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Saiu da garagem, pagou
A Holanda vai cobrar tarifa por quilômetro rodado de todos os carros do país.
A intenção é diminuir os enormes congestionamentos de trânsito.
Holanda, um dos países com maior densidade populacional da Europa, é também um dos que mais sofrem com
congestionamentos de trânsito. Nos horários de pico, em Amsterdã e arredores, as lentidões chegam a se estender por
1000 quilômetros. Na tentativa de diminuir essa tortura diária infligida aos cidadãos, o ministério dos transportes
holandês anunciou que, a partir de 2012, passará a cobrar uma taxa por quilômetro rodado de todos os carros que
circulam no país. A tarifa básica será de 3 centavos de euro por quilômetro, com previsão de reajuste gradual até chegar a
6,7 centavos em 2017. Os valores serão maiores nas vias mais movimentadas e nos horários com volume de trânsito
maior. Carros híbridos e muito econômicos terão descontos. Como compensação pela nova taxa, os impostos sobre
veículos serão reduzidos. Até a cobrança entrar em vigor, todos os motoristas holandeses terão de equipar seus carros
com aparelhos de GPS, que enviarão as informações sobre sua movimentação a uma central responsável pela cobrança. A
falta do GPS acarretará multa.
Com a medida, o governo holandês espera reduzir pela metade os congestionamentos de trânsito até 2020. Outra
consequência será a diminuição das emissões de gases do efeito estufa. Esse benefício é especialmente bem-visto num
país com boa parte de seu território abaixo do nível do mar. Caso se concretize a previsão de elevação dos oceanos
devido ao derretimento das geleiras do Ártico, a Holanda seria uma das primeiras vítimas da inundação das zonas
costeiras.
(
Nathalia Butti/Veja - Edição 2146 / 6 de janeiro de 2010 / com adaptações)
Acerca das ideias do texto analise:
I. Infere-se do texto que o ministério dos transportes da Holanda, na tentativa de reduzir problemas de trânsito, anunciou medidas contrárias à opinião pública daquele país.
II. De acordo com o texto, as emissões de gases do efeito estufa têm ligação direta com o grande volume de carros em circulação.
III. Depreende-se do texto que, em um período de oito anos, a partir da aplicação da medida anunciada pelo governo holandês, os congestionamentos de trânsito estarão no início do processo de redução.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
A)
I
B)
I, III
C)
II, III
D)
II
E)
I, II
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A Holanda vai cobrar tarifa por quilômetro rodado de todos os carros do país.
A intenção é diminuir os enormes congestionamentos de trânsito.
Holanda, um dos países com maior densidade populacional da Europa, é também um dos que mais sofrem com
congestionamentos de trânsito. Nos horários de pico, em Amsterdã e arredores, as lentidões chegam a se estender por
1000 quilômetros. Na tentativa de diminuir essa tortura diária infligida aos cidadãos, o ministério dos transportes
holandês anunciou que, a partir de 2012, passará a cobrar uma taxa por quilômetro rodado de todos os carros que
circulam no país. A tarifa básica será de 3 centavos de euro por quilômetro, com previsão de reajuste gradual até chegar a
6,7 centavos em 2017. Os valores serão maiores nas vias mais movimentadas e nos horários com volume de trânsito
maior. Carros híbridos e muito econômicos terão descontos. Como compensação pela nova taxa, os impostos sobre
veículos serão reduzidos. Até a cobrança entrar em vigor, todos os motoristas holandeses terão de equipar seus carros
com aparelhos de GPS, que enviarão as informações sobre sua movimentação a uma central responsável pela cobrança. A
falta do GPS acarretará multa.
Com a medida, o governo holandês espera reduzir pela metade os congestionamentos de trânsito até 2020. Outra
consequência será a diminuição das emissões de gases do efeito estufa. Esse benefício é especialmente bem-visto num
país com boa parte de seu território abaixo do nível do mar. Caso se concretize a previsão de elevação dos oceanos
devido ao derretimento das geleiras do Ártico, a Holanda seria uma das primeiras vítimas da inundação das zonas
costeiras.
(
Nathalia Butti/Veja - Edição 2146 / 6 de janeiro de 2010 / com adaptações)
Acerca do trecho “...
tortura diária infligida aos cidadãos
,...”, mantém-se a coesão textual e o sentido original com a seguinte reescrita:
A)
Tortura diária infligida pelos cidadãos.
B)
Cidadania que inflige uma tortura diária.
C)
Tortura diária mantida pelos cidadãos.
D)
Imposição dos cidadãos diariamente.
E)
Tortura que inflige-se diariamente aos cidadãos.
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A Holanda vai cobrar tarifa por quilômetro rodado de todos os carros do país.
A intenção é diminuir os enormes congestionamentos de trânsito.
Holanda, um dos países com maior densidade populacional da Europa, é também um dos que mais sofrem com
congestionamentos de trânsito. Nos horários de pico, em Amsterdã e arredores, as lentidões chegam a se estender por
1000 quilômetros. Na tentativa de diminuir essa tortura diária infligida aos cidadãos, o ministério dos transportes
holandês anunciou que, a partir de 2012, passará a cobrar uma taxa por quilômetro rodado de todos os carros que
circulam no país. A tarifa básica será de 3 centavos de euro por quilômetro, com previsão de reajuste gradual até chegar a
6,7 centavos em 2017. Os valores serão maiores nas vias mais movimentadas e nos horários com volume de trânsito
maior. Carros híbridos e muito econômicos terão descontos. Como compensação pela nova taxa, os impostos sobre
veículos serão reduzidos. Até a cobrança entrar em vigor, todos os motoristas holandeses terão de equipar seus carros
com aparelhos de GPS, que enviarão as informações sobre sua movimentação a uma central responsável pela cobrança. A
falta do GPS acarretará multa.
Com a medida, o governo holandês espera reduzir pela metade os congestionamentos de trânsito até 2020. Outra
consequência será a diminuição das emissões de gases do efeito estufa. Esse benefício é especialmente bem-visto num
país com boa parte de seu território abaixo do nível do mar. Caso se concretize a previsão de elevação dos oceanos
devido ao derretimento das geleiras do Ártico, a Holanda seria uma das primeiras vítimas da inundação das zonas
costeiras.
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O segundo parágrafo do texto é iniciado por uma expressão que:
A)
Retoma o assunto explicitado anteriormente.
B)
Contradiz o assunto relatado anteriormente.
C)
Estabelece uma relação afetiva com o tema exposto no primeiro parágrafo.
D)
Expõe argumentos contrários aos fatos apresentados no primeiro parágrafo.
E)
Indica que o tema exposto no primeiro parágrafo será substituído por um novo tópico.
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consequência será a diminuição das emissões de gases do efeito estufa. Esse benefício é especialmente bem-visto num
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costeiras.
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No segundo parágrafo, a expressão “
espera reduzir
” indica que, com a medida anunciada quanto ao grande congestionamento de trânsito na Holanda, o governo:
A)
Está certo de que o reduzirá drasticamente.
B)
Mostra-se pessimista diante da situação atual, já que não fala em extinção do congestionamento, mas apenas em redução.
C)
Possui uma expectativa de considerável redução.
D)
Espera que haja uma grande melhora neste congestionamento.
E)
Mostra-se otimista diante da situação atual, não considerando a realidade atual.
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A Holanda vai cobrar tarifa por quilômetro rodado de todos os carros do país.
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congestionamentos de trânsito. Nos horários de pico, em Amsterdã e arredores, as lentidões chegam a se estender por
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Com a medida, o governo holandês espera reduzir pela metade os congestionamentos de trânsito até 2020. Outra
consequência será a diminuição das emissões de gases do efeito estufa. Esse benefício é especialmente bem-visto num
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devido ao derretimento das geleiras do Ártico, a Holanda seria uma das primeiras vítimas da inundação das zonas
costeiras.
(
Nathalia Butti/Veja - Edição 2146 / 6 de janeiro de 2010 / com adaptações)
Tendo em vista que cada texto é produzido em situações e contextos diferentes e que cada um deles cumpre uma finalidade específica, o texto “
Saiu da garagem, pagou” tem por objetivo:
A)
Relatar experiências vividas.
B)
Narrar uma história fictícia.
C)
Argumentar para persuadir o interlocutor sobre um ponto de vista.
D)
Relatar experiências vividas para persuadir o interlocutor.
E)
Informar o interlocutor sobre fatos da realidade.
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