Todo planejamento educacional, para qualquer sociedade, tem de responder às marcas e aos valores dessa sociedade.
Só assim é que pode funcionar o processo educativo, ora como força estabilizadora, ora como fator de mudança; às vezes, preservando determinadas formas de cultura, outras, interferindo no processo histórico instrumental.
Paulo Freire e Ira Shor. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 5.ª ed.
Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. p. 23 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item com relação à reflexão acerca do planejamento e da organização do trabalho pedagógico.
O planejamento curricular é a organização da dinâmica escolar. Ele envolve a organização das ações dos educadores durante o processo de ensino, integrando professores, coordenadores e alunos na elaboração de uma proposta de ensino que será projetada para o ano letivo e constantemente avaliada.
Currículo
O currículo, mais do que uma simples enumeração de conteúdos e diretrizes a serem trabalhados em sala de aula pelos professores ao longo das diferentes fases da vida escolar dos estudantes, é uma construção histórica e também cultural que sofre, ao longo do tempo, transformação em suas definições. Por esse motivo, para o professor, é preciso não só conhecer os temas concernentes ao currículo de suas áreas de atuação, como também o sentido expresso por sua orientação curricular.
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No que se refere ao currículo, julgue o item.
As teorias curriculares tradicionais, também chamadas de teorias libertadoras, foram promovidas na primeira metade do século XX, tempo em que se associava as disciplinas curriculares a uma questão puramente mecânica.
No século XX, o currículo era visto como uma instrução mecânica em que se elaborava a listagem de assuntos impostos que deveriam ser ensinados pelo professor e memorizados (repetidos) pelos estudantes.
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