Na evolução da ciência da Administração muitas foram as contribuições de filósofos, cientistas e organizações. Assim, o filósofo Francis Bacon, fundador da lógica moderna, antecipou-se ao conceito conhecido em Administração como princípio da:
Especialização
Unidade de comando
Dúvida sistemática ou da evidência
Prevalência do principal sobre o assessório
A abordagem da Administração cuja preocupação básica era a racionalização do trabalho do operário e o desenho de cargos mais simples e elementares, com ênfase nas tarefas é a denominada:
Teoria clássica
Administração científica
Teoria estruturalista da administração
Abordagem sistêmica da administração
A estrutura organizacional que tem como características a flexibilidade e adaptação às circunstâncias, orientada para resultados concretos, com alta concentração de recursos e investimentos, produto de grande porte, com datas e prazos de execução, está relacionada com o seguinte tipo de departamentalização:
produto
processo
projeto
clientela
O conjunto de interações e de relacionamentos espontâneos que se estabelecem entre os vários elementos humanos de uma organização, onde sua duração e natureza transcendem as relações da organização racional, diz respeito à organização:
total
formal
informal
funcional
A cultura organizacional diz respeito ao modo de vida próprio de cada organização, tendo como base um sistema de crenças, valores, tradições e hábitos. Nesse sentido, o elemento utilizado pelas empresas para transmissão de sua cultura organizacional constituído por atividades repetidas que expressam e reforçam os valores-chave da organização, como os programas de treinamento e integração de novos colaboradores e festas de final de ano, são denominados:
mitos
rituais
histórias
símbolos
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