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#1328863
•
prova:
92835
•
questão 1
prova
•
edital
Português
•
Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto
2023
•
Objetiva
•
Prefeitura de Piratininga - SP
•
Analista de Tecnologia da Informação
Exibir texto associado
Preconceito linguístico
O termo “preconceito” designa uma atitude prévia que assumimos diante _____ uma pessoa (ou de um grupo social), antes de interagirmos com ela ou de conhecê-la, uma atitude que, embora individual, reflete as ideias que circulam na sociedade e na cultura em que vivemos. Assim como uma pessoa pode sofrer preconceito por ser mulher, pobre, negra, indígena, homossexual, nordestina, deficiente física, estrangeira, etc., também pode receber avaliações negativas por causa da língua que fala ou do modo como fala sua língua.
O preconceito linguístico resulta da comparação indevida entre o modelo idealizado de língua que se apresenta nas gramáticas normativas e nos dicionários e os modos de falar reais das pessoas que vivem na sociedade, modos de falar que são muitos e bem diferentes entre si. Essa língua idealizada se inspira na literatura consagrada, nas opções subjetivas dos próprios gramáticos e dicionaristas e nas regras da gramática latina. No caso brasileiro, essa língua idealizada tem um componente a mais: o português europeu do século XIX. Tudo isso torna simplesmente impossível que alguém escreva e, principalmente, fale segundo essas regras normativas, ________ elas descrevem e, sobretudo, prescrevem uma língua artificial e ultrapassada, que não reflete os usos reais de nenhuma comunidade atual falante de português.
Mas a principal fonte de preconceito linguístico, no Brasil, está na comparação que as pessoas da classe média urbana das regiões mais desenvolvidas fazem entre seu modo de falar e o modo de falar dos indivíduos de outras classes sociais e das outras regiões. Esse preconceito se vale de dois rótulos: o “errado” e o “feio”, que, mesmo sem nenhum fundamento real, já se solidificaram como ____________. Quando analisado de perto, o preconceito linguístico deixa claro que o que está em jogo não é a língua, pois o modo de falar é apenas um pretexto para discriminar um indivíduo ou um grupo social.
A instituição escolar tem sido ______ séculos a principal agência de manutenção e difusão do preconceito linguístico e de outras formas de discriminação. Uma formação docente adequada, com base nos avanços das ciências da linguagem e com vistas ______ criação de uma sociedade democrática e igualitária, é um passo importante na crítica e na desconstrução desse círculo vicioso.
(Fonte: Marcos Bagno. Universidade de Brasília - UnB - adaptado.)
De acordo com o texto, analisar os itens abaixo:
I. A palavra “preconceito” costuma se dar em relação à imagem que temos das pessoas desconhecidas, mas algumas gramáticas do português europeu apontam o preconceito linguístico sofrido pelos falantes de português peninsular.
II. Existe um modelo idealizado da língua portuguesa que não está presente na fala das pessoas de diferentes regiões. Dessa expectativa pelo português idealizado, surge o preconceito linguístico.
III. Uma formação adequada dos professores pode fazer com que a escola deixe de ser a principal difusora do preconceito linguístico.
Está(ão) CORRETO(S):
A
Somente o item I.
B
Somente os itens II e III.
C
Somente o item III.
D
Todos os itens.
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#1328864
•
prova:
92835
•
questão 2
prova
•
edital
Português
•
Interpretação de Textos
|
Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto
2023
•
Objetiva
•
Prefeitura de Piratininga - SP
•
Analista de Tecnologia da Informação
Exibir texto associado
Preconceito linguístico
O termo “preconceito” designa uma atitude prévia que assumimos diante _____ uma pessoa (ou de um grupo social), antes de interagirmos com ela ou de conhecê-la, uma atitude que, embora individual, reflete as ideias que circulam na sociedade e na cultura em que vivemos. Assim como uma pessoa pode sofrer preconceito por ser mulher, pobre, negra, indígena, homossexual, nordestina, deficiente física, estrangeira, etc., também pode receber avaliações negativas por causa da língua que fala ou do modo como fala sua língua.
O preconceito linguístico resulta da comparação indevida entre o modelo idealizado de língua que se apresenta nas gramáticas normativas e nos dicionários e os modos de falar reais das pessoas que vivem na sociedade, modos de falar que são muitos e bem diferentes entre si. Essa língua idealizada se inspira na literatura consagrada, nas opções subjetivas dos próprios gramáticos e dicionaristas e nas regras da gramática latina. No caso brasileiro, essa língua idealizada tem um componente a mais: o português europeu do século XIX. Tudo isso torna simplesmente impossível que alguém escreva e, principalmente, fale segundo essas regras normativas, ________ elas descrevem e, sobretudo, prescrevem uma língua artificial e ultrapassada, que não reflete os usos reais de nenhuma comunidade atual falante de português.
Mas a principal fonte de preconceito linguístico, no Brasil, está na comparação que as pessoas da classe média urbana das regiões mais desenvolvidas fazem entre seu modo de falar e o modo de falar dos indivíduos de outras classes sociais e das outras regiões. Esse preconceito se vale de dois rótulos: o “errado” e o “feio”, que, mesmo sem nenhum fundamento real, já se solidificaram como ____________. Quando analisado de perto, o preconceito linguístico deixa claro que o que está em jogo não é a língua, pois o modo de falar é apenas um pretexto para discriminar um indivíduo ou um grupo social.
A instituição escolar tem sido ______ séculos a principal agência de manutenção e difusão do preconceito linguístico e de outras formas de discriminação. Uma formação docente adequada, com base nos avanços das ciências da linguagem e com vistas ______ criação de uma sociedade democrática e igualitária, é um passo importante na crítica e na desconstrução desse círculo vicioso.
(Fonte: Marcos Bagno. Universidade de Brasília - UnB - adaptado.)
Em relação à ideia global do texto, assinalar a alternativa CORRETA:
A
Existem muitas formas de falar uma língua e os professores devem estar cientes disso ao ensinar a gramática a seus alunos.
B
O ensino da gramática já não deve ser obrigatório nas escolas, porque é com este ensino que se origina a variação.
C
A língua falada deve acompanhar o máximo possível a que está registrada na gramática.
D
A gramática normativa existe para que os alunos aprendam a falar o português correto, tal como o que escrevem.
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#1328865
•
prova:
92835
•
questão 3
prova
•
edital
Português
•
Sintaxe
|
Orações Coordenadas Sindéticas (aditivas, Adversativas, Alternativas, Conclusivas)
2023
•
Objetiva
•
Prefeitura de Piratininga - SP
•
Analista de Tecnologia da Informação
Quantas das orações abaixo apresentam uma conjunção coordenativa adversativa?
I. Não queria ir para a nova cidade, mas gostou da casa que seus pais escolheram. II. Demoramos a chegar à praia, pois havia muito trânsito. III. Ele estava de mau humor, no entanto, apresentou muito bem o trabalho. IV. Francisco gosta de cantar, contudo dança muito melhor.
A
Nenhuma.
B
Somente uma.
C
Somente duas
D
Somente três.
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#1328866
•
prova:
92835
•
questão 4
prova
•
edital
Português
•
Pontuação
|
Vírgula
2023
•
Objetiva
•
Prefeitura de Piratininga - SP
•
Analista de Tecnologia da Informação
Em relação ao emprego da vírgula no fragmento “Hoje, há várias alternativas para desvincular a agricultura desse mercado tão fechado, como o fomento à agricultura familiar, à agricultura regenerativa, à floresta em pé, que resultam em uma agricultura verdadeiramente sustentável sem riscos à saúde das pessoas e ao ambiente.”, analisar os itens abaixo:
I. A vírgula depois de “Hoje” foi empregada para isolar um adjunto adverbial deslocado. Por ser de curta extensão é de uso facultativo.
II. As vírgulas em “fomento à agricultura familiar, à agricultura regenerativa, à floresta em pé,” separam elementos de mesma função sintática.
III. As vírgulas depois de “fechado” e de “pé” poderiam ser substituídas por travessões e não causariam alteração de sentido.
Está(ão) CORRETO(S):
A
Somente o item I.
B
Somente o item II.
C
Somente os itens I e III.
D
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#1328867
•
prova:
92835
•
questão 5
prova
•
edital
Português
•
Sintaxe
|
Concordância Verbal e Concordância Nominal
2023
•
Objetiva
•
Prefeitura de Piratininga - SP
•
Analista de Tecnologia da Informação
Em relação à concordância nominal e verbal, assinalar a alternativa CORRETA:
A
Lidar com os desafios exige leis nacionais apropriadas, eficientes e adequadas; políticas públicas efetivas; iniciativas globais de regulação e de governança satisfatórias, que possa guiar e exigir que as empresas do mercado de alimentos atuem de acordo com os padrões de direitos humanos e sustentabilidade.
B
Várias iniciativas são consideradas em termos de padrões morais e jurídicos lastreados nos direitos humanos, estabelecido como referência para a atuação no setor de alimentos.
C
Tornar acessível o conhecimento é uma iniciativa importante, pois se destina a dar acesso a uma realidade turva, hermética e complexa, que envolve a produção de alimentos e que contribui para transformar a realidade a partir de cada um de nós.
D
A regulação e a autorregulação das empresas transnacionais ou globais está na agenda internacional desde a década de 1970.
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As respostas apresentadas nas questões estão de acordo com o gabarito divulgado pela banca examinadora.
Não cabe aqui julgar se a banca examinadora está correta ou não
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