Acerca da pedagogia de projetos, assinale a alternativa correta.
Não se pode buscar a solução de problemas e agregar conhecimento ao processo de construção do saber com base na realização de projetos.
A pedagogia de projetos interfere no trabalho do professor sem que ele consiga um alto desempenho com os alunos.
A aprendizagem fundamentada em projetos como método de pesquisa pouco estimula os alunos a adquirirem conhecimentos e habilidades.
Os projetos extrapolam os limites da sala de aula e favorecem a interdisciplinaridade como abordagem de ensino e de pesquisa.
As indagações são mais bem pesquisadas quando partem das dúvidas e da curiosidade do grupo de professores que formulou o projeto político pedagógico da escola.
Quanto aos fundamentos da didática, assinale a alternativa correta.
A didática possibilita conhecimentos teórico-práticos que permitem ao professor compreender e organizar o processo de ensino, sem considerar a educação como relação social.
A organização do trabalho pedagógico, ao qual a didática está integrada, abrange o trabalho desenvolvido em sala de aula e globalmente na escola como projeto político-pedagógico.
Na atuação dos professores em diferentes níveis e modalidades de ensino, ter conhecimentos didáticos significa saber os conteúdos específicos, mas não saber explicá-los.
A didática desconsidera o processo de ensino e aprendizagem, a avaliação e os métodos de ensino.
A preocupação da didática deve ser apenas com o imediato e com o prático, desconhecendo os clássicos em educação, os aspectos teóricos, e desvalorizando as questões que a realidade impõe.
Conforme Candau e Koff (2015), “é possível afirmar que a didática sempre interagiu com os diferentes momentos históricos, com as diversas visões que seus autores tinham/têm do papel social da educação e da escola”.
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SALES, M. J. F. S. e et al. Por uma didática fundamental. Anais VI
Conedu. Campina Grande: Realize Editora, 2019, com adaptações.
Com relação ao tema do texto, no que se refere à didática, assinale a alternativa correta.
As práticas educacionais desenvolvidas nas escolas são consequências diretas da concepção pedagógica vigente em cada período, ainda que, de certa forma, oculta.
A “concepção bancária” de educação, descrita por Paulo Freire, diz respeito a uma didática reflexiva.
Na pedagogia tradicional, a didática busca uma pedagogia ativa, centrada na iniciativa dos alunos, no diálogo e na troca de conhecimentos.
Na tendência progressista crítico-social dos conteúdos, a didática pode ser concebida como um campo de conhecimento capaz de ajudar os professores na tarefa do ensino, contribuindo para a manutenção social.
A tendência liberal tecnicista propõe uma didática ancorada no arcabouço teórico não diretivo de Carl Rogers.
É necessário refletir, planejar, definir, acompanhar e avaliar as estratégias para decidir quais precisam ser adotadas, a fim de se chegar aonde se deseja enquanto instituição escolar. O instrumento utilizado para organizar e formalizar os itens citados é
a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
a gestão democrática da escola.
as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs).
o projeto político-pedagógico (PPP).
a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
Na gestão da aprendizagem, identifica-se quanto os estudantes aprenderam diante dos objetivos propostos nas unidades curriculares durante o percurso deles no ensino fundamental. Além disso, constata-se aquilo que a escola se propôs a ensinar e construir conhecimentos. Para se obter os dados e gerar um diagnóstico que irá amparar a gestão da aprendizagem na escola, esse processo contempla quatro frentes interdependentes. Assinale a alternativa que apresenta uma dessas frentes.
Definição de objetivos genéricos de aprendizagem para os programas de ensino.
Tradução dos objetivos de aprendizagem das unidades curriculares em comportamentos e conhecimentos observáveis e mensuráveis.
Elaboração de avaliações com instrumentos para registro do desempenho de aprendizagens dos estudantes em detrimento de análises contextuais.
Reuniões com diretores das escolas para divulgação e comparação dos resultados desse processo nas redes de ensino.
Ações de cunho administrativo e institucional com vistas à melhoria do processo de ensino-aprendizagem com base quantitativa.
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