Cartão Flashcard • #180671 • Português | olhonavaga






Português



Se prestarmos atenção à nossa volta, perceberemos que quase tudo que vemos existe em razão de atividades do trabalho humano. Os processos de produção dos objetos que nos cercam movimentam relações diversas entre os indivíduos, assim como a organização do trabalho alterou-se bastante entre diferentes sociedades e momentos da história. 


No trecho “Os processos de produção dos objetos que nos cercam movimentam relações diversas entre os indivíduos”, o sujeito da forma verbal “cercam” é “Os processos de produção dos objetos”. 


O sujeito sintático da oração adjetiva é o pronome relativo “que”:  


Os processos de produção dos objetos [que nos cercam] movimentam relações


A oração adjetiva é esta entre colchetes, o termo “Os processos de produção dos objetos” nem sequer faz parte da oração. Na verdade, é o sujeito da oração principal


Para saber a função do pronome relativo, basicamente o substituímos pelo termo que substitui e analisamos normalmente a oração adjetiva após a troca:  


[que nos cercam] 


[Os processos de produção dos objetos nos cercam] 


Como o termo SERIA (HIPÓTESE) o sujeito, sabemos que o “que” é o sujeito. Lembre, esse é um artifício de análise, o termo “Os processos de produção dos objetos” não faz parte de fato da oração adjetiva e não pode ser sujeito dela, o sujeito é o pronome!

Compartilhe esse conteúdo!
https://olhonavaga.com.br/flashcards/cartao?id=180671





3.858.717

354.755

15.762

947.477

19.459

42.884
Termos de Uso e Política de Privacidade