MENU
Instalar nosso app
Estudos
Flashcards
novo
Planos de Estudos
Questões
Simulados
Concursos
Rankings Pós-Prova
Concursos Passados
Ordenar Resultados
Informações
Organizadoras
Órgãos
Cargos
Disciplinas
Estatísticas
Nosso Desempenho
Estatísticas das Organizadoras
Estatísticas de Cursos
Planos e preços
Ajuda
Reviews
Modo Escuro
Ativar notificações
Questões de concursos
Resolva quantas desejar, é ilimitado!
Filtros Inteligentes
A lista de dados de cada filtro é atualizada de acordo com os filtros previamente inseridos.
Somente são apresentados na lista de cada um, dados existentes na combinação de filtros já escolhida.
Concursos
OAB
ENEM
Vestibular
Incluir
Excluir
Matéria:
Pedagogia
Somente anuladas
Excluir anuladas
Somente desatualizadas
Excluir desatualizadas
Com anotações
Sem anotações
Respondidas
Não respondidas
Acertadas
Erradas
Limpar
Filtrar
Meus filtros
Meus cadernos
Minhas estatísticas
36016 questões
F
P
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
N
E
Linhas por página
5
15
30
#1142977
•
prova:
82698
•
questão 4
prova
•
edital
Pedagogia
•
História da Educação Brasileira
|
A Educação Como Processo de Construção Histórica
2023
•
FAB
•
CIAAR
•
Oficial de Apoio da Aeronáutica - Pedagodia
Na história da educação é possível encontrar várias concepções, quando são considerados os diferentes ideais da formação do homem para diferentes épocas de sociedade. No momento, a concepção de educação aponta para o desenvolvimento do ser humano como um todo, corroborando o seu papel na sociedade, cada vez mais comprometido com a formação cidadã.
Sabendo disso, atualmente, os processos educacionais reúnem duas realidades indissociáveis no desenvolvimento do homem que são
A
a formação intelectual e a formação social.
B
o desenvolvimento humano e o desenvolvimento heterônomo.
C
a formação dos modos de vida e a formação social dos indivíduos.
D
o condicionamento social dos indivíduos e garantia da liberdade e autonomia.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#1142978
•
prova:
82698
•
questão 5
prova
•
edital
Pedagogia
•
História da Educação Brasileira
|
A Educação Como Processo de Construção Histórica
2023
•
FAB
•
CIAAR
•
Oficial de Apoio da Aeronáutica - Pedagodia
“Na antiguidade sempre prevaleceu o viés de uma história “mestra da vida”, porque sempre teria algo a ensinar com os feitos de figuras exemplares que expressavam modelos de conduta política, moral ou religiosa. Apesar da investigação histórica ser uma novidade, aberta à mudança, o que permaneceu na Antiguidade e na Idade Média foi a visão platônico-aristotélica, o que não garantia à história o status de ciência (episteme), sendo vista, portanto, como uma forma menor de retórica, destituída de rigor e na qual, segundo alguns, eram feitas concessões demais à imaginação no relato dos fatos.”
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda.
História da Educação e da Pedagogia
: geral e do Brasil. 3. ed. São Paulo: Ed Moderna, 2006, p. 9.
A visão histórica platônico-aristotélica era constituída de um(a)
A
movimento cíclico.
B
demagogia das oligarquias.
C
mundo estático em que se buscava o universal.
D
mundo terreno, temporal, sujeito à mudança, à corrupção e à morte.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#1142979
•
prova:
82698
•
questão 6
prova
•
edital
Pedagogia
•
História da Educação Brasileira
2023
•
FAB
•
CIAAR
•
Oficial de Apoio da Aeronáutica - Pedagodia
“Os jesuítas tornaram-se famosos pelo empenho em institucionalizar o colégio como local por excelência de formação religiosa, intelectual e moral das crianças e dos jovens. Para atingir esses objetivos, instauraram rígida disciplina, aplicada nos internatos criados para garantir proteção e vigilância. Além de controlar a admissão dos alunos, concediam férias bem curtas para evitar que o contato com a família afrouxasse os hábitos morais adquiridos.”
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda.
História da Educação e da Pedagogia
: geral e do Brasil. 3 ed. São Paulo: Editora Moderna, 2006, p. 206.
Sobre o ensino dos jesuítas, analise as assertivas a seguir.
I. O ensino jesuítico adotava a pedagogia aristotélica-tomista, portanto, realista. II. O ensino jesuítico promoveu a separação entre escola e vida, porque não transmitia aos alunos as inovações do seu tempo. III. O ensino jesuítico era considerado excessivamente dogmático, autoritário e por demais comprometidos com a Inquisição. IV.O ensino jesuítico ocupava-se mais com exercícios de erudição e retórica e a maneira de analisar os textos propiciava o desenvolvimento do espírito crítico.
Estão corretas
apenas
as assertivas
A
I e IV.
B
II e III.
C
I e II.
D
III e IV.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#1142981
•
prova:
82698
•
questão 8
prova
•
edital
Pedagogia
•
Principais Autores
|
Vygotsky
2023
•
FAB
•
CIAAR
•
Oficial de Apoio da Aeronáutica - Pedagodia
Vigotsky observou que a capacidade de crianças com o mesmo nível de desenvolvimento mental para aprender sob a orientação de um professor, variava enormemente. Em seus estudos, ele considera que existem três concepções sobre a relação entre desenvolvimento e aprendizagem. Sobre o tema, analise as assertivas a seguir.
I. A primeira concepção centra-se na ideia de que os processos de desenvolvimento e aprendizagem são independentes.
II. A segunda concepção admite que aprendizado é desenvolvimento e que os ciclos de desenvolvimento e de aprendizagem ocorrem simultaneamente.
III. A terceira concepção admite que o desenvolvimento se baseia em dois processos inerentemente diferentes, embora relacionados, em que cada um influencia o outro.
Sobre as concepções acima, é correto afirmar que Vigotski defende
A
apenas uma.
B
apenas duas.
C
todas.
D
nenhuma.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#1142982
•
prova:
82698
•
questão 9
prova
•
edital
Pedagogia
•
Temas Educacionais Pedagógicos
|
Aspectos Psicológicos da Educação
|
A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem
|
Teorias do Desenvolvimento e da Aprendizagem
2023
•
FAB
•
CIAAR
•
Oficial de Apoio da Aeronáutica - Pedagodia
As teorias de aprendizagem fornecem, geralmente, subsídios para o planejamento e a organização de estratégias de ensino. A sugestão rogeriana não tem a ver com metodologias, mas sim com atitudes do professor. O ponto de partida de sua concepção é de que somente pessoas podem desenvolver pessoas. Logo, é necessário fazer com que administradores, professores, supervisores, dentre outros, sejam, primeiramente, pessoas por sua própria conta que expressam abertamente onde estão e quem são, sem esconderem-se atrás da aparência de serem o profissional “X”.
A partir desta concepção de pessoas, Rogers (1970) propõe que na Escola sejam definidas novas alternativas para lidar com a sala de aula, baseando-se em objetivos e valores, pelos quais educadores e estudantes devem lutar.
Sobre tais objetivos e valores, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) O objetivo deve ser o de dirigir o foco da aprendizagem a quem aprende e não a quem ensina. ( ) As qualidades requeridas do facilitador são autenticidade, confiança, aceitação do outro e compreensão empática. ( ) O professor deve ter a exata medida do interesse dos estudantes pelo seu trabalho, na medida em que eles são livres para participar ou estar ausentes das atividades. ( ) A relação pedagógica deve ter cooperação significativa, influenciando na visão do mundo do sujeito, lhe permitindo evoluir de uma perspectiva subjetivista para a objetividade. ( ) A relação pedagógica deve ter caráter não-ameaçador, fundamentada em relações pessoais adequadas, baseadas no respeito mútuo e no modelo professor ensina e o estudante aprende.
Marque a opção que apresenta a sequência correta.
A
(V); (F); (F); (V); (V).
B
(F); (V); (F); (V); (F).
C
(V); (V); (V); (F); (F).
D
(F); (F); (V); (F); (V).
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
36016 questões
F
P
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
N
E
Linhas por página
5
15
30
Compartilhe esse conteúdo!
https://olhonavaga.com.br/questoes/questoes?tc=1&ma=1402
Minhas anotações para a questão #
Apagar
Data
Anotação
Nenhuma anotação inserida
Nova anotação:
Salvar
Suas respostas para a questão #
Data
Alternativa
Acertou?
Nenhuma anotação inserida
Meus filtros
Salvar novo filtro com as configurações atuais:
Salvar
Carregar filtros salvos:
Apagar
Filtro
Nenhum filtro salvo
Inserir a questão # em um caderno
Novo caderno:
Salvar e inserir
Escolha um caderno para filtrar as questões
Apagar
Nome
Nenhum caderno foi criado
Solicitar alteração de dados na questão #
As respostas apresentadas nas questões estão de acordo com o gabarito divulgado pela banca examinadora.
Não cabe aqui julgar se a banca examinadora está correta ou não
, para isso
utilize os comentários
dessa questão.
Gabarito Errado
Cancelar
Enviar
Outro problema
Para julgamento da elaboração da questão ou das respostas, utilize a seção de comentários da questão
Detalhes das correções necessárias (erro referente ao cadastro da questão no site):
Cancelar
Enviar
Estudos
Flashcards
Planos de Estudos
Questões
Simulados
Concursos
Rankings Pós-Prova
Concursos Passados
Ordenar Resultados
Informações
Organizadoras
Órgãos
Cargos
Disciplinas
Estatísticas
Nosso Desempenho
Estatísticas das Organizadoras
Estatísticas de Cursos
Mais
Planos e preços
Sobre Nós
Ajuda
Reviews
Estudantes
4.060.309
Flashcards
389.432
Planos de Estudos
16.460
Questões
1.230.597
Simulados
25.923
Rankings Pós-Prova
46.309
Termos de Uso e Política de Privacidade
© copyright - todos os direitos reservados | olhonavaga.com.br
Ative nossas notificações para receber atualizações sobre seus pagamentos, estatísticas das suas ferramentas de estudo e promoções!
Fique ligado em cada atualização!
Ativar
Como o seu navegador já bloqueou as notificações do nosso portal, você deverá acessar nosso site utilizando seu navegador, clicar no ícone de cadeado ao lado do nosso endereço URL e habilitar manualmente o envio de notificações.
Instale nosso APP para receber atualizações sobre seus pagamentos, estatísticas das suas ferramentas de estudo e promoções!
Fique ligado em cada atualização!
Instalar APP