MENU
Instalar nosso app
Estudos
Flashcards
novo
Planos de Estudos
Questões
Simulados
Concursos
Rankings Pós-Prova
Concursos Passados
Ordenar Resultados
Informações
Organizadoras
Órgãos
Cargos
Disciplinas
Estatísticas
Nosso Desempenho
Estatísticas das Organizadoras
Estatísticas de Cursos
Planos e preços
Ajuda
Modo Escuro
Ativar notificações
Questões de concursos
Resolva quantas desejar, é ilimitado!
Filtros Inteligentes
A lista de dados de cada filtro é atualizada de acordo com os filtros previamente inseridos.
Somente são apresentados na lista de cada um, dados existentes na combinação de filtros já escolhida.
Concursos
OAB
ENEM
Vestibular
Incluir
Excluir
Matéria:
Pedagogia
Assunto:
Referencial Curricular Para a Educação Infantil
Somente anuladas
Excluir anuladas
Somente desatualizadas
Excluir desatualizadas
Com anotações
Sem anotações
Respondidas
Não respondidas
Acertadas
Erradas
Limpar
Filtrar
Meus filtros
Meus cadernos
Minhas estatísticas
193 questões
F
P
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
N
E
Rows Per Page
5
15
30
#1454781
•
prova:
97421
•
questão 21
prova
•
edital
Pedagogia
•
Educação Infantil
|
Legislação da Educação
|
Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação Básica
|
Referencial Curricular Para a Educação Infantil
2022
•
IFPI
•
IF-PI
•
Professor - Artes
De acordo com o art. 26. Os currículos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.
(BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB.9394/1996 Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acessado em: 04/07/2022.).
O § 2º desse artigo da LDB refere-se ao ensino da arte, atualizado pela última vez em 2017. Marque a alternativa que possui a redação CORRETA deste parágrafo.
A
§ 2º - O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da Educação Básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.
B
§ 2º - O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da Educação Básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.
C
§ 2º - O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.
D
§ 2º - O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório dos Ensinos Fundamental e Médio.
E
§ 2º - O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório da Educação Básica.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#1459448
•
prova:
97513
•
questão 21
prova
•
edital
Pedagogia
•
Educação Infantil
|
O Cuidar na Educação Infantil
|
Referencial Curricular Para a Educação Infantil
2022
•
Consulpam
•
Prefeitura de Irauçuba - CE
•
Professor - Pedagogia
A respeito dos conceitos de “educar e cuidar”, apresentados no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, publicado em 1998, assinale a alternativa INCORRETA.
A
Educar significa propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal.
B
Educar auxilia no desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas, na perspectiva de contribuir para a formação de crianças felizes e saudáveis.
C
Contemplar o “cuidar” na esfera da instituição da educação infantil significa compreendê-lo como parte integrante da educação, embora possa exigir conhecimentos, habilidades e instrumentos que extrapolam a dimensão pedagógica.
D
Os procedimentos do “cuidar” precisam seguir, prioritariamente, os princípios de promoção à saúde de forma a atingir os objetivos dos cuidados com a preservação da vida e com o desenvolvimento das capacidades humanas.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#1459452
•
prova:
97513
•
questão 25
prova
•
edital
Pedagogia
•
Lei Nº 9.394 de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (ldben) e Suas Alterações
|
Educação Infantil
|
Legislação da Educação
|
Referencial Curricular Para a Educação Infantil
2022
•
Consulpam
•
Prefeitura de Irauçuba - CE
•
Professor - Pedagogia
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, publicado em 1998, integrou a série de documentos dos Parâmetros Curriculares Nacionais elaborados pelo Ministério da Educação e do Desporto, atendendo às determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96). Tendo como base o referido documento, assinale a alternativa INCORRETA sobre a concepção de criança.
A
A criança é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico.
B
As crianças possuem uma natureza singular, que as caracteriza como seres que sentem e pensam o mundo de um jeito muito próprio.
C
A criança tem na escola um ponto de referência fundamental, apesar da multiplicidade de interações sociais que estabelece com outras instituições sociais.
D
As crianças se utilizam das mais diferentes linguagens e exercem a capacidade que possuem de terem ideias e hipóteses originais sobre aquilo que buscam desvendar.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#1464009
•
prova:
97673
•
questão 28
simulado
•
prova
•
edital
Pedagogia
•
Educação Infantil
|
Referencial Curricular Para a Educação Infantil
|
A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil
|
Concepções de Educação Infantil
2022
•
Instituto Consulplan
•
SEED-PR
•
Professor - Séries Iniciais
O dia a dia das creches e pré-escolas é repleto de atividades organizadas por educadores que, de uma maneira ou de outra, lidam com o espaço e o tempo a todo o momento. Como organizar tempos de brincar, de tomar banho, de se alimentar, de repousar de crianças de diferentes idades nos espaços das salas de atividades, do parque, do refeitório, do banheiro, do pátio? É tarefa dos educadores organizar o espaço e o tempo das escolas infantis, sempre considerando o objetivo de proporcionar o desenvolvimento das crianças. No Referencial Curricular do Estado do Paraná, este tema é um dos cinco campos de experiência recomendados para a educação infantil. Está em acordo com suas orientações:
A
A importância dessas duas fontes de conhecimento independe do contexto cultural: em alguns meios há uma valorização maior das ações sobre as coisas, dentre outros, o conhecimento verbal é mais valorizado. Em outras palavras, nas atividades cotidianas é por meio de gestos, das ações que as crianças acumulam conhecimento empírico do espaço, conhecimento originado na experiência e sistematizado na linguagem.
B
A construção de conceitos sobre o espaço e o tempo é um processo rápido, sem constrangimentos, com sentimentos e valores que atribuem a eles sentidos variados e instáveis segundo as circunstâncias, as idades e os lugares. Um exemplo curioso é o conceito de tamanho: um carro pode parecer algo pequeno par a um adulto, mas pode ser enorme para uma criança; a extensão da superfície da Terra é finita e mensurável para os matemáticos, mas inconcebível para uma criança.
C
É nas atividades cotidianas, desde a mais tenra idade, que as crianças descobrem as relações dos objetos entre si. Elas adquirem o conhecimento direto ou sensível dos objetos e do espaço interobjetos. Associada à ação sobre as coisas, a denominação das localizações, posições e deslocamentos no espaço é outra fonte de conhecimento espacial, um conhecimento indireto. Por meio da integração dessas duas fontes de conhecimento (direto sensível ou direto verbal) há a representação do espaço.
D
As referências no espaço cotidiano aparecem depois de sua descrição pela linguagem, mas é por meio dessa que adquirem sentido. Cultura e linguagem são, portanto, extremamente importantes na formação dos conceitos temporais e espaciais. Considera-se que a organização do espaço e do tempo se origina depois da construção do pensamento sobre a base das experiências no ambiente, partindo da percepção, encontrando sua confirmação novamente na experiência objetiva, de maneira que a experiência perceptivo-motora (ação e movimento) tem papel principal.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#1467388
•
prova:
97750
•
questão 8
simulado
•
prova
•
edital
Pedagogia
•
Referencial Curricular Para a Educação Infantil
|
Educação Infantil
2022
•
Ameosc
•
Prefeitura de Itapiranga - SC
•
Auxiliar de Ensino - Alfabetização de Jovens e Adultos
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - Formação Pessoal e Social trata do tema sexualidade infantil. Sobre esse tema, marque abaixo, a alternativa INCORRETA.
A
Do ponto de vista da criança, é necessário que ela tenha presenciado a cenas ou a representação de cenas de sexo nos meios de comunicação para que tenham curiosidade e desejos.
B
Dentre as questões relacionadas à sexualidade, as relações de gênero ocupam um lugar central, uma vez que há um vínculo básico entre o gênero de uma pessoa e suas características biológicas, que a definem como do sexo feminino ou masculino.
C
A compreensão da sexualidade como um processo amplo, cultural e inerente ao desenvolvimento das crianças pode auxiliar o professor diante das ações exploratórias das crianças ou das perguntas que fazem a respeito do tema.
D
A reação dos adultos às explorações da criança de seu próprio corpo e aos jogos sexuais com outras crianças lhe fornecem parâmetros sobre o modo como é vista a sua busca de prazer e nesse contexto influencia seus comportamentos atuais e a composição de sua vida psíquica.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
193 questões
F
P
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
N
E
Rows Per Page
5
15
30
Compartilhe esse conteúdo!
https://olhonavaga.com.br/questoes/questoes?tc=1&ma=1402&as=19141
Minhas anotações para a questão #
Apagar
Data
Anotação
Nenhuma anotação inserida
Nova anotação:
Salvar
Suas respostas para a questão #
Data
Alternativa
Acertou?
Nenhuma anotação inserida
Meus filtros
Salvar novo filtro com as configurações atuais:
Salvar
Carregar filtros salvos:
Apagar
Filtro
Nenhum filtro salvo
Inserir a questão # em um caderno
Novo caderno:
Salvar e inserir
Escolha um caderno para filtrar as questões
Apagar
Nome
Nenhum caderno foi criado
Solicitar alteração de dados na questão #
As respostas apresentadas nas questões estão de acordo com o gabarito divulgado pela banca examinadora.
Não cabe aqui julgar se a banca examinadora está correta ou não
, para isso
utilize os comentários
dessa questão.
Gabarito Errado
Cancelar
Enviar
Outro problema
Para julgamento da elaboração da questão ou das respostas, utilize a seção de comentários da questão
Detalhes das correções necessárias (erro referente ao cadastro da questão no site):
Cancelar
Enviar
Estudos
Flashcards
Planos de Estudos
Questões
Simulados
Concursos
Rankings Pós-Prova
Concursos Passados
Ordenar Resultados
Informações
Organizadoras
Órgãos
Cargos
Disciplinas
Estatísticas
Nosso Desempenho
Estatísticas das Organizadoras
Estatísticas de Cursos
Mais
Planos e preços
Sobre Nós
Ajuda
Siga
Estudantes
3.934.309
Flashcards
367.219
Planos de Estudos
16.039
Questões
1.113.119
Simulados
23.879
Rankings Pós-Prova
43.967
Termos de Uso e Política de Privacidade
© copyright - todos os direitos reservados | olhonavaga.com.br
Ative nossas notificações para receber atualizações sobre seus pagamentos, estatísticas das suas ferramentas de estudo e promoções!
Fique ligado em cada atualização!
Ativar
Como o seu navegador já bloqueou as notificações do nosso portal, você deverá acessar nosso site utilizando seu navegador, clicar no ícone de cadeado ao lado do nosso endereço URL e habilitar manualmente o envio de notificações.
Instale nosso APP para receber atualizações sobre seus pagamentos, estatísticas das suas ferramentas de estudo e promoções!
Fique ligado em cada atualização!
Instalar APP