MENU
Instalar nosso app
Estudos
Flashcards
novo
Planos de Estudos
Questões
Simulados
Concursos
Rankings Pós-Prova
Concursos Passados
Ordenar Resultados
Informações
Organizadoras
Órgãos
Cargos
Disciplinas
Estatísticas
Nosso Desempenho
Estatísticas das Organizadoras
Estatísticas de Cursos
Planos e preços
Ajuda
Modo Escuro
Ativar notificações
Questões de concursos
Resolva quantas desejar, é ilimitado!
Filtros Inteligentes
A lista de dados de cada filtro é atualizada de acordo com os filtros previamente inseridos.
Somente são apresentados na lista de cada um, dados existentes na combinação de filtros já escolhida.
Concursos
OAB
ENEM
Vestibular
Incluir
Excluir
Somente anuladas
Excluir anuladas
Somente desatualizadas
Excluir desatualizadas
Com anotações
Sem anotações
Respondidas
Não respondidas
Acertadas
Erradas
Limpar
Filtrar
Meus filtros
Meus cadernos
Minhas estatísticas
40 questões
F
P
1
2
3
4
5
6
7
8
N
E
Rows Per Page
5
15
30
#993123
|
1
•
Português
•
Interpretação de Textos
|
Denotação e Conotação
2019
•
IF-MA
•
IF-MA
•
Nível Médio
•
Prova:
74379
Download PDF:
Prova
•
Edital
Exibir texto associado
TEXTO 01
Aves de Bom jardim
No mês de junho (melhor mês do ano), no interior do maranhão, homens e crianças compartilham o mesmo sonho de poder voar pelos céus, cortando os ares como um pássaro. Esse sonho é reduzido em uma brincadeira que deixa o céu de minha cidade colorido como um arco-íris.
Pássaros de todas as cores e tamanhos sendo controlados pela meninada. Aves que voam sobre as casas acabam acidentadas em fios de energia, que por acidente acabam enfeitando todas as ruas. São tantos! Todos bem enfeitados com fitas, sedas e sacolas, conduzidos pelos seus criadores que entram em uma bela disputa onde o mais afiado corta outro e é capturado pelo oponente. São poucos que conseguem permanecer uma hora no ar, restando os melhores pássaros que desfilam vitoriosos sobre a cidade.
E quando, de repente, aparece um bando de crianças correndo, sem parar, de cara para cima e suas mães gritando: - Volta aqui, meninoooo! Não fique preocupado! É apenas mais uma ave sem rumo, guiada pelo vento que perdeu uma batalha.
Realmente não há brincadeira melhor do que empinar uma pipa com seu melhor amigo e sair correndo por aí, nos céus de Bom Jardim.
(Autor: Rivaldo dos Santos da Silva, aluno do Curso de Logística, IFMA Campus Santa Inês. Texto produzido para Olimpíada de Língua Portuguesa, 2016, em versão integral).
Na construção global do sentido do TEXTO 01 há o predomínio da linguagem conotativa, conforme identificado nos enunciados abaixo,
EXCETO
em:
A)
[...] homens e crianças compartilham o mesmo sonho de poder voar pelos céus [...].
B)
[...] não há brincadeira melhor do que empinar uma pipa com seu melhor amigo [...].
C)
Pássaros de todas as cores e tamanhos sendo controlados pela meninada.
D)
[...] restando os melhores pássaros que desfilam vitoriosos sobre a cidade.
E)
É apenas mais uma ave sem rumo, guiada pelo vento [...]
NECESSÁRIO SELECIONAR UMA RESPOSTA
MUITO BOM! RESPOSTA CORRETA!
RESPOSTA ERRADA :(
Verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#993124
|
2
•
Português
•
Interpretação de Textos
|
Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto
|
Variação Linguística
2019
•
IF-MA
•
IF-MA
•
Nível Médio
•
Prova:
74379
Download PDF:
Prova
•
Edital
Exibir texto associado
TEXTO 01
Aves de Bom jardim
No mês de junho (melhor mês do ano), no interior do maranhão, homens e crianças compartilham o mesmo sonho de poder voar pelos céus, cortando os ares como um pássaro. Esse sonho é reduzido em uma brincadeira que deixa o céu de minha cidade colorido como um arco-íris.
Pássaros de todas as cores e tamanhos sendo controlados pela meninada. Aves que voam sobre as casas acabam acidentadas em fios de energia, que por acidente acabam enfeitando todas as ruas. São tantos! Todos bem enfeitados com fitas, sedas e sacolas, conduzidos pelos seus criadores que entram em uma bela disputa onde o mais afiado corta outro e é capturado pelo oponente. São poucos que conseguem permanecer uma hora no ar, restando os melhores pássaros que desfilam vitoriosos sobre a cidade.
E quando, de repente, aparece um bando de crianças correndo, sem parar, de cara para cima e suas mães gritando: - Volta aqui, meninoooo! Não fique preocupado! É apenas mais uma ave sem rumo, guiada pelo vento que perdeu uma batalha.
Realmente não há brincadeira melhor do que empinar uma pipa com seu melhor amigo e sair correndo por aí, nos céus de Bom Jardim.
(Autor: Rivaldo dos Santos da Silva, aluno do Curso de Logística, IFMA Campus Santa Inês. Texto produzido para Olimpíada de Língua Portuguesa, 2016, em versão integral).
Sob o ponto de vista do registro linguístico, qual razão justifica o uso de linguagem coloquial no TEXTO:
A)
O teor regionalista da narrativa, que representa a vivência local da personagem.
B)
O caráter de narrativa breve, com foco na primeira pessoa do discurso.
C)
A natureza figurativa da Fábula, como descrito no enunciado “pássaros de todas as cores”.
D)
O estilo poético, presente desde o título “Aves de Bom Jardim”.
E)
A finalidade comunicativa do texto: produção para uma Olimpíada de Língua Portuguesa.
NECESSÁRIO SELECIONAR UMA RESPOSTA
MUITO BOM! RESPOSTA CORRETA!
RESPOSTA ERRADA :(
Verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#993125
|
3
•
Português
•
Morfologia Verbal
|
Flexão Verbal de Tempo (presente, Pretérito e Futuro)
|
Flexão Verbal de Modo (indicativo, Subjuntivo e Imperativo)
2019
•
IF-MA
•
IF-MA
•
Nível Médio
•
Prova:
74379
Download PDF:
Prova
•
Edital
Exibir texto associado
TEXTO 01
Aves de Bom jardim
No mês de junho (melhor mês do ano), no interior do maranhão, homens e crianças compartilham o mesmo sonho de poder voar pelos céus, cortando os ares como um pássaro. Esse sonho é reduzido em uma brincadeira que deixa o céu de minha cidade colorido como um arco-íris.
Pássaros de todas as cores e tamanhos sendo controlados pela meninada. Aves que voam sobre as casas acabam acidentadas em fios de energia, que por acidente acabam enfeitando todas as ruas. São tantos! Todos bem enfeitados com fitas, sedas e sacolas, conduzidos pelos seus criadores que entram em uma bela disputa onde o mais afiado corta outro e é capturado pelo oponente. São poucos que conseguem permanecer uma hora no ar, restando os melhores pássaros que desfilam vitoriosos sobre a cidade.
E quando, de repente, aparece um bando de crianças correndo, sem parar, de cara para cima e suas mães gritando: - Volta aqui, meninoooo! Não fique preocupado! É apenas mais uma ave sem rumo, guiada pelo vento que perdeu uma batalha.
Realmente não há brincadeira melhor do que empinar uma pipa com seu melhor amigo e sair correndo por aí, nos céus de Bom Jardim.
(Autor: Rivaldo dos Santos da Silva, aluno do Curso de Logística, IFMA Campus Santa Inês. Texto produzido para Olimpíada de Língua Portuguesa, 2016, em versão integral).
As formas verbais em destaque: “Aves que
voam
sobre as casas [...]”; “
Volta
aqui, meninoooo!” podem ser classificadas, respectivamente, como
A)
pretérito perfeito do indicativo e presente do subjuntivo.
B)
pretérito imperfeito do indicativo e presente do indicativo.
C)
presente do subjuntivo e imperativo.
D)
presente do indicativo e imperativo.
E)
presente do indicativo e presente do subjuntivo.
NECESSÁRIO SELECIONAR UMA RESPOSTA
MUITO BOM! RESPOSTA CORRETA!
RESPOSTA ERRADA :(
Verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#993126
|
4
•
Português
•
Interpretação de Textos
|
Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto
2019
•
IF-MA
•
IF-MA
•
Nível Médio
•
Prova:
74379
Download PDF:
Prova
•
Edital
Exibir texto associado
É possível observar, nos dois fragmentos de texto a seguir, uma relação de intertextualidade. Leia-os e responda ao que se pede na questão.
I. Quando nasci, um anjo torto
Desses que vivem na sombra
Disse: Vai Carlos! Ser “gauche” na vida.
[...]
(ANDRADE, Carlos Drummond de. Alguma Poesia. Rio de Janeiro: Aguilar, 1964).
II. Quando nasci um anjo esbelto
Desses que tocam trombeta, anunciou:
Vai carregar bandeira.
Carga muito pesada pra mulher
Esta espécie ainda envergonhada.
[...]
(PRADO, Adélia. Bagagem. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986).
*gauche: palavra de origem francesa que significa “esquerdo”.
Sobre a relação de sentido entre os textos,
infere-se
que
A)
no primeiro fragmento, o eu lírico se sente orgulhoso por ser homem; no segundo, o eu lírico se sente envergonhado por ser mulher.
B)
o segundo fragmento nega o primeiro, criticando o eu lírico masculino por não carregar bandeira.
C)
no primeiro fragmento, o eu lírico anuncia o nascimento de um anjo torto; no segundo, o eu lírico anuncia o nascimento de um anjo esbelto.
D)
o segundo fragmento não faz alusão ao primeiro, substituindo um anjo torto por um anjo esbelto.
E)
o segundo fragmento faz alusão ao primeiro, modificando o gênero do eu lírico.
NECESSÁRIO SELECIONAR UMA RESPOSTA
MUITO BOM! RESPOSTA CORRETA!
RESPOSTA ERRADA :(
Verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#993127
|
5
•
Português
•
Interpretação de Textos
|
Coesão e Coerência
2019
•
IF-MA
•
IF-MA
•
Nível Médio
•
Prova:
74379
Download PDF:
Prova
•
Edital
Exibir texto associado
É possível observar, nos dois fragmentos de texto a seguir, uma relação de intertextualidade. Leia-os e responda ao que se pede na questão.
I. Quando nasci, um anjo torto
Desses que vivem na sombra
Disse: Vai Carlos! Ser “gauche” na vida.
[...]
(ANDRADE, Carlos Drummond de. Alguma Poesia. Rio de Janeiro: Aguilar, 1964).
II. Quando nasci um anjo esbelto
Desses que tocam trombeta, anunciou:
Vai carregar bandeira.
Carga muito pesada pra mulher
Esta espécie ainda envergonhada.
[...]
(PRADO, Adélia. Bagagem. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986).
*gauche: palavra de origem francesa que significa “esquerdo”.
Em qual das alternativas abaixo, o elemento de coesão contribui para a coerência textual?
A)
No fragmento I, o uso dos dois pontos, depois de “disse”, retoma a fala do eu lírico.
B)
No fragmento I, o pronome demonstrativo “esses” (na forma desses) retoma o substantivo anjo.
C)
No fragmento II, o pronome demonstrativo “esses” (na forma desses) não retoma o substantivo anjo.
D)
No fragmento II, o pronome demonstrativo “esta” retoma o substantivo carga.
E)
Tanto “disse” no fragmento I quanto “anunciou” no fragmento II referem-se ao discurso do mesmo anjo.
NECESSÁRIO SELECIONAR UMA RESPOSTA
MUITO BOM! RESPOSTA CORRETA!
RESPOSTA ERRADA :(
Verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
40 questões
F
P
1
2
3
4
5
6
7
8
N
E
Rows Per Page
5
15
30
Compartilhe esse conteúdo!
https://olhonavaga.com.br/questoes/questoes?tc=1&pr=74379
Minhas anotações para a questão #
Apagar
Data
Anotação
Nenhuma anotação inserida
Nova anotação:
Salvar
Suas respostas para a questão #
Data
Alternativa
Acertou?
Nenhuma anotação inserida
Meus filtros
Salvar novo filtro com as configurações atuais:
Salvar
Carregar filtros salvos:
Apagar
Filtro
Nenhum filtro salvo
Inserir a questão # em um caderno
Novo caderno:
Salvar e inserir
Escolha um caderno para filtrar as questões
Apagar
Nome
Nenhum caderno foi criado
Solicitar alteração de dados na questão #
As respostas apresentadas nas questões estão de acordo com o gabarito divulgado pela banca examinadora.
Não cabe aqui julgar se a banca examinadora está correta ou não
, para isso
utilize os comentários
dessa questão.
Gabarito Errado
Cancelar
Enviar
Outro problema
Para julgamento da elaboração da questão ou das respostas, utilize a seção de comentários da questão
Detalhes das correções necessárias (erro referente ao cadastro da questão no site):
Cancelar
Enviar
Estudos
Flashcards
Planos de Estudos
Questões
Simulados
Concursos
Rankings Pós-Prova
Concursos Passados
Ordenar Resultados
Informações
Organizadoras
Órgãos
Cargos
Disciplinas
Estatísticas
Nosso Desempenho
Estatísticas das Organizadoras
Estatísticas de Cursos
Mais
Planos e preços
Sobre Nós
Ajuda
Siga
Estudantes
3.844.018
Flashcards
352.696
Planos de Estudos
15.729
Questões
947.477
Simulados
19.454
Rankings Pós-Prova
42.694
Termos de Uso e Política de Privacidade
© copyright - todos os direitos reservados | olhonavaga.com.br
Ative nossas notificações para receber atualizações sobre seus pagamentos, estatísticas das suas ferramentas de estudo e promoções!
Fique ligado em cada atualização!
Ativar
Como o seu navegador já bloqueou as notificações do nosso portal, você deverá acessar nosso site utilizando seu navegador, clicar no ícone de cadeado ao lado do nosso endereço URL e habilitar manualmente o envio de notificações.
Instale nosso APP para receber atualizações sobre seus pagamentos, estatísticas das suas ferramentas de estudo e promoções!
Fique ligado em cada atualização!
Instalar APP