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#1524372
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prova:
99552
•
questão 1
prova
•
edital
Português
•
Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto
2022
•
Metrocapital Soluções
•
Prefeitura de Nova Odessa - SP
•
Fisioterapeuta
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CINEMA PARA TODOS
Na obra “A Invenção de Hugo Cabret”, é narrada a relação entre um dos pais do cinema, Georges Mélies, e um menino órfão, Hugo Cabret. A ficção, inspirada na realidade do começo do século XX, tem como um de seus pontos centrais o lazer proporcionado pelo cinema, que encanta o garoto. No contexto brasileiro atual, o acesso a essa forma de arte não é democratizado, o que prejudica a disponibilidade de formas de lazer à população. Esse problema advém da centralização das salas exibidoras em zonas metropolitanas e do alto custo das sessões para as classes de menor renda.
Primeiramente, o direito ao lazer está assegurado na Constituição de 1988, mas o cinema, como meio de garantir isso, não tem penetração em todo território brasileiro. O crescimento urbano no século XX atraiu as salas de cinema para as grandes cidades, centralizando progressivamente a exibição de filmes. Como indicativo desse processo, há menos salas hoje do que em 1975, de acordo com a Agência Nacional de Cinema (Ancine).
Ademais, o problema existe também em locais onde há salas de cinema, uma vez que o custo das sessões é inacessível às classes de renda baixa. Isso se deve ao fato de o mercado ser dominado por poucas empresas exibidoras. Conforme teorizou inicialmente o pensador inglês Adam Smith, o preço decorre da concorrência: a competitividade força a redução dos preços, enquanto os oligopólios favorecem seu aumento. Nesse sentido, a baixa concorrência dificulta o amplo acesso ao cinema no Brasil.
Portanto, a democratização do cinema depende da disseminação e do jogo de mercado. Para levar os filmes a zonas periféricas, as prefeituras dessas regiões devem promover a interiorização dos cinemas, por meio de investimentos no lazer e incentivos fiscais.
Além disso, visando reduzir o custo das sessões, cabe ao Ministério da Fazenda ampliar a concorrência entre as empresas exibidoras, o que pode ser feito pela regulamentação e fiscalização das relações entre elas, atraindo novas empresas para o Brasil. Isso impediria a formação de oligopólios, consequentemente aumentando a concorrência. (...)
Autor: GABRIEL MERLI. Adaptado
No primeiro parágrafo, o filme “A Invenção de Hugo Cabret” foi utilizado com o objetivo de
A
contextualizar o tema, apresentando o cinema como um lugar de lazer.
B
comparar o que é assegurado pela Constituição Federal com a situação atual do país.
C
abordar a falta de investimentos em relação à arte no país.
D
exemplificar a importância do cinema como promotor de cultura em uma comunidade.
E
explicar os fatores que geram exclusão de parte da sociedade do acesso à cultura.
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#1524377
•
prova:
99552
•
questão 2
prova
•
edital
Português
•
Crase
2022
•
Metrocapital Soluções
•
Prefeitura de Nova Odessa - SP
•
Fisioterapeuta
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CINEMA PARA TODOS
Na obra “A Invenção de Hugo Cabret”, é narrada a relação entre um dos pais do cinema, Georges Mélies, e um menino órfão, Hugo Cabret. A ficção, inspirada na realidade do começo do século XX, tem como um de seus pontos centrais o lazer proporcionado pelo cinema, que encanta o garoto. No contexto brasileiro atual, o acesso a essa forma de arte não é democratizado, o que prejudica a disponibilidade de formas de lazer à população. Esse problema advém da centralização das salas exibidoras em zonas metropolitanas e do alto custo das sessões para as classes de menor renda.
Primeiramente, o direito ao lazer está assegurado na Constituição de 1988, mas o cinema, como meio de garantir isso, não tem penetração em todo território brasileiro. O crescimento urbano no século XX atraiu as salas de cinema para as grandes cidades, centralizando progressivamente a exibição de filmes. Como indicativo desse processo, há menos salas hoje do que em 1975, de acordo com a Agência Nacional de Cinema (Ancine).
Ademais, o problema existe também em locais onde há salas de cinema, uma vez que o custo das sessões é inacessível às classes de renda baixa. Isso se deve ao fato de o mercado ser dominado por poucas empresas exibidoras. Conforme teorizou inicialmente o pensador inglês Adam Smith, o preço decorre da concorrência: a competitividade força a redução dos preços, enquanto os oligopólios favorecem seu aumento. Nesse sentido, a baixa concorrência dificulta o amplo acesso ao cinema no Brasil.
Portanto, a democratização do cinema depende da disseminação e do jogo de mercado. Para levar os filmes a zonas periféricas, as prefeituras dessas regiões devem promover a interiorização dos cinemas, por meio de investimentos no lazer e incentivos fiscais.
Além disso, visando reduzir o custo das sessões, cabe ao Ministério da Fazenda ampliar a concorrência entre as empresas exibidoras, o que pode ser feito pela regulamentação e fiscalização das relações entre elas, atraindo novas empresas para o Brasil. Isso impediria a formação de oligopólios, consequentemente aumentando a concorrência. (...)
Autor: GABRIEL MERLI. Adaptado
No trecho “Ademais, o problema existe também em locais onde há salas de cinema, uma vez que o custo das sessões é inacessível às classes de renda baixa” o fenômeno linguístico da crase teve de ocorrer porque:
A
está atendendo à regência nominal de “inacessível” que exige a preposição “a” e pela presença de artigo definido feminino.
B
está atendendo à regência verbal de “é” que, no contexto em que foi inserido, exige a preposição “a” e pela presença de artigo definido feminino.
C
trata-se de uma locução adverbial feminina que sempre é apresentada com a contração à.
D
no contexto em que foi empregada, a crase é facultativa, por se tratar de regência nominal implícita.
E
está atendendo à regência nominal de “custo das sessões” que, no contexto em que foi inserido, exige a preposição “a”.
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#1524379
•
prova:
99552
•
questão 3
prova
•
edital
Português
•
Pontuação
|
Vírgula
2022
•
Metrocapital Soluções
•
Prefeitura de Nova Odessa - SP
•
Fisioterapeuta
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CINEMA PARA TODOS
Na obra “A Invenção de Hugo Cabret”, é narrada a relação entre um dos pais do cinema, Georges Mélies, e um menino órfão, Hugo Cabret. A ficção, inspirada na realidade do começo do século XX, tem como um de seus pontos centrais o lazer proporcionado pelo cinema, que encanta o garoto. No contexto brasileiro atual, o acesso a essa forma de arte não é democratizado, o que prejudica a disponibilidade de formas de lazer à população. Esse problema advém da centralização das salas exibidoras em zonas metropolitanas e do alto custo das sessões para as classes de menor renda.
Primeiramente, o direito ao lazer está assegurado na Constituição de 1988, mas o cinema, como meio de garantir isso, não tem penetração em todo território brasileiro. O crescimento urbano no século XX atraiu as salas de cinema para as grandes cidades, centralizando progressivamente a exibição de filmes. Como indicativo desse processo, há menos salas hoje do que em 1975, de acordo com a Agência Nacional de Cinema (Ancine).
Ademais, o problema existe também em locais onde há salas de cinema, uma vez que o custo das sessões é inacessível às classes de renda baixa. Isso se deve ao fato de o mercado ser dominado por poucas empresas exibidoras. Conforme teorizou inicialmente o pensador inglês Adam Smith, o preço decorre da concorrência: a competitividade força a redução dos preços, enquanto os oligopólios favorecem seu aumento. Nesse sentido, a baixa concorrência dificulta o amplo acesso ao cinema no Brasil.
Portanto, a democratização do cinema depende da disseminação e do jogo de mercado. Para levar os filmes a zonas periféricas, as prefeituras dessas regiões devem promover a interiorização dos cinemas, por meio de investimentos no lazer e incentivos fiscais.
Além disso, visando reduzir o custo das sessões, cabe ao Ministério da Fazenda ampliar a concorrência entre as empresas exibidoras, o que pode ser feito pela regulamentação e fiscalização das relações entre elas, atraindo novas empresas para o Brasil. Isso impediria a formação de oligopólios, consequentemente aumentando a concorrência. (...)
Autor: GABRIEL MERLI. Adaptado
No trecho “No contexto brasileiro atual, o acesso a essa forma de arte não é democratizado...”, a vírgula foi empregada para:
A
separar o adjunto adverbial deslocado.
B
isolar o vocativo.
C
separar expressões que indiquem explicação intercaladas na oração.
D
separar orações coordenadas.
E
isolar o aposto explicativo
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#1524382
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99552
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questão 4
prova
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edital
Português
•
Sintaxe
|
Concordância Verbal e Concordância Nominal
2022
•
Metrocapital Soluções
•
Prefeitura de Nova Odessa - SP
•
Fisioterapeuta
Marque a alternativa cuja frase atenda às regras de concordância Nominal e Verbal
A
Após as últimas orientações, podem haver algumas mudanças de comportamento.
B
Podemos passar-lhe bastante informações sobre as questões que você apresentou.
C
Tratava-se de orientações indispensáveis ao cumprimento do protocolo.
D
Discutiu-se pela manhã os contratos da nova aquisição da empresa.
E
Aconteceu, naquela época, fatos terríveis.
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#1524385
•
prova:
99552
•
questão 5
prova
•
edital
Português
•
Funções Morfossintáticas da Palavra Que
2022
•
Metrocapital Soluções
•
Prefeitura de Nova Odessa - SP
•
Fisioterapeuta
Assinale a opção em que a palavra destacada é uma conjunção subordinativa integrante:
A
Quase
QUE
não consigo encontrar o banco aberto
B
Não localizamos as crianças
QUE
se perderam.
C
Venha logo,
QUE
já são mais de 22 horas.
D
Falou tanto
QUE
ficou afônico.
E
Desejo
QUE
você encontre a paz.
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As respostas apresentadas nas questões estão de acordo com o gabarito divulgado pela banca examinadora.
Não cabe aqui julgar se a banca examinadora está correta ou não
, para isso
utilize os comentários
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