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Matéria:
Pedagogia
Assunto:
Legislação da Educação
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#1121030
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prova:
79270
•
questão 41
prova
•
edital
Pedagogia
•
Legislação da Educação
|
Cursos de Graduação e Educação Profissional Tecnológica - Decretos e Portarias
2021
•
CEFET-MG
•
CEFET-MG
•
Pedagogo
Quanto à historicidade do conceito de currículo integrado, no debate sobre Educação Profissional no Brasil, a correta relação entre o conceito teórico que fundamenta a discussão e suas bases é:
A)
Formação desinteressada, cujas origens estão relacionadas a Antônio Gramsci, na retomada das críticas ao Programa de Gotha.
B)
Formação politécnica, cujas origens estão em Marx, em sua defesa da educação das crianças para a ocupação de melhores postos de trabalho.
C)
Formação omnilateral, cujas origens estão em Antônio Gramsci, com o significado de uma formação técnica especializada para os trabalhadores.
D)
Formação integral, cujas origens estão na filosofia da educação socialista de Pistrak e Krupskaya, expressando a necessidade de formação técnica dos soviéticos após a revolução.
E)
Formação científico-tecnológica, cujas origens podem ser atribuídas a Saint-Simon, Robert Owen e Fourier, tendo Marx verificado a necessidade de uma formação nesses termos.
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#1121031
•
prova:
79270
•
questão 42
prova
•
edital
Pedagogia
•
Legislação da Educação
|
Plano Nacional de Educação (pne) – Leis e Seus Objetivos
2021
•
CEFET-MG
•
CEFET-MG
•
Pedagogo
O Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) tem como finalidade ampliar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal. Conforme o Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010, são áreas nas quais devem ser desenvolvidas ações do PNAES,
EXCETO
A)
creche.
B)
carreira.
C)
inclusão digital.
D)
atenção à saúde.
E)
apoio pedagógico.
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#1121032
•
prova:
79270
•
questão 43
prova
•
edital
Pedagogia
•
Temas Educacionais Pedagógicos
|
Legislação da Educação
|
Inclusão e Exclusão - Diversidade, Desigualdade e Diferença
|
Educação Especial - Leis, Tratados e Normas Especiais
2021
•
CEFET-MG
•
CEFET-MG
•
Pedagogo
No que se refere ao direito à educação, a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, define que é incumbência do poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar,
EXCETO
:
A)
Sistema educacional inclusivo em todos os níveis e modalidades, bem como o aprendizado ao longo de toda a vida.
B)
Acesso à educação superior e à educação profissional e tecnológica em igualdade de oportunidades e condições com as demais pessoas.
C)
Pesquisas voltadas para o desenvolvimento de novos métodos e técnicas pedagógicas, de materiais didáticos, de equipamentos e de recursos de tecnologia assistiva.
D)
Tecnologia assistiva, tecnologia de reabilitação, materiais e equipamentos adequados e apoio técnico profissional, de acordo com as especificidades de cada pessoa com deficiência.
E)
Oferta de educação bilíngue, em Libras, como primeira língua, e na modalidade escrita da Língua Portuguesa, como segunda língua, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas.
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#1121033
•
prova:
79270
•
questão 44
prova
•
edital
Pedagogia
•
Legislação da Educação
|
Lei Nº 9.394 de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (ldben) e Suas Alterações
2021
•
CEFET-MG
•
CEFET-MG
•
Pedagogo
Em relação à Seção IV-A da Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996, que aborda a Educação Profissional Técnica de nível médio e as atualizações dadas com a Lei nº 11.741, de 16 de julho de 2008, é
INCORRETO
afirmar que
A)
o ensino médio, atendida a formação geral do educando, poderá prepará-lo para o exercício de profissões técnicas.
B)
a educação profissional técnica de nível médio será desenvolvida nas formas articulada com o ensino médio e subsequente, em cursos destinados a quem já tenha concluído o ensino médio.
C)
a organização dos cursos de EPTNM, nas formas articulada concomitante e subsequente, tem como objetivo a preparação para o trabalho, vedada sua estruturação em etapas com terminalidade.
D)
a educação profissional técnica de nível médio deverá observar, entre outros pontos, objetivos e definições contidos nas diretrizes curriculares nacionais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação.
E)
a preparação geral para o trabalho e, facultativamente, a habilitação profissional poderão ser desenvolvidas nos próprios estabelecimentos de ensino médio ou em cooperação com instituições especializadas em educação profissional.
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#1121035
•
prova:
79270
•
questão 46
prova
•
edital
Pedagogia
•
Legislação da Educação
|
Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação das Relações Étnico-raciais
2021
•
CEFET-MG
•
CEFET-MG
•
Pedagogo
De acordo com o Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana (BRASIL, 2009), são atribuições das instituições de ensino superior,
EXCETO
:
A)
Fomentar pesquisas, desenvolvimento e inovações tecnológicas na temática das relações étnico-raciais.
B)
Desenvolver atividades acadêmicas, encontros, jornadas e seminários de promoção das relações étnico-raciais positivas.
C)
Dedicar especial atenção aos cursos de licenciatura e formação de professores, garantindo formação adequada aos professores sobre História e Cultura Afro-brasileira e Africana.
D)
Divulgar junto às secretarias estaduais e municipais a existência de programas institucionais que possam contribuir com a disseminação e pesquisa da temática em associação com a educação básica.
E)
Articular ações e instrumentos que permitam o acompanhamento da implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana.
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