior encanto dele se encante mais meu pensamento.
D)
De tudo ao meu amor serei atento, antes e com tal zelo e sempre e tanto que mesmo, em face do maior encanto dele, se encante mais meu pensamento.
E)
De tudo, ao meu amor serei atento antes, e com tal zelo, e sempre e tanto, que, mesmo em face do maior encanto dele se encante mais meu pensamento.
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Funções da Linguagem (apelativa, Emotiva, Fática, Metalinguística, Poética, Referencial)
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Analista Técnico - Logística
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É comum a sensação de que o estudo dos verbos não dá conta de tudo aquilo de que precisamos para a expressão exata das ações em seus modos e configurações particulares. O Português não tem uma flexão própria para indicar o aspecto, possível razão de a gramática tradicional não propor o seu estudo sistemático, mas é fato que, mesmo de maneira intuitiva, todos fazemos uso dessa categoria. O aspecto indica a duração de um processo verbal ou o modo da ação, que em português, expressa-se geralmente por meio de construções perifrásticas (ou locuções verbais), mas está presente também em alguns morfemas verbais, sufixos e prefixos.
(Fonte: Thais Nicoleti de Camargo. Folha de S.Paulo, 13/12/2001)
Por exemplo, as frases “Ele tornou a dizer isso”, “Ele pretendia dizer isso” e “Ele começou a dizer isso” mostram o uso de verbos auxiliares para representar, respectivamente, os seguintes valores aspectuais:
A)
conativo, cessativo e perfectivo.
B)
iterativo, desiderativo e incoativo.
C)
habitual, durativo e progressivo.
D)
imperfectivo, pontual e comunicativo.
E)
cooperativo, optativo e imperativo.
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Sintaxe
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Crase
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Regência
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Analista Técnico - Logística
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___ vezes ele faz ___ vezes de vítima, o que irrita ____ todos que assistimos ____ cenas deploráveis que ele protagoniza.
O emprego do acento indicativo da crase deve ser usado em quantas das lacunas da frase acima?
A)
em nenhuma delas.
B)
em três delas.
C)
em duas delas.
D)
em todas elas.
E)
em apenas uma delas.
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