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#1460654
•
prova:
97564
•
questão 1
prova
•
edital
Pedagogia
•
Legislação da Educação
|
Educação Especial - Leis, Tratados e Normas Especiais
2022
•
fadenor
•
Prefeitura de Dores de Guanhaes - MG
•
Professor - Educação Especial
A organização dos sistemas de ensino para o atendimento ao aluno que apresenta necessidades educacionais especiais se fundamenta em que a Educação Especial, como modalidade da educação escolar, se organiza de modo a considerar uma aproximação sucessiva dos pressupostos e da prática pedagógica social da educação inclusiva, a fim de cumprir, entre outros, o seguinte dispositivo legal e político-filosófico:
A
Estabelecer políticas efetivas à implantação da educação escolar.
B
Orientar acerca da avaliação pedagógica e do fluxo escolar de todos os alunos.
C
Orientar acerca de flexibilizações/adaptações dos currículos escolares.
D
Estabelecer normas excepcionais para atendimento aos alunos superdotados.
E
Prever condições para atendimento exclusivo em classes ou escolas especiais.
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#1460655
•
prova:
97564
•
questão 2
prova
•
edital
Pedagogia
•
Temas Educacionais Pedagógicos
|
Legislação da Educação
|
Inclusão e Exclusão - Diversidade, Desigualdade e Diferença
|
Educação Especial - Leis, Tratados e Normas Especiais
2022
•
fadenor
•
Prefeitura de Dores de Guanhaes - MG
•
Professor - Educação Especial
Com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2009), há um denso conjunto de documentos legislativos que regulam os princípios que normatizam a escolarização dos alunos da educação especial no ensino comum, pautando a urgência da construção do trabalho pedagógico adequado para atender suas singularidades na coletividade. Para tal, dois eixos políticos são centrais: a formação inicial e continuada de professores e a instituição do serviço do Atendimento Educacional Especializado (AEE). A respeito do AEE, é
CORRETO
afirmar que:
A
Trata-se de um serviço que tem como função principal a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem.
B
Trata-se de um serviço de educação complementar e/ou suplementar, oferecido no contraturno aos alunos com deficiência, altas habilidades/superdotação e transtornos globais do desenvolvimento, matriculados em classes comuns do ensino regular.
C
Trata-se de um serviço extra, sugerido no projeto pedagógico do centro de AEE público ou privado sem fins lucrativos, conveniado para essa finalidade, aprovado automaticamente pela respectiva Secretaria de Educação ou órgão equivalente.
D
Trata-se de um serviço de apoio convencional que pode eliminar as barreiras de acesso ao conhecimento e que contribui com o sucesso no processo de escolarização do alunado dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, da educação básica, inclusive dos alunos da educação especial.
E
Trata-se de um serviço que pode ser ofertado com prioridade ao aluno especial como um conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados institucional e alternadamente, pautados em atividades que sejam similares àquelas realizadas na sala de aula comum.
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#1460656
•
prova:
97564
•
questão 3
prova
•
edital
Pedagogia
•
Legislação da Educação
|
Educação Especial - Leis, Tratados e Normas Especiais
2022
•
fadenor
•
Prefeitura de Dores de Guanhaes - MG
•
Professor - Educação Especial
A elaboração e a execução do plano de AEE são de competência dos professores que atuam na sala de recursos multifuncionais ou centros de AEE, em articulação com os demais professores do ensino regular, com a participação das famílias e em interface com os demais serviços setoriais da saúde, da assistência social, entre outros necessários ao atendimento. Diante do exposto, o projeto pedagógico da escola de ensino regular deve institucionalizar a oferta do AEE prevendo na sua organização:
A
Plano do AEE com a identificação dos alunos, com registros das suas preferências e registros das necessidades educacionais específicas dos alunos.
B
Sala de recursos multifuncionais: espaço físico, mobiliário, materiais didáticos, recursos pedagógicos e de acessibilidade e equipamentos específicos.
C
Profissionais multidisciplinares: tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais, guia-intérprete e outros que atuem no apoio, principalmente às atividades de lazer.
D
Redes de apoio, no âmbito da atuação educacional, do desenvolvimento da cognição, do acesso a recursos, serviços e equipamentos, entre outros que maximizem o AEE.
E
Matrícula no AEE de alunos especiais, no ensino regular da própria escola, e registro dos professores para o exercício da docência de aulas especiais na escola.
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#1460657
•
prova:
97564
•
questão 4
prova
•
edital
Pedagogia
•
Legislação da Educação
|
Educação Especial - Leis, Tratados e Normas Especiais
2022
•
fadenor
•
Prefeitura de Dores de Guanhaes - MG
•
Professor - Educação Especial
O AEE é realizado, prioritariamente, na sala de recursos multifuncionais da própria escola ou em outra escola de ensino regular, no turno inverso da escolarização, não sendo substitutivo às classes comuns, podendo ser realizado, também, em centro de AEE da rede pública ou de instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos, conveniadas com a Secretaria de Educação ou órgão equivalente dos Estados, Distrito Federal ou dos Municípios. Para atuação no AEE, o professor deve ter formação inicial que o habilite para o exercício da docência e formação específica para a Educação Especial. São atribuições do professor do AEE:
A
Acompanhar a funcionalidade dos recursos pedagógicos regulares e de acessibilidade na sala de aula especial do ensino básico, bem como em ambientes especiais para a educação especial na escola.
B
Estabelecer articulação com os alunos da sala de aula regular, visando garantir o sucesso das estratégias desenvolvidas pelos alunos, promovendo a participação deles nas atividades extraclasses.
C
Ensinar e usar a tecnologia assistiva de forma a ampliar habilidades funcionais dos colegas, promovendo a autonomia e participação dos outros professores que atuam nas salas regulares na escola.
D
Orientar os alunos e as famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo professor, estabelecendo parcerias com as ONG na disponibilização de recursos de acessibilidade.
E
Identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias, considerando as necessidades específicas dos alunos público-alvo da Educação Especial.
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#1460658
•
prova:
97564
•
questão 5
prova
•
edital
Pedagogia
•
Aspectos Psicológicos da Educação
|
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
|
Problemas de Aprendizagem na Escola
|
Teorias do Desenvolvimento e da Aprendizagem
2022
•
fadenor
•
Prefeitura de Dores de Guanhaes - MG
•
Professor - Educação Especial
O direito de cada criança à educação é proclamado na Declaração Universal de Direitos Humanos e foi fortemente reconfirmado pela Declaração Mundial sobre Educação para Todos. Qualquer pessoa portadora de deficiência tem o direito de expressar seus desejos com relação à sua educação e de realizá-los, e os pais possuem o direito inerente de serem consultados sobre a forma de educação mais apropriadas às necessidades, circunstâncias e aspirações de suas crianças. A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino a promover respostas às necessidades educacionais e garantindo o/a
A
transversalidade da educação especial desde a educação infantil até a educação superior.
B
formação de monitores para auxiliar no atendimento educacional especializado aos alunos.
C
acessibilidade prática aos materiais utilizados pelos professores para ministrarem suas aulas.
D
atendimento educacional, regular e especializado, com articulação interna das políticas públicas.
E
continuidade da escolarização nos níveis menos elevados do ensino com a participação da família.
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