MENU
Instalar nosso app
Estudos
Flashcards
novo
Planos de Estudos
Questões
Simulados
Concursos
Rankings Pós-Prova
Concursos Passados
Ordenar Resultados
Informações
Organizadoras
Órgãos
Cargos
Disciplinas
Estatísticas
Nosso Desempenho
Estatísticas das Organizadoras
Estatísticas de Cursos
Planos e preços
Ajuda
Reviews
Modo Escuro
Ativar notificações
Questões de concursos
Resolva quantas desejar, é ilimitado!
Filtros Inteligentes
A lista de dados de cada filtro é atualizada de acordo com os filtros previamente inseridos.
Somente são apresentados na lista de cada um, dados existentes na combinação de filtros já escolhida.
Concursos
OAB
ENEM
Vestibular
Incluir
Excluir
Banca:
Fuvest
Somente anuladas
Excluir anuladas
Somente desatualizadas
Excluir desatualizadas
Com anotações
Sem anotações
Respondidas
Não respondidas
Acertadas
Erradas
Limpar
Filtrar
Meus filtros
Meus cadernos
Minhas estatísticas
229 questões
F
P
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
N
E
Linhas por página
5
15
30
#1417032
•
prova:
96103
•
questão 11
simulado
•
prova
•
edital
Português
•
Interpretação de Textos
|
Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto
2022
•
Fuvest
•
USP
•
Professor - Língua Portuguesa
Leia o trecho a seguir, retirado do ensaio “O direito à literatura”, de Antonio Candido:
“[...] (1) ela é construção de objetos autônomos como estrutura e significado; (2) ela é uma forma de expressão, isto é, manifesta emoções e a visão do mundo dos indivíduos e dos grupos; (3) ela é uma forma de conhecimento, inclusive como incorporação difusa e inconsciente.”
Vários escritos
. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
De acordo com o autor, essas seriam não apenas as principais funções da literatura, como também as justificativas para seu ensino. Além disso, Candido considera que é importante ensinar a literatura como construção, pois o leitor, ao perceber a organização intencional das palavras, seria capaz de:
A
Aceitar a universalidade da ficção.
B
Organizar sua própria visão de mundo.
C
Compreender perspectivas distintas da sua.
D
Tornar-se um leitor proficiente.
E
Tomar posição em assuntos contemporâneos.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#1417033
•
prova:
96103
•
questão 12
simulado
•
prova
•
edital
Pedagogia
•
Temas Educacionais Pedagógicos
|
Teorias e Práticas para o Ensino de Literatura
2022
•
Fuvest
•
USP
•
Professor - Língua Portuguesa
A professora de literatura e língua portuguesa, ao ver a lista das obras trabalhadas no 1º ano do Ensino Médio, percebe a ausência de diversidade entre elas. A professora opta, então, por excluir
Vidas secas
, de Graciliano Ramos, um livro canônico, e inclui o livro
Ponciá Vicêncio
, de Conceição Evaristo, uma autora negra e contemporânea. Um grupo de pais e mães pergunta à professora a razão dessa mudança. Utilizando o ensaio de Antonio Candido, “O direito à literatura”, a professora pode justificar sua escolha dizendo que:
A
A literatura é um valor universal, portanto não importa quem é o autor ou a autora de uma obra.
B
Os textos antigos perdem seu valor, já que o interesse que uma obra desperta está ligado a sua atualidade.
C
As diferentes perspectivas trazidas pela literatura permitem maior abertura ao diferente.
D
A construção literária e o trabalho com a forma são importantes para ensinar a organização das próprias ideias.
E
A literatura é, antes de tudo, uma escolha individual e não tem relação com a construção da empatia.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#1417034
•
prova:
96103
•
questão 13
simulado
•
prova
•
edital
Português
•
Interpretação de Textos
|
Tipologia Textual
|
Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto
2022
•
Fuvest
•
USP
•
Professor - Língua Portuguesa
No ensaio “Prática de leitura na escola”, do livro O texto na
sala de aula
, João Wanderley Geraldi afirma que:
“O autor, instância discursiva de que emana o texto, se mostra e se dilui nas leituras de seu texto: deu-lhe uma significação, imaginou seus interlocutores, mas não domina sozinho o processo de leitura de seu leitor, pois este, por sua vez, reconstrói o texto na sua leitura, atribuindo-lhe a sua (do leitor) significação.”
O texto na sala de aula
. 3. ed. São Paulo: Ática, 2002.
Para evitar que essa concepção na relação entre autoria e leitura se resuma ao que o autor chama de “simulação de leitura” na sala de aula, Geraldi propõe que:
A
Haja clareza na vivência, definida a partir das tipologias propostas pelo autor, que se quer oferecer aos alunos e às alunas com o texto.
B
A relação que se estabelece com o texto não impedirá que o trabalho em sala de aula seja artificial.
C
A depender da tipologia de vivência que se propõe, é mais fácil recair em uma simulação de leitura.
D
O professor não pode se colocar como mera testemunha da relação entre leitor (aluno/aluna) e texto.
E
Apenas a leitura como fruição poderia tornar a leitura uma atividade real, pois permite escapar da simples reprodução do sistema econômico produtivo no ambiente escolar.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#1417035
•
prova:
96103
•
questão 14
simulado
•
prova
•
edital
Pedagogia
•
Temas Educacionais Pedagógicos
|
Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa
2022
•
Fuvest
•
USP
•
Professor - Língua Portuguesa
Após ler o trecho a seguir, do ensaio “Gramática e política”, de autoria de Sírio Possenti, um professor de língua portuguesa do ensino médio decide que ensinará apenas as variações e não mais a língua padrão, posto que os alunos não precisam saber a nomenclatura gramatical em sala de aula:
“Do ponto de vista da história das línguas e das gramáticas, sabe-se que são os gramáticos que consultam os escritores para ver que regras eles seguem, e não os escritores que consultam as gramáticas para ver que regras devem seguir. Não faz sentido ensinar nomenclaturas a quem não chegou a dominar habilidades de utilização corrente e não traumática da língua escrita.” (extraído da obra
O texto na sala de aula
, organizado por Wanderley Geraldi).
Ao conversar com o colega, outro(a) professor(a) percebe a interpretação inadequada do texto e oferece uma outra, ressaltando que:
A
O ensino das variações linguísticas é desnecessário, pois todas as línguas variam.
B
A língua padrão é mais complexa do que as variações, por isso não se pode abrir mão de ensiná-la.
C
A nomenclatura gramatical é indispensável para corrigir o erro.
D
O ensino da língua padrão não se confunde com o ensino da nomenclatura gramatical.
E
O ensino da língua escrita só é possível se todos souberem a nomenclatura adequada.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#1417036
•
prova:
96103
•
questão 15
simulado
•
prova
•
edital
Português
•
Interpretação de Textos
|
Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto
2022
•
Fuvest
•
USP
•
Professor - Língua Portuguesa
No ensaio “Concepções de linguagem e ensino de português”, do livro
O texto na sala de aula
, João Wanderley Geraldi diz que:
“Antes de qualquer consideração específica sobre a atividade de sala de aula, é preciso que se tenha presente que toda e qualquer metodologia de ensino articula uma opção política – que envolve uma teoria de compreensão e interpretação da realidade – com os mecanismos utilizados em sala de aula.”
Seguindo a orientação deste texto é possível dizer que o foco do professor:
A
Deve ser em como ensinar determinado tópico.
B
Deve ser o que ensinar.
C
Deve ser quando ensinar determinado tópico.
D
Deve ser a quem ensinar.
E
Deve ser para que ensinar.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
229 questões
F
P
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
N
E
Linhas por página
5
15
30
Compartilhe esse conteúdo!
https://olhonavaga.com.br/questoes/questoes?tc=1&ba=463
Minhas anotações para a questão #
Apagar
Data
Anotação
Nenhuma anotação inserida
Nova anotação:
Salvar
Suas respostas para a questão #
Data
Alternativa
Acertou?
Nenhuma anotação inserida
Meus filtros
Salvar novo filtro com as configurações atuais:
Salvar
Carregar filtros salvos:
Apagar
Filtro
Nenhum filtro salvo
Inserir a questão # em um caderno
Novo caderno:
Salvar e inserir
Escolha um caderno para filtrar as questões
Apagar
Nome
Nenhum caderno foi criado
Solicitar alteração de dados na questão #
As respostas apresentadas nas questões estão de acordo com o gabarito divulgado pela banca examinadora.
Não cabe aqui julgar se a banca examinadora está correta ou não
, para isso
utilize os comentários
dessa questão.
Gabarito Errado
Cancelar
Enviar
Outro problema
Para julgamento da elaboração da questão ou das respostas, utilize a seção de comentários da questão
Detalhes das correções necessárias (erro referente ao cadastro da questão no site):
Cancelar
Enviar
Estudos
Flashcards
Planos de Estudos
Questões
Simulados
Concursos
Rankings Pós-Prova
Concursos Passados
Ordenar Resultados
Informações
Organizadoras
Órgãos
Cargos
Disciplinas
Estatísticas
Nosso Desempenho
Estatísticas das Organizadoras
Estatísticas de Cursos
Mais
Planos e preços
Sobre Nós
Ajuda
Reviews
Estudantes
4.060.309
Flashcards
389.432
Planos de Estudos
16.460
Questões
1.230.597
Simulados
25.923
Rankings Pós-Prova
46.309
Termos de Uso e Política de Privacidade
© copyright - todos os direitos reservados | olhonavaga.com.br
Ative nossas notificações para receber atualizações sobre seus pagamentos, estatísticas das suas ferramentas de estudo e promoções!
Fique ligado em cada atualização!
Ativar
Como o seu navegador já bloqueou as notificações do nosso portal, você deverá acessar nosso site utilizando seu navegador, clicar no ícone de cadeado ao lado do nosso endereço URL e habilitar manualmente o envio de notificações.
Instale nosso APP para receber atualizações sobre seus pagamentos, estatísticas das suas ferramentas de estudo e promoções!
Fique ligado em cada atualização!
Instalar APP