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#1580132
•
prova:
79656
•
questão 1
simulado
•
prova
•
edital
Português
•
Interpretação de Textos
|
Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto
2021
•
VUNESP
•
Prefeitura de Guarulhos - SP
•
Condutor de Veículo de Emergência - Samu
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Leia a tira para responder à questão
(Bill Watterson, O essencial de Calvin e Haroldo, 2018)
Considerando-se os elementos verbais e visuais da tira, é possível dizer que uma das principais causas de seu efeito de humor é
A)
a expressão de raiva e o grito de Calvin, que não quer seguir o conselho do tigre e fugir de seu agressor, temendo causar uma má impressão nas garotas da escola.
B)
a diferença entre a expressão de ataque do tigre no segundo quadrinho e o conselho dado por ele no quadrinho seguinte, o que gera uma quebra de expectativa.
C)
o fato de que Calvin manifesta, no primeiro quadrinho, um medo injustificável de uma agressão na aula de educação física.
D)
a incapacidade do tigre de perceber a reação do menino, demonstrada pela sua postura despreocupada no último quadrinho.
E)
o exagero na comparação feita pelo tigre entre o garoto da escola de Calvin e um rinoceronte selvagem.
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#1580133
•
prova:
79656
•
questão 2
simulado
•
prova
•
edital
Português
•
Sintaxe
|
Uso dos Conectivos
2021
•
VUNESP
•
Prefeitura de Guarulhos - SP
•
Condutor de Veículo de Emergência - Samu
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Leia a tira para responder à questão
(Bill Watterson, O essencial de Calvin e Haroldo, 2018)
Considere os trechos a seguir:
• Nós fugimos
como
loucos pra árvore mais próxima. • Não causa uma impressão muito boa nas garotas,
mas
não adianta nada causar uma boa impressão e morrer em seguida...
Os vocábulos destacados expressam, respectivamente, as ideias de
A)
comparação e oposição.
B)
conformidade e negação.
C)
modo e conclusão.
D)
explicação e condição.
E)
intensidade e afirmação.
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#1580134
•
prova:
79656
•
questão 3
simulado
•
prova
•
edital
Português
•
Interpretação de Textos
|
Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto
2021
•
VUNESP
•
Prefeitura de Guarulhos - SP
•
Condutor de Veículo de Emergência - Samu
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Leia o texto para responder à questão.
Enfrentamento ao racismo une trajetórias de
pensadores do Brasil e dos EUA
Com formação histórica marcada pelo sequestro e tráfico de pessoas africanas e um longo processo de escravidão, Brasil e Estados Unidos possuem sociedades estruturadas pelo racismo. Nem sempre as expressões da discriminação racial são semelhantes em ambos os países, mas as formas de superação por vezes são convergentes.
Um livro lançado na última semana lança luz sobre esses processos de estruturação do racismo e tentativas de superações nestas nações, por meio da trajetória de dois intelectuais negros que tiveram a relevância intelectual e ativista apagada ao longo da história. Em
Travessias no Atlântico Negro: reflexões sobre Booker T. Washington e Manuel R. Querino
, a autora Sabrina Gledhill apresenta as táticas destas duas figuras emblemáticas no combate antirracista na virada do século XIX.
Nascido em Santo Amaro da Purificação, Recôncavo Baiano, em 1851, Manuel Querino foi um abolicionista, jornalista, líder operário, político, pintor e professor de desenho industrial. Ele é considerado o fundador da história da arte baiana e dos estudos da culinária popular da Bahia. Booker T. Washington, nascido escravo na Virginia (EUA), em 1856, após a alforria, trabalhou como zelador para custear seus estudos no Instituto Hampton, depois fundou o Instituto Normal e Industrial Tuskegee. Washington se dedicou aos ex-escravizados que enfrentavam o grande desafio do analfabetismo, já que as leis escravistas os proibiam de ler ou escrever. Como foco comum, os dois apostaram na educação e na divulgação de imagens positivas de pessoas negras.
Para a autora, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, a visão dominante sobre o negro no século XIX e no início do século XX era de uma massa de escravos ou recém-libertos, marginalizada, analfabeta e avessa ao trabalho. A existência de intelectuais, artistas e cientistas negros neste período nega este estereótipo. Por isso, Manuel R. Querino e Booker T. Washington ajudaram a divulgar biografias de pessoas negras. Eles tinham consciência da importância de se contar essas histórias para quebrar estereótipos.
(André Santana,
Uol
, 07 de novembro de 2020. Adaptado)
A partir da leitura do texto, é correto afirmar que
A)
não se pode relacionar a história do Brasil e a dos Estados Unidos, visto que as duas nações possuem expressões muito diferentes de discriminação racial.
B)
Booker T. Washington e Manuel R. Querino estabeleceram um diálogo entre o Brasil e os Estados Unidos com a intenção de publicar juntos um livro com biografias de pessoas negras.
C)
embora não tenham podido viver em liberdade, Booker T. Washington e Manuel R. Querino combateram leis escravagistas e tiveram atuações importantes na luta antirracista.
D)
as obras de Booker T. Washington e Manuel R. Querino reforçam a visão dominante nos séculos XIX e XX, segundo a qual haveria muitos intelectuais negros nesse período.
E)
o livro de Sabrina Gledhill mostra as estratégias de dois intelectuais negros nascidos no século XIX que, ao combater os estereótipos da época, contribuíram para a luta contra o racismo em seus países.
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#1580135
•
prova:
79656
•
questão 4
simulado
•
prova
•
edital
Português
•
Interpretação de Textos
|
Pontuação
|
Redação e Reescritura de Texto
|
Vírgula
2021
•
VUNESP
•
Prefeitura de Guarulhos - SP
•
Condutor de Veículo de Emergência - Samu
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Leia o texto para responder à questão.
Enfrentamento ao racismo une trajetórias de
pensadores do Brasil e dos EUA
Com formação histórica marcada pelo sequestro e tráfico de pessoas africanas e um longo processo de escravidão, Brasil e Estados Unidos possuem sociedades estruturadas pelo racismo. Nem sempre as expressões da discriminação racial são semelhantes em ambos os países, mas as formas de superação por vezes são convergentes.
Um livro lançado na última semana lança luz sobre esses processos de estruturação do racismo e tentativas de superações nestas nações, por meio da trajetória de dois intelectuais negros que tiveram a relevância intelectual e ativista apagada ao longo da história. Em
Travessias no Atlântico Negro: reflexões sobre Booker T. Washington e Manuel R. Querino
, a autora Sabrina Gledhill apresenta as táticas destas duas figuras emblemáticas no combate antirracista na virada do século XIX.
Nascido em Santo Amaro da Purificação, Recôncavo Baiano, em 1851, Manuel Querino foi um abolicionista, jornalista, líder operário, político, pintor e professor de desenho industrial. Ele é considerado o fundador da história da arte baiana e dos estudos da culinária popular da Bahia. Booker T. Washington, nascido escravo na Virginia (EUA), em 1856, após a alforria, trabalhou como zelador para custear seus estudos no Instituto Hampton, depois fundou o Instituto Normal e Industrial Tuskegee. Washington se dedicou aos ex-escravizados que enfrentavam o grande desafio do analfabetismo, já que as leis escravistas os proibiam de ler ou escrever. Como foco comum, os dois apostaram na educação e na divulgação de imagens positivas de pessoas negras.
Para a autora, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, a visão dominante sobre o negro no século XIX e no início do século XX era de uma massa de escravos ou recém-libertos, marginalizada, analfabeta e avessa ao trabalho. A existência de intelectuais, artistas e cientistas negros neste período nega este estereótipo. Por isso, Manuel R. Querino e Booker T. Washington ajudaram a divulgar biografias de pessoas negras. Eles tinham consciência da importância de se contar essas histórias para quebrar estereótipos.
(André Santana,
Uol
, 07 de novembro de 2020. Adaptado)
Assinale a alternativa em que o trecho reescrito está de acordo com as regras de emprego da vírgula.
A)
Brasil e Estados Unidos, com formação histórica, marcada pelo sequestro e tráfico de pessoas africanas possuem sociedades estruturadas pelo racismo.
B)
A autora apresenta as táticas, destas duas figuras emblemáticas, na virada do século XIX no combate antirracista.
C)
Neste período, a existência de intelectuais, artistas e cientistas negros, nega este estereótipo.
D)
Nascido escravo na Virginia (EUA), Booker T. Washington trabalhou como zelador, após a alforria, para custear seus estudos.
E)
Washington, se dedicou aos ex-escravizados, que enfrentavam o grande desafio do analfabetismo gerado pelas leis escravistas.
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•
prova:
79656
•
questão 5
simulado
•
prova
•
edital
Português
•
Sintaxe
|
Concordância Verbal e Concordância Nominal
2021
•
VUNESP
•
Prefeitura de Guarulhos - SP
•
Condutor de Veículo de Emergência - Samu
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Leia o texto para responder à questão.
Enfrentamento ao racismo une trajetórias de
pensadores do Brasil e dos EUA
Com formação histórica marcada pelo sequestro e tráfico de pessoas africanas e um longo processo de escravidão, Brasil e Estados Unidos possuem sociedades estruturadas pelo racismo. Nem sempre as expressões da discriminação racial são semelhantes em ambos os países, mas as formas de superação por vezes são convergentes.
Um livro lançado na última semana lança luz sobre esses processos de estruturação do racismo e tentativas de superações nestas nações, por meio da trajetória de dois intelectuais negros que tiveram a relevância intelectual e ativista apagada ao longo da história. Em
Travessias no Atlântico Negro: reflexões sobre Booker T. Washington e Manuel R. Querino
, a autora Sabrina Gledhill apresenta as táticas destas duas figuras emblemáticas no combate antirracista na virada do século XIX.
Nascido em Santo Amaro da Purificação, Recôncavo Baiano, em 1851, Manuel Querino foi um abolicionista, jornalista, líder operário, político, pintor e professor de desenho industrial. Ele é considerado o fundador da história da arte baiana e dos estudos da culinária popular da Bahia. Booker T. Washington, nascido escravo na Virginia (EUA), em 1856, após a alforria, trabalhou como zelador para custear seus estudos no Instituto Hampton, depois fundou o Instituto Normal e Industrial Tuskegee. Washington se dedicou aos ex-escravizados que enfrentavam o grande desafio do analfabetismo, já que as leis escravistas os proibiam de ler ou escrever. Como foco comum, os dois apostaram na educação e na divulgação de imagens positivas de pessoas negras.
Para a autora, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, a visão dominante sobre o negro no século XIX e no início do século XX era de uma massa de escravos ou recém-libertos, marginalizada, analfabeta e avessa ao trabalho. A existência de intelectuais, artistas e cientistas negros neste período nega este estereótipo. Por isso, Manuel R. Querino e Booker T. Washington ajudaram a divulgar biografias de pessoas negras. Eles tinham consciência da importância de se contar essas histórias para quebrar estereótipos.
(André Santana,
Uol
, 07 de novembro de 2020. Adaptado)
Assinale a alternativa que está de acordo com a norma- -padrão de concordância verbal.
A)
Ler ou escrever eram proibidos por leis escravagistas, que era combatido por Booker T. Washington.
B)
Para Manuel R. Querino e Booker T. Washington, não bastavam escrever biografias de pessoas negras, era preciso divulgá-las.
C)
Havia intelectuais, artistas e cientistas negros neste período que negavam este estereótipo.
D)
Na tentativa de combater o racismo, imagens positivas sobre a população negra era divulgada pelos dois intelectuais.
E)
O livro de Gledhill, lançado na semana passada, tratam de tentativas de superações do racismo no Brasil e nos Estados Unidos.
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