A avaliação educacional ocorre em vários níveis e instâncias, do local ao global e da avaliação da aprendizagem aos sistemas de ensino (SAEB e SINAES, no Brasil), bem como em nível mundial (PISA, p.ex.). A avaliação institucional, de iguais características, ocorre no entorno de uma instituição de ensino fazendo uso de vários instrumentos e analisando-a em todas as suas instâncias ou dimensões. Segundo Fernandes & Freitas (2007), a avaliação institucional é uma
deliberação legal, a partir de órgãos deliberativos e instâncias superiores, com a intenção de organizar o coletivo da escola com vistas a sua gestão, permitindo analisar, com base nos pontos fortes e fracos, alternativas viáveis de organização curricular.
forma de permitir a melhor organização do coletivo da escola com vistas a uma gestão mais democrática e participativa que permita à coletividade entender quais os pontos fortes e fracos daquela organização escolar, bem como mobilizar, criar e propor alternativas aos problemas.
exigência do Ministério da Educação com vistas a autorizar o seu funcionamento e, ainda, atender às demandas da coletividade, apontando os pontos fortes e fracos daquela organização escolar, mobilizando-a para o enfrentamento de problemas e adequações curriculares previstas na BNCC.
designação, prevista na LDB, que permite analisar o coletivo escolar de forma a não sofrer nenhuma interferência do ambiente. Realizada por profissionais habilitados, ela retrata o verdadeiro perfil institucional desvelando o seu currículo oculto.
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