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Matéria:
Pedagogia
Assunto:
Temas Educacionais Pedagógicos
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#1121020
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prova:
79270
•
questão 31
prova
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edital
Pedagogia
•
Temas Educacionais Pedagógicos
|
Gestão Democrática
2021
•
CEFET-MG
•
CEFET-MG
•
Pedagogo
Paro (2001) discute a participação da comunidade externa nos processos decisórios da escola no âmbito da gestão democrática da escola pública. Considere o posicionamento do autor nos trechos transcritos a seguir.
“[...] por mais colegiada que seja a administração da unidade escolar, se ela não inclui a comunidade, corre o risco de constituir apenas mais um arranjo entre os funcionários do Estado, para atender a interesses que, por isso mesmo, dificilmente coincidirão com os da população usuária.”
“Aceitando que a gestão democrática deve implicar necessariamente a participação da comunidade, parece faltar ainda uma maior precisão do conceito de participação. A esse respeito, quando uso esse termo, estou preocupado, no limite, com a participação nas decisões.” Fonte: PARO, Vitor Henrique.
Gestão democrática da escola pública.
São Paulo: Ática, 2001.
A partir da concepção de gestão democrática da escola pública veiculada nos trechos citados,
NÃO
é correto afirmar que
A)
a participação da comunidade nos processos decisórios torna a comunidade objeto na gestão da educação.
B)
a gestão colegiada é condição, mas não é o bastante para a realização de uma gestão efetivamente democrática da escola pública.
C)
a participação da comunidade externa nos serviços de apoio não basta para que a gestão escolar se configure como democrática e participativa.
D)
a participação da comunidade nos processos decisórios é a forma considerada pelo autor para que se levem em conta os objetivos da população usuária da escola.
E)
a escola estatal pode não se configurar, na prática, como efetivamente pública, dependendo do grau e da qualidade da participação da comunidade externa nos processos decisórios.
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#1121022
•
prova:
79270
•
questão 33
prova
•
edital
Pedagogia
•
Temas Educacionais Pedagógicos
|
A Construção do Conhecimento: Papel do Educador, do Educando e da Sociedade
2021
•
CEFET-MG
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CEFET-MG
•
Pedagogo
Ao reformular a pergunta de Spencer sobre a educação, “Que tipo de conhecimento vale mais?”, para “O conhecimento de quem vale mais?”, Michael Apple amplia o questionamento sobre poder e ideologia nos currículos escolares.
APPLE, Michael. Repensando ideologia e currículo. In: MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.).
Currículo, cultura e sociedade
. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2009. p. 39-57.
Considerando esse questionamento e com base no quadro teórico da relação entre poder, ideologia e currículo concebida pelo autor, é correto afirmar que
A)
a escola deve se posicionar diante das pressões que têm como propósito converter metas das empresas e das indústrias nos objetivos principais da formação escolar.
B)
o processo de definição curricular precisa considerar os filtros sociais, filosóficos e psicológicos do currículo, de modo a selecionar eficientemente seus objetivos.
C)
a escola deve preocupar-se com os objetivos educacionais a serem atingidos, devendo selecionar as melhores experiências educacionais, de modo a permitir a consecução desses objetivos.
D)
a filosofia educacional se torna um filtro básico para os currículos escolares, uma vez que existem valores básicos da vida a serem ensinados por meio da educação e, portanto, convertidos em objetivos de ensino.
E)
os esforços das escolas devem se concentrar nas falhas sérias no desenvolvimento dos estudantes, convertendo-as em objetivos educacionais, o que torna essenciais os estudos que identifiquem essas carências.
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#1121024
•
prova:
79270
•
questão 35
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edital
Pedagogia
•
Temas Educacionais Pedagógicos
|
A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem
2021
•
CEFET-MG
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CEFET-MG
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Pedagogo
Sobre o movimento de construção de uma didática alternativa que surgiu no início dos anos 1980, como proposta de superação da didática instrumental, é correto afirmar que
A)
a denominada didática fundamental retoma a discussão do “como fazer pedagógico”, apresentando o conhecimento da área de forma universal.
B)
a contextualização da prática pedagógica e a formação de educadores eram questões que preocupavam o movimento de reconstrução da didática.
C)
os índices de evasão e repetência nas primeiras séries do ensino fundamental eram dados que informavam a necessidade de revisão técnica da didática.
D)
o ponto de partida da didática fundamental é a bidimensionalidade do processo de ensino-aprendizagem, considerados os aspectos biopsicossociais e os aspectos técnicos.
E)
o movimento de reconstrução da didática elegeu como questões prioritárias a definição das didáticas específicas ou metodologias de ensino, a reconstrução do conteúdo da didática e a didática na prática educativa cotidiana.
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#1121025
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prova:
79270
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questão 36
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edital
Pedagogia
•
Temas Educacionais Pedagógicos
|
Projeto Político Pedagógico
2021
•
CEFET-MG
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CEFET-MG
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Pedagogo
O projeto político-pedagógico tem um sentido de direcionamento do projeto educativo da escola, possibilitando o posicionamento institucional em relação às concepções de sociedade, educação e de ser humano.
De acordo com essa concepção apresentada, o projeto político-pedagógico
A)
deve ter a dimensão política subordinada aos aspectos técnicos.
B)
tem como principal função organizar os conteúdos que serão objeto do ensino.
C)
é uma proposta de ação político-educacional, considerada a sua confluência de intenções diversas.
D)
representa uma totalidade articulada decorrente da reflexão e do posicionamento dos gestores institucionais.
E)
é um instrumento de suma importância, definido conforme normas técnicas de planejamento, que possibilita a mudança da realidade educacional de forma precisa.
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#1121026
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questão 37
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edital
Pedagogia
•
Temas Educacionais Pedagógicos
|
A Construção do Conhecimento: Papel do Educador, do Educando e da Sociedade
|
A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem
2021
•
CEFET-MG
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CEFET-MG
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Pedagogo
No artigo “Organização curricular da educação profissional” (2011), Maria Rita Neto Sales Oliveira sintetiza alguns fundamentos da organização curricular da Educação Profissional (EP) baseada numa pedagogia da práxis, refletindo sobre as políticas públicas da EP da década de 1990 e da primeira década do século XXI. É coerente com a definição curricular na perspectiva da pedagogia da práxis defendida pela autora:
A)
A organização curricular deve se orientar pelo resgate da formação acadêmica clássica, resgatando, assim, a formação cultural.
B)
A organização curricular envolve a explicitação das especificidades do conhecimento científico, por um lado, e do conhecimento escolar, por outro.
C)
A organização curricular envolve a superação de desafios, como o desenvolvimento do ensino técnico integrado na perspectiva da escola unitária.
D)
A organização curricular da EP requer o abandono das perspectivas baseadas nas dimensões teleológica, histórico-antropológica e metodológica.
E)
O ensino é uma prática social em suas múltiplas determinações, em contradição com outras práticas na formação social brasileira, porquanto afirma práticas científicas.
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