MENU
Instalar nosso app
Estudos
Flashcards
novo
Planos de Estudos
Questões
Simulados
Concursos
Rankings Pós-Prova
Concursos Passados
Ordenar Resultados
Informações
Organizadoras
Órgãos
Cargos
Disciplinas
Estatísticas
Nosso Desempenho
Estatísticas das Organizadoras
Estatísticas de Cursos
Planos e preços
Ajuda
Modo Escuro
Ativar notificações
Questões de concursos
Resolva quantas desejar, é ilimitado!
Filtros Inteligentes
A lista de dados de cada filtro é atualizada de acordo com os filtros previamente inseridos.
Somente são apresentados na lista de cada um, dados existentes na combinação de filtros já escolhida.
Concursos
OAB
ENEM
Vestibular
Incluir
Excluir
Matéria:
Pedagogia
Assunto:
História da Educação Brasileira
Somente anuladas
Excluir anuladas
Somente desatualizadas
Excluir desatualizadas
Com anotações
Sem anotações
Respondidas
Não respondidas
Acertadas
Erradas
Limpar
Filtrar
Meus filtros
Meus cadernos
Minhas estatísticas
299 questões
F
P
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
N
E
Rows Per Page
5
15
30
#1153599
•
prova:
82319
•
questão 6
prova
•
edital
•
ranking
Pedagogia
•
Temas Educacionais Pedagógicos
|
História da Educação Brasileira
|
Paradigmas Educacionais: Pensamento Moderno e Contemporâneo
|
A Educação Como Processo de Construção Histórica
2022
•
Marinha
•
Marinha
•
Primeiro Tenente - Pedagogia
Segundo Lopes e Macedo (2011), Ivor Goodson é mais conhecido no Brasil por seus estudos sobre a história das disciplinas escolares. Embora, de alguma forma, a preocupação com a prática e com as histórias de vida esteja presente nesses estudos, ela vai ganhar relevo nos trabalhos sobre política curricular que o autor desenvolve a partir dos anos 1980. Neles, Goodson argumenta que as políticas funcionam em dois níveis:
A
o pré-historiográfico das disciplinas escolares e o historiográfico dos grupos de formação.
B
o pré-projeto dos estudos de casos e o projeto das narrativas autobiográficas.
C
o pré-ativo dos documentos e o ativo do que acontece em sala de aula.
D
o pré-biográfico da pesquisa docente e o biográfico das histórias de vidas de professores.
E
o pré-conceitual das políticas curriculares e o conceitual dos discursos do currículo vivido.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#1153636
•
prova:
82319
•
questão 43
prova
•
edital
•
ranking
Pedagogia
•
Educação e Filosofia
|
História da Educação Brasileira
|
Concepções de Mundo, Homem e Educação
|
Pressupostos Epistemológicos: Teorias do Conhecimento
|
Visão Holística da Educação
|
A Educação Como Processo de Construção Histórica
2022
•
Marinha
•
Marinha
•
Primeiro Tenente - Pedagogia
De acordo com Laraia (2009), assinale a opção que apresenta corretamente o autor que contribuiu para a ampliação do conceito de cultura no seguinte ponto: “A cultura é um processo acumulativo, resultante de toda a experiência histórica das gerações anteriores. Este processo limita ou estimula a ação criativa do indivíduo”.
A
Tylor.
B
Kroeber.
C
Pilbeam.
D
Harris.
E
Keesing.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#1462846
•
prova:
97632
•
questão 31
prova
•
edital
Pedagogia
•
História da Educação Brasileira
|
As Funções do Ensino Superior: Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura
2022
•
FUNDEP
•
UFJF
•
Pedagogo - Edital nº 70
Analise as afirmativas a seguir relativas à comunicação científica e à divulgação científica.
I. A divulgação científica objetiva primordialmente democratizar o acesso ao conhecimento científico e possibilitar a alfabetização científica da sociedade de maneira geral, ao público leigo.
II. A comunicação científica objetiva primordialmente promover a disseminação de informações científicas, tecnológicas ou associadas a inovações entre os pares da comunidade científica.
III. Embora ambos os conceitos sejam bem próximos no que diz respeito à ação empreendida, eles se diferenciam quando são analisados o perfil do público-alvo, o nível do discurso e os canais utilizados para veiculação das informações.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
A
I, apenas.
B
I e II, apenas.
C
I e III, apenas.
D
II e III, apenas.
E
I, II e III.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#1462848
•
prova:
97632
•
questão 33
prova
•
edital
Pedagogia
•
História da Educação Brasileira
|
As Funções do Ensino Superior: Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura
2022
•
FUNDEP
•
UFJF
•
Pedagogo - Edital nº 70
Com relação à comunicação científica e à divulgação científica, assinale a alternativa incorreta.
A
Na divulgação científica, a difusão de informações científicas e tecnológicas para o público leigo requer decodificação ou recodificação do discurso, preferencialmente utilizando recursos como metáforas, ilustrações, infográficos, entre outros.
B
Na comunicação científica, o público frequenta espaços e ambientes como eventos técnico-científicos e periódicos científicos e apresenta familiaridade com os termos e contextos, não sendo necessária a decodificação do discurso.
C
O jornalista ou divulgador comumente não está capacitado para a realização da decodificação do discurso científico, sendo muitas vezes explorado na notícia um caráter especulatório, que busca ampliar a audiência e não repassar a notícia científica em sua completude.
D
A divergência básica entre ambos os discursos científicos é que a divulgação científica mobiliza o debate entre especialistas como parte do processo de produção e legitimação do conhecimento científico e a comunicação científica possibilita ao público leigo entender e assimilar as descobertas e progressos científicos.
E
Existem pontos de divergência, mas também de convergência entre a comunicação científica e a divulgação científica que vêm dialogando de maneira recompensadora e, tradicionalmente, o esforço de interação com o público leigo tem sido realizado por representantes ilustres da comunidade científica.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#1462917
•
prova:
97634
•
questão 42
prova
•
edital
Pedagogia
•
História da Educação Brasileira
|
As Funções do Ensino Superior: Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura
2022
•
FUNDEP
•
UFJF
•
Técnico em Assuntos Educacionais - Edital nº 70
No texto
A questão da autonomi
a
, Chauí (2001) formula críticas às propostas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o ensino superior na América Latina e no Caribe, considerando que atendem a uma tecnocracia tributária do modo de produção capitalista neoliberal.
Essa autora explica que o BID propôs uma reforma que visava desfazer a identificação entre ensino superior e universidade por meio de uma tipologia que correlaciona funções do Ensino Superior, de um lado, e finalidade, fonte de investimento, forma de credenciamento e de avaliação e relação com o mercado, de outro.
Considerando essa tipologia do BID, associe as funções do Ensino Superior, presentes na COLUNA I, com suas características, descritas na COLUNA II.
COLUNA I
1. Elites 2. Profissional 3. Técnico 4. Generalista
COLUNA II
( ) Sua finalidade é a oferta de programas de curta duração, com treinamento em habilidades práticas preparando para ocupações de nível médio no mercado de trabalho.
( ) Sua fonte de investimento é exclusivamente pública, de grande porte, a fundo perdido, com o mínimo de prestação de contas externas e gerenciado com autonomia. ( ) O credenciamento é individual e a qualidade deve ser avaliada segundo a eficiência adicionada ao currículo. ( ) Sua finalidade é preparar para mercados profissionais específicos que exijam ensino superior. ( ) A avaliação é interna, feita pelos pares, e a relação com o mercado é indireta.
Assinale a sequência correta.
A
3 1 2 2 4
B
4 2 1 1 3
C
2 3 4 3 1
D
3 1 4 2 1
E
1 4 2 3 2
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
299 questões
F
P
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
N
E
Rows Per Page
5
15
30
Compartilhe esse conteúdo!
https://olhonavaga.com.br/questoes/questoes?tc=1&ma=1402&as=11081
Minhas anotações para a questão #
Apagar
Data
Anotação
Nenhuma anotação inserida
Nova anotação:
Salvar
Suas respostas para a questão #
Data
Alternativa
Acertou?
Nenhuma anotação inserida
Meus filtros
Salvar novo filtro com as configurações atuais:
Salvar
Carregar filtros salvos:
Apagar
Filtro
Nenhum filtro salvo
Inserir a questão # em um caderno
Novo caderno:
Salvar e inserir
Escolha um caderno para filtrar as questões
Apagar
Nome
Nenhum caderno foi criado
Solicitar alteração de dados na questão #
As respostas apresentadas nas questões estão de acordo com o gabarito divulgado pela banca examinadora.
Não cabe aqui julgar se a banca examinadora está correta ou não
, para isso
utilize os comentários
dessa questão.
Gabarito Errado
Cancelar
Enviar
Outro problema
Para julgamento da elaboração da questão ou das respostas, utilize a seção de comentários da questão
Detalhes das correções necessárias (erro referente ao cadastro da questão no site):
Cancelar
Enviar
Estudos
Flashcards
Planos de Estudos
Questões
Simulados
Concursos
Rankings Pós-Prova
Concursos Passados
Ordenar Resultados
Informações
Organizadoras
Órgãos
Cargos
Disciplinas
Estatísticas
Nosso Desempenho
Estatísticas das Organizadoras
Estatísticas de Cursos
Mais
Planos e preços
Sobre Nós
Ajuda
Siga
Estudantes
3.931.715
Flashcards
366.387
Planos de Estudos
16.027
Questões
1.110.706
Simulados
22.359
Rankings Pós-Prova
43.944
Termos de Uso e Política de Privacidade
© copyright - todos os direitos reservados | olhonavaga.com.br
Ative nossas notificações para receber atualizações sobre seus pagamentos, estatísticas das suas ferramentas de estudo e promoções!
Fique ligado em cada atualização!
Ativar
Como o seu navegador já bloqueou as notificações do nosso portal, você deverá acessar nosso site utilizando seu navegador, clicar no ícone de cadeado ao lado do nosso endereço URL e habilitar manualmente o envio de notificações.
Instale nosso APP para receber atualizações sobre seus pagamentos, estatísticas das suas ferramentas de estudo e promoções!
Fique ligado em cada atualização!
Instalar APP