MENU
Instalar nosso app
Estudos
Flashcards
novo
Planos de Estudos
Questões
Simulados
Concursos
Rankings Pós-Prova
Concursos Passados
Ordenar Resultados
Informações
Organizadoras
Órgãos
Cargos
Disciplinas
Estatísticas
Nosso Desempenho
Estatísticas das Organizadoras
Estatísticas de Cursos
Planos e preços
Ajuda
Modo Escuro
Ativar notificações
Questões de concursos
Resolva quantas desejar, é ilimitado!
Filtros Inteligentes
A lista de dados de cada filtro é atualizada de acordo com os filtros previamente inseridos.
Somente são apresentados na lista de cada um, dados existentes na combinação de filtros já escolhida.
Concursos
OAB
ENEM
Vestibular
Incluir
Excluir
Matéria:
Pedagogia
Assunto:
Aspectos Sociológicos da Educação
Somente anuladas
Excluir anuladas
Somente desatualizadas
Excluir desatualizadas
Com anotações
Sem anotações
Respondidas
Não respondidas
Acertadas
Erradas
Limpar
Filtrar
Meus filtros
Meus cadernos
Minhas estatísticas
294 questões
F
P
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
N
E
Rows Per Page
5
15
30
#1121130
•
prova:
79276
•
questão 33
prova
•
edital
Pedagogia
•
Temas Educacionais Pedagógicos
|
Aspectos Sociológicos da Educação
|
Projeto Político Pedagógico
|
Educação e Cidadania: Aspectos da Educação Brasileira e Regional
2021
•
FUNDEP
•
Prefeitura de Itapecerica da Serra - SP
•
Pedagogo
Vasconcellos (2006) ressalta que o Projeto Político-Pedagógico (PPP) pode ser compreendido como a sistematização, não definitiva, de um processo de planejamento participativo que explicita de modo claro a ação educativa a ser realizada na instituição. De acordo com as reflexões do autor, analise as seguintes afirmativas sobre o PPP. I. Entre os passos que podem constar no processo de elaboração e aplicação do PPP, estão: decisão inicial de fazê-lo; trabalho de sensibilização e preparação; decisão coletiva. II. O marco operativo é considerado o conjunto de ações concretas a serem realizadas pela instituição. III. O conhecimento da realidade, o julgamento da realidade e a localização de suas necessidades são tarefas correspondentes ao diagnóstico. Estão corretas as afirmativas
A)
I e II, apenas.
B)
I e III, apenas.
C)
II e III, apenas
D)
I, II e III.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
Verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#1121134
•
prova:
79276
•
questão 37
prova
•
edital
Pedagogia
•
Aspectos Sociológicos da Educação
|
Educação e Cidadania: Aspectos da Educação Brasileira e Regional
|
Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador
2021
•
FUNDEP
•
Prefeitura de Itapecerica da Serra - SP
•
Pedagogo
Castro e Regattieri (2009) estudaram a interação escola-família tendo como fio condutor o questionamento sobre como construir uma relação entre escola e família que favoreça a aprendizagem das crianças e adolescentes. Nesse estudo, a finalidade da interação escola-família priorizada pelas autoras é descrita como:
A)
O conhecimento do aluno no seu contexto social como elemento para que as práticas pedagógicas, escolares e educacionais possam ser revistas.
B)
A efetivação do direito das famílias à informação sobre a educação dos filhos.
C)
Uma maior proximidade entre comunidade e escola para conscientização dos responsáveis sobre seus papéis na educação dos filhos.
D)
A consolidação da gestão democrática da escola por meio dos órgãos colegiados.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
Verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#1123020
•
prova:
79463
•
questão 4
simulado
•
prova
Pedagogia
•
Aspectos Sociológicos da Educação
|
Educação e Cidadania: Aspectos da Educação Brasileira e Regional
|
Principais Correntes do Pensamento Sociológico
2021
•
Máxima
•
Prefeitura de Heliodora - MG
•
Professor - Educação Básica I
“Qualquer grupo está permeado por questões de poder. O poder é inerente ao ser humano. E isso porque o poder é político. E o homem é um animal político. Para Weber, o poder está nas relações de mando e obediência, na relação entre empregador e empregado. Para Foucault, o poder só pode ser conquistado com barganha. Segundo essa concepção do pensador francês, o poder é uma relação desigual de trocas, onde os mais privilegiados dão o mínimo (pequenos benefícios) para os menos privilegiados, que são condicionados a serem submissos. Essas coisas mínimas fazem com que os menos privilegiados fiquem passíveis. Somado essa atitude à outras práticas, podemos dizer que é assim que se criam corpos dóceis. Já para Pagès, a organização estimula a formação de um ideal coletivo. Com esse coletivo, surge algo parecido como uma “coerção própria”. Isto é, o sujeito não se sente digno e capaz de pertencer ao coletivo. A partir daí, ele obedece às regras. Também se criam corpos dóceis dessa forma, afastando a possibilidade desses sujeitos serem críticos. Quer dizer, eles são críticos, mas estão inseridos dentro de um contexto que permite sua criticidade”.
Fonte: Costa, Lucas Carneiro. Relações de poder e gestão escolar na contemporaneidade. 10 de junho de 2020.
Disponível em: <https://pensaraeducacao.com.br/pensaraeducacaoempauta/relacoes-de-poder-egestao-escolar-na-contemporaneidade/> Data de acesso: 10/8/2021
Nesse sentido, as relações de poder na escola envolvem,
EXCETO:
A)
A atuação do professor é essencial para expor aos alunos uma pedagogia da autonomia.
B)
A atuação do diretor deve visar a garantia desse movimento.
C)
As instâncias educacionais devem valorizar a escola como espaço de disciplina e tomada de decisões coletivas.
D)
A democratização da escola é urgente, para combater as formas centralizadas e autoritárias de poder.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
Verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#1360289
•
prova:
82808
•
questão 3
prova
•
edital
Pedagogia
•
Aspectos Sociológicos da Educação
|
Educação, Sociedade e Prática Escolar
|
Educação e Cidadania: Aspectos da Educação Brasileira e Regional
2021
•
Marinha
•
Quadro Técnico
•
Primeiro Tenente - Pedagogia
O sociólogo francês Jean-Claude Forquin (1993 apud SOUZA, 2015) identifica e discute cinco tipos diferentes de acepções do termo cultura. A qual dessas acepções do termo cultura corresponde o trecho a seguir: “a cultura é considerada como o conjunto dos traços característicos do modo de vida de uma sociedade, de uma comunidade ou de um grupo, aí compreendidos os aspectos que se podem considerar como mais cotidianos, os mais triviais ou os mais 'inconfessáveis””?
A)
Tradicional.
B)
Descritiva.
C)
Identitária.
D)
Universalista-unitária.
E)
Filosófica.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
Verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#1360299
•
prova:
82808
•
questão 13
prova
•
edital
Pedagogia
•
Aspectos Sociológicos da Educação
|
Educação, Sociedade e Prática Escolar
|
Educação e Cidadania: Aspectos da Educação Brasileira e Regional
|
Principais Correntes do Pensamento Sociológico
2021
•
Marinha
•
Quadro Técnico
•
Primeiro Tenente - Pedagogia
Segundo Souza (2015), existem aproximações e distanciamentos entre os estudos sociológicos de Karl Marx, Max Weber e Emile Durkheim. Assim, de acordo com o autor, referente a essas aproximações e distanciamentos, é correto afirmar que:
A)
Marx e Weber eram otimistas em relação à sociedade. Entretanto, o primeiro acreditava que O proletário promoveria as transformações necessárias à superação das desigualdades sociais. O segundo acreditava nas mudanças pelas ações de cada indivíduo.
B)
Marx e Weber compartilhavam o entendimento de que a sociedade vive em conflito decorrente da posse e não posse dos meios de produção, bem como distribuição desigual de poder. O primeiro analisa os conflitos na ótica da coletividade e o segundo na ótica da individualidade.
C)
Weber e Durkheim eram otimistas em relação à sociedade. Enquanto o primeiro analisava a sociedade pela ótica da infindável luta por interesses diversos e a produção de sentido, o segundo analisava o consenso e a causação funcional.
D)
Durkheim e Marx percebem a realidade como uma totalidade, porém, para o primeiro, uma totalidade que expressa uma interdependência funcional e, para o segundo, a realidade é percebida como uma totalidade relacional, conflituosa e contraditória.
E)
Weber caracteriza a sociedade por uma infindável luta de interesses divergentes e a busca da conexão de sentido que faz com que, nessa mesma sociedade, exista consenso, o que o aproxima da análise de Durkheim sobre totalidade relacional, conflituosa e sua organicidade.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
Verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
294 questões
F
P
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
N
E
Rows Per Page
5
15
30
Compartilhe esse conteúdo!
https://olhonavaga.com.br/questoes/questoes?tc=1&ma=1402&as=8585
Minhas anotações para a questão #
Apagar
Data
Anotação
Nenhuma anotação inserida
Nova anotação:
Salvar
Suas respostas para a questão #
Data
Alternativa
Acertou?
Nenhuma anotação inserida
Meus filtros
Salvar novo filtro com as configurações atuais:
Salvar
Carregar filtros salvos:
Apagar
Filtro
Nenhum filtro salvo
Inserir a questão # em um caderno
Novo caderno:
Salvar e inserir
Escolha um caderno para filtrar as questões
Apagar
Nome
Nenhum caderno foi criado
Solicitar alteração de dados na questão #
As respostas apresentadas nas questões estão de acordo com o gabarito divulgado pela banca examinadora.
Não cabe aqui julgar se a banca examinadora está correta ou não
, para isso
utilize os comentários
dessa questão.
Gabarito Errado
Cancelar
Enviar
Outro problema
Para julgamento da elaboração da questão ou das respostas, utilize a seção de comentários da questão
Detalhes das correções necessárias (erro referente ao cadastro da questão no site):
Cancelar
Enviar
Estudos
Flashcards
Planos de Estudos
Questões
Simulados
Concursos
Rankings Pós-Prova
Concursos Passados
Ordenar Resultados
Informações
Organizadoras
Órgãos
Cargos
Disciplinas
Estatísticas
Nosso Desempenho
Estatísticas das Organizadoras
Estatísticas de Cursos
Mais
Planos e preços
Sobre Nós
Ajuda
Siga
Estudantes
3.899.324
Flashcards
359.939
Planos de Estudos
15.881
Questões
950.845
Simulados
19.920
Rankings Pós-Prova
43.481
Termos de Uso e Política de Privacidade
© copyright - todos os direitos reservados | olhonavaga.com.br
Ative nossas notificações para receber atualizações sobre seus pagamentos, estatísticas das suas ferramentas de estudo e promoções!
Fique ligado em cada atualização!
Ativar
Como o seu navegador já bloqueou as notificações do nosso portal, você deverá acessar nosso site utilizando seu navegador, clicar no ícone de cadeado ao lado do nosso endereço URL e habilitar manualmente o envio de notificações.
Instale nosso APP para receber atualizações sobre seus pagamentos, estatísticas das suas ferramentas de estudo e promoções!
Fique ligado em cada atualização!
Instalar APP