MENU
Instalar nosso app
Estudos
Flashcards
novo
Planos de Estudos
Questões
Simulados
Concursos
Rankings Pós-Prova
Concursos Passados
Ordenar Resultados
Informações
Organizadoras
novo
Órgãos
novo
Cargos
novo
Disciplinas
novo
Estatísticas
Nosso Desempenho
Estatísticas das Organizadoras
Estatísticas de Cursos
Planos e preços
Ajuda
Modo Escuro
Ativar notificações
Questões de concursos
Resolva quantas desejar, é ilimitado!
Filtros Inteligentes
A lista de dados de cada filtro é atualizada de acordo com os filtros previamente inseridos.
Somente são apresentados na lista de cada um, dados existentes na combinação de filtros já escolhida.
Concursos
OAB
ENEM
Vestibular
Incluir
Excluir
Somente anuladas
Excluir anuladas
Somente desatualizadas
Excluir desatualizadas
Com anotações
Sem anotações
Respondidas
Não respondidas
Acertadas
Erradas
Limpar
Filtrar
Meus filtros
Meus cadernos
Minhas estatísticas
26 questões
F
P
1
2
3
4
5
6
N
E
Rows Per Page
5
15
30
#306279
|
1
•
Psicologia
2012
•
FUNIVERSA
•
IFB
•
Psicólogo
•
Prova:
10882
Download PDF:
Prova
•
Edital
As teorias contemporâneas sobre a aprendizagem humana apontam a preponderância do papel do sujeito nos processos de desenvolvimento psicológico, de ensino e de aprendizagem escolar. Entre as inúmeras contribuições da psicologia escolar aos contextos educacionais, está a promoção da reflexão crítica acerca das concepções teóricas de aprendizagem e desenvolvimento que fundamentam as práticas pedagógicas. Assinale a alternativa que exemplifica adequada atuação do psicólogo escolar com base nas teorias contemporâneas relacionadas a aprendizagem e desenvolvimento.
A)
Orientação ao professor para separar os estudantes por turmas considerando, apenas, seu amadurecimento biológico, pois eles só devem ser promovidos para uma série posterior quando apresentarem amadurecimento mental e neurológico comprovado por testes psicológicos.
B)
Aplicação de tratamento psicoterápico ao estudante com dificuldade de aprendizagem, pois as teorias modernas apontam que a aprendizagem é localizada nele e, se existe algum problema nessa aprendizagem, o estudante é o responsável e tem de ser tratado.
C)
Apresentação de palestras aos professores e especialistas educacionais evidenciando, principalmente à luz das teorias psicológicas de aprendizagem, que não adianta pensar em novas formas de ensinar quando o problema é no aprender.
D)
Criação de uma rotina cotidiana de entrevistas com as famílias dos estudantes com dificuldade de aprendizagem, para ensiná-las a usar metodologias e didáticas na ajuda ao estudante em todas as tarefas, fazendo a parte delas, pois o professor já fez a parte dele ao ensinar.
E)
Mediação, junto aos profissionais no cotidiano da escola, de processos que favoreçam a reflexão e a tomada de consciência acerca de papéis e responsabilidades, especialmente quanto às concepções de ensino, aprendizagem, desenvolvimento e avaliação expressas na dinâmica do trabalho pedagógico e que podem evidenciar o sucesso escolar.
NECESSÁRIO SELECIONAR UMA RESPOSTA
MUITO BOM! RESPOSTA CORRETA!
RESPOSTA ERRADA :(
Verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#306280
|
2
•
Psicologia
2012
•
FUNIVERSA
•
IFB
•
Psicólogo
•
Prova:
10882
Download PDF:
Prova
•
Edital
Em alguns sistemas de ensino do país, o processo de avaliação e de diagnóstico de crianças e jovens que apresentam alguma dificuldade escolar é uma das atribuições do psicólogo escolar. Nesses casos, o registro formal dessa avaliação, em forma de relatório ou parecer, sintetiza informações e indicações para que o estudante seja encaminhado e acompanhado em suas dificuldades pelos diversos programas e serviços do sistema de ensino. Considerando, com base na perspectiva crítica atual da atuação da psicologia escolar, que o conteúdo informativo do relatório do psicodiagnóstico orienta o atendimento educacional e pedagógico mais adequado para o estudante avaliado, assinale a alternativa que apresenta corretamente os aspectos mais importantes a serem relatados para que o psicodiagnóstico seja bem compreendido.
A)
Detalhamento da anamnese com foco em doenças pregressas, perdas, tombos, traumas e antecedentes familiares que irão comprovar a origem das causas das dificuldades atualmente apresentadas.
B)
Caracterização dos avanços e dos sucessos nos processos de desenvolvimento e de aprendizagem do estudante, indicando as potencialidades a serem desenvolvidas na sua aprendizagem formal.
C)
Minuciosa descrição dos resultados nos testes de avaliação psicomotora e psiquiátrica realizados, evidenciando as limitações do estudante como causa principal das falhas na aprendizagem.
D)
Histórico das disfunções e dos distúrbios psicológicos ocorridos durante a vida escolar pregressa do estudante para orientar a aplicação de programas compensatórios de habilidades disfuncionais e psicoterapia escolar mais adequada.
E)
Evidência da deficiência neurológica comprovada nos testes psicológicos e psiquiátricos aplicados para avaliar a etiologia do distúrbio e da disfunção da aprendizagem do estudante.
NECESSÁRIO SELECIONAR UMA RESPOSTA
MUITO BOM! RESPOSTA CORRETA!
RESPOSTA ERRADA :(
Verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#306281
|
3
•
Psicologia
2012
•
FUNIVERSA
•
IFB
•
Psicólogo
•
Prova:
10882
Download PDF:
Prova
•
Edital
Estudos contemporâneos vêm apontando a área da psicologia escolar como campo de produção de conhecimentos, de pesquisa e de intervenção, visando à construção de uma cultura de sucesso escolar. As estratégias de atuação institucional apresentam-se como prática emergente, e o psicólogo escolar, frequentemente, agrega suas contribuições aos grupos de profissionais que trabalham nos meios educacionais. Considerando esse contexto, a especificidade do conhecimento psicológico e a literatura atual sobre a atuação crítica da psicologia escolar, assinale a alternativa que apresenta ação(ões) do psicólogo escolar como membro de uma equipe multiprofissional.
A)
Mapeamento e análise dos diversificados aspecto sinstitucionais, de forma ampla, sistemática e contínua ao longo de todo o trabalho, visando à elaboração coletiva de estratégias e ações na direção do sucesso escolar.
B)
Planejamento e execução de didáticas de ensino adequadas aos processos de alfabetização precoce.
C)
Aplicação de terapias psicológicas coletivas, visando capacitar a equipe para o diagnóstico seguro das dificuldades de aprendizagem, para o adequado mapeamento das salas de aula e para o desenvolvimento de posturas imparciais nas entrevistas com as famílias dos estudantes.
D)
Elaboração e aplicação de avaliações e provas pautadas em temas preparatórios à inserção progressiva dos estudantes na sociedade competitiva e à elevação do desempenho nas provas governamentais.
E)
Ensino de técnicas terapêuticas aos membros da equipe, visando à multiplicação de bem-estar e ao relaxamento coletivo.
NECESSÁRIO SELECIONAR UMA RESPOSTA
MUITO BOM! RESPOSTA CORRETA!
RESPOSTA ERRADA :(
Verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#306282
|
4
•
Psicologia
2012
•
FUNIVERSA
•
IFB
•
Psicólogo
•
Prova:
10882
Download PDF:
Prova
•
Edital
Durante o processo de ensino e de aprendizagem, o lúdico contribui para a construção de várias funções no desenvolvimento psicológico da criança. Em relação ao papel do lúdico no desenvolvimento infantil, especialmente na educação infantil e no ensino fundamental, assinale a alternativa correta.
A)
Atividades lúdicas são desaconselháveis dentro da sala de aula, pois promovem a indisciplina e o descontrole da organização do trabalho pedagógico.
B)
São prejudiciais ao desenvolvimento mental da criança atividades que promovem fantasia e fuga da realidade durante as brincadeiras.
C)
Para estimular, condicionar e controlar processos psicológicos complexos, as atividades lúdicas adequadas são exclusivamente as que usam brinquedos pedagógicos.
D)
Atividades lúdicas devem fazer parte dos processos de ensino e de aprendizagem para favorecerem a mediação simbólica entre a realidade e o desenvolvimento da subjetividade da criança.
E)
As brincadeiras de imitação, por não interferirem nos desenvolvimentos afetivo, cognitivo e psicanalítico, são as mais importantes para a aprendizagem da criança, pois determinam como ela irá se adaptar aos limites do mundo e dos papéis sociais das suas relações parentais.
NECESSÁRIO SELECIONAR UMA RESPOSTA
MUITO BOM! RESPOSTA CORRETA!
RESPOSTA ERRADA :(
Verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#306283
|
5
•
Psicologia
2012
•
FUNIVERSA
•
IFB
•
Psicólogo
•
Prova:
10882
Download PDF:
Prova
•
Edital
Acerca de modalidades de intervenções grupais, assinale a alternativa correta.
A)
A estrutura de um campo grupal resulta da articulação entre elementos intra e intersubjetivos de seus componentes.
B)
Todas as intervenções grupais são classificadas, dentro do critério de finalidade, como grupos operativos.
C)
A atividade de um coordenador de grupo operativo é centralizada em intervenções interpretativas.
D)
Os grupos operativos jamais propiciam benefícios psicoterápicos, visto que este não é seu objetivo.
E)
Diferente da modalidade individual, o
setting
não é uma preocupação nas terapias grupais.
NECESSÁRIO SELECIONAR UMA RESPOSTA
MUITO BOM! RESPOSTA CORRETA!
RESPOSTA ERRADA :(
Verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
26 questões
F
P
1
2
3
4
5
6
N
E
Rows Per Page
5
15
30
Compartilhe esse conteúdo!
https://olhonavaga.com.br/questoes/questoes?tc=1&pr=10882
Minhas anotações para a questão #
Apagar
Data
Anotação
Nenhuma anotação inserida
Nova anotação:
Salvar
Suas respostas para a questão #
Data
Alternativa
Acertou?
Nenhuma anotação inserida
Meus filtros
Salvar novo filtro com as configurações atuais:
Salvar
Carregar filtros salvos:
Apagar
Filtro
Nenhum filtro salvo
Inserir a questão # em um caderno
Novo caderno:
Salvar e inserir
Escolha um caderno para filtrar as questões
Apagar
Nome
Nenhum caderno foi criado
Solicitar alteração de dados na questão #
As respostas apresentadas nas questões estão de acordo com o gabarito divulgado pela banca examinadora.
Não cabe aqui julgar se a banca examinadora está correta ou não
, para isso
utilize os comentários
dessa questão.
Gabarito Errado
Cancelar
Enviar
Outro problema
Para julgamento da elaboração da questão ou das respostas, utilize a seção de comentários da questão
Detalhes das correções necessárias (erro referente ao cadastro da questão no site):
Cancelar
Enviar
Estudos
Flashcards
Planos de Estudos
Questões
Simulados
Concursos
Rankings Pós-Prova
Concursos Passados
Ordenar Resultados
Informações
Organizadoras
Órgãos
Cargos
Disciplinas
Estatísticas
Nosso Desempenho
Estatísticas das Organizadoras
Estatísticas de Cursos
Mais
Planos e preços
Sobre Nós
Ajuda
Siga
Estudantes
3.817.882
Flashcards
347.703
Planos de Estudos
15.657
Questões
947.481
Simulados
19.449
Rankings Pós-Prova
42.155
Termos de Uso e Política de Privacidade
© copyright - todos os direitos reservados | olhonavaga.com.br
Ative nossas notificações para receber atualizações sobre seus pagamentos, estatísticas das suas ferramentas de estudo e promoções!
Fique ligado em cada atualização!
Ativar
Como o seu navegador já bloqueou as notificações do nosso portal, você deverá acessar nosso site utilizando seu navegador, clicar no ícone de cadeado ao lado do nosso endereço URL e habilitar manualmente o envio de notificações.
Instale nosso APP para receber atualizações sobre seus pagamentos, estatísticas das suas ferramentas de estudo e promoções!
Fique ligado em cada atualização!
Instalar APP