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As intermitências da morte
(Fragmento)
A morte conhece tudo a nosso respeito, e talvez por isso seja triste. Se é certo que nunca sorri, é só porque lhe faltam os lábios, e esta lição anatômica nos diz que, ao contrário do que os vivos julgam, o sorriso não é uma questão de dentes. Há quem diga, com humor menos macabro que de mau gosto, que ela leva afivelada uma espécie de sorriso permanente, mas isso não é verdade, o que ela traz à vista é um esgar de sofrimento, porque a recordação do tempo em que tinha boca, e a boca língua, e a língua saliva, a persegue continuamente. Com um breve suspiro, puxou para si uma folha de papel e começou a escrever a primeira carta deste dia, Cara senhora, lamento comunicar-lhe que a sua vida terminará no prazo irrevogável e improrrogável de uma semana, desejo-lhe que aproveite o melhor que puder o tempo que lhe resta, sua atenta servidora, morte. Duzentas e noventa e oito folhas, duzentos e noventa e oito sobrescritos, duzentas e noventa e oito descargas na lista, não se poderá dizer que um trabalho destes seja de matar, mas a verdade é que a morte chegou ao fim exausta. Com o gesto da mão direita que já lhe conhecemos fez desaparecer as duzentas e noventa e oito cartas, depois, cruzando sobre a mesa os magros braços, deixou descair a cabeça sobre eles, não para dormir, porque morte não dorme, mas para descansar. Quando meia hora mais tarde, já refeita da fadiga, a levantou, a carta que havia sido devolvida à procedência e outra vez enviada, estava novamente ali, diante das suas órbitas atônitas.
Se a morte havia sonhado com a esperança de alguma surpresa que a viesse distrair dos aborrecimentos da rotina, estava servida. [...] Entre ir e vir, a carta não havia demorado mais que meia hora, provavelmente muito menos, dado que já se encontrava em cima da mesa quando a morte levantou a cabeça do duro amparo dos antebraços, isto é, do cúbito e do rádio, que para isso mesmo é que são entrelaçados. Uma força alheia, misteriosa, incompreensível, parecia opor-se à morte da pessoa, apesar de a data da sua defunção estar fixada, como para toda a gente, desde o próprio dia do nascimento. É impossível, disse a morte à gadanha silenciosa, ninguém no mundo ou fora dele teve alguma vez mais poder do que eu. eu sou a morte, o resto é nada.
SARAMAGO, José.
As intermitências da morte
. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. p. 139-40.
“A morte conhece tudo a nosso respeito, e talvez por ISSO seja triste."
O uso da forma destacada do demonstrativo, no contexto, se justifica porque:
A)
retoma elementos, que estão fora do texto, em situação de proximidade.
B)
faz referência a elementos contextuais, externos ao texto.
C)
é um elemento remissivo que faz referência anafórica a ideias já introduzidas no texto.
D)
consiste na repetição da mesma palavra na progressão narrativa.
E)
antecipa a ideia a ser apresentada posteriormente.
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As intermitências da morte
(Fragmento)
A morte conhece tudo a nosso respeito, e talvez por isso seja triste. Se é certo que nunca sorri, é só porque lhe faltam os lábios, e esta lição anatômica nos diz que, ao contrário do que os vivos julgam, o sorriso não é uma questão de dentes. Há quem diga, com humor menos macabro que de mau gosto, que ela leva afivelada uma espécie de sorriso permanente, mas isso não é verdade, o que ela traz à vista é um esgar de sofrimento, porque a recordação do tempo em que tinha boca, e a boca língua, e a língua saliva, a persegue continuamente. Com um breve suspiro, puxou para si uma folha de papel e começou a escrever a primeira carta deste dia, Cara senhora, lamento comunicar-lhe que a sua vida terminará no prazo irrevogável e improrrogável de uma semana, desejo-lhe que aproveite o melhor que puder o tempo que lhe resta, sua atenta servidora, morte. Duzentas e noventa e oito folhas, duzentos e noventa e oito sobrescritos, duzentas e noventa e oito descargas na lista, não se poderá dizer que um trabalho destes seja de matar, mas a verdade é que a morte chegou ao fim exausta. Com o gesto da mão direita que já lhe conhecemos fez desaparecer as duzentas e noventa e oito cartas, depois, cruzando sobre a mesa os magros braços, deixou descair a cabeça sobre eles, não para dormir, porque morte não dorme, mas para descansar. Quando meia hora mais tarde, já refeita da fadiga, a levantou, a carta que havia sido devolvida à procedência e outra vez enviada, estava novamente ali, diante das suas órbitas atônitas.
Se a morte havia sonhado com a esperança de alguma surpresa que a viesse distrair dos aborrecimentos da rotina, estava servida. [...] Entre ir e vir, a carta não havia demorado mais que meia hora, provavelmente muito menos, dado que já se encontrava em cima da mesa quando a morte levantou a cabeça do duro amparo dos antebraços, isto é, do cúbito e do rádio, que para isso mesmo é que são entrelaçados. Uma força alheia, misteriosa, incompreensível, parecia opor-se à morte da pessoa, apesar de a data da sua defunção estar fixada, como para toda a gente, desde o próprio dia do nascimento. É impossível, disse a morte à gadanha silenciosa, ninguém no mundo ou fora dele teve alguma vez mais poder do que eu. eu sou a morte, o resto é nada.
SARAMAGO, José.
As intermitências da morte
. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. p. 139-40.
Na evolução do texto, notam-se alguns problemas no emprego normativo da língua que podem interferir na compreensão segura do que se pretende comunicar. Um dos problemas encontrados é:
A)
uso ineficiente do sinal indicativo da crase.
B)
falta de concordância adequada.
C)
uso inadequado de minúscula e maiúscula.
D)
seleção de vocábulo inadequado.
E)
mau emprego das formas verbais.
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Um usuário do MS Excel 2010, em português, inseriu valores e fórmulas em células de uma planilha conforme visto a seguir:
Na célula F34 foi inserida a fórmula:
=MÁXIMO(E27:E30)-SOMA(E27;E29)
A execução dessa fórmula resultou em qual valor?
A)
- 25
B)
-1
C)
0
D)
1
E)
25
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Leia o texto a seguir, sobre metodologia do ensino de história.
“Jean-Jacques Rousseau foi um filósofo que participou do ideário iluminista, mas endereçou suas críticas ao projeto iluminista, rechaçando confiança excessiva na razão humana e oferecendo lugar de importância às emoções. Nascido em Genebra na Suíça foi um dos fundadores do romantismo. Na área da educação, o filósofo é autêntico e muito relevante para os interessados em conhecer uma fundamentação filosófica perspicaz na sua recolocação do lugar da criança. Os pesquisadores da área parecem concordar que as pesquisas de Rousseau são um marco na pedagogia moderna. Não é de estranhar que esse filósofo seja considerado um revolucionário, tanto por modificar o eixo da educação como por valorizar a infância em si mesma".
NOGUEIRA JR, Renato.
Aprendendo a ensinar: uma introdução aos fundamentos filosóficos da educação
, 2009.
De acordo com o exposto no texto e com os seus conhecimentos de metodologia de ensino, marque a única afirmativa correta.
A)
A filosofia de Rousseau não se identifica com o estudo da história, partindo-se do pressuposto de continuidade temporal que a história trabalha.
B)
De acordo com Rousseau, o ensino de história pode ser tomado como ponto de partida para uma formação tecnicista da criança.
C)
Rousseau dá importância capital à infância, recolocando a criança como protagonista no processo criativo.
D)
De acordo com Rousseau, o ensino de história dissocia-se do fator temporal, e deve levar em conta apenas a formação do cidadão em seu tempo atual.
E)
Rousseau entende que educar remete a impedir e a obstruir os caminhos que as instituições sociais imprimem ao ser humano.
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“[...] Anísio Teixeira é um dos principais responsáveis pela introdução de elementos no Brasil. [...] Anísio Teixeira endossa que educar é uma atividade política. E o filósofo brasileiro procura na sugestão e na produção de experiências a fonte para que valores e conhecimentos possam ser trabalhados com estudantes dentro de uma instituição de ensino. Cabe, portanto, ao educador contribuir para o aprimoramento da vida [...]"
NOGUEIRA JR, Renato.
Aprendendo a ensinar: uma introdução aos fundamentos filosóficos da educação
, 2009.
De acordo com o texto, o ensino de história:
A)
deve açambarcar-se de outras disciplinas e conhecimentos, para produzir sujeitos com domínios exclusivos de conhecimentos.
B)
produz conhecimentos e práticas sociais que produzam um ser humano socialmente desenvolvido e aprimorado para a vida.
C)
relaciona-se com outras disciplinas para produzir um ser humano tecnicista.
D)
como ciência de práticas sociais, pode engendrar domínios com outras disciplinas, mas os resultados serão conhecimentos superados para o seu tempo.
E)
quando combinado com outras disciplinas produzirá um sujeito com limitados domínios de conhecimentos.
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