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OAB
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Matéria:
Arquitetura
Assunto:
Patrimônio Arquitetônico e Cultural
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#1516761
•
prova:
99305
•
questão 24
prova
•
edital
Arquitetura
•
Patrimônio Arquitetônico e Cultural
|
Normas e Leis do Patrimônio Arquitetônico e Cultural
2022
•
UFSM
•
UFSM
•
Arquiteto Urbanista
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) utiliza os instrumentos de proteção do patrimônio material para garantir legalmente a preservação dos bens de interesse cultural para o Brasil. Em relação ao Tombamento, o instrumento mais antigo instituído no ano de 1937, assinale a afirmativa correta.
A
Somente uma pessoa jurídica pode solicitar o tombamento de qualquer bem ao IPHAN.
B
O Tombamento deve ser feito somente pela administração federal.
C
Os bens tombados estão sujeitos à fiscalização realizada pelo IPHAN para verificar condições de conservação.O proprietário só poderá realizar nesses bens, sem a fiscalização do IPHAN, intervenções de baixo impacto, como reformas internas ou modificações em pequenos elementos arquitetônicos de fachadas.
D
Para solicitar o tombamento de qualquer bem ao IPHAN, a pessoa interessada deve encaminhar correspondência para três instâncias, simultaneamente: superintendência do IPHAN estadual, Presidência do IPHAN e Ministério da Cultura.
E
Para ser tombado, o bem passa por um processo administrativo, que analisa sua importância em âmbito nacional e, posteriormente, é inscrito em um ou mais Livros do Tombo.
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#1549530
•
prova:
100418
•
questão 41
simulado
•
prova
•
edital
Arquitetura
•
Patrimônio Arquitetônico e Cultural
|
Normas e Leis do Patrimônio Arquitetônico e Cultural
2021
•
CEBRASPE
•
AL-CE
•
Analista Legislativo - Arquitetura e Urbanismo
A preservação dos bens materiais de interesse cultural para o país está ligada a uma gama de instrumentos a serem empregados conforme a natureza do bem. A esse respeito, assinale a opção correta.
A
Uma estação ferroviária que não integra o espólio da antiga RFFSA não pode ser objeto de tombamento.
B
Tombamento é o instrumento de proteção mais antigo instituído no país e restringe a destruição de bens inscritos no Livro do Tombo.
C
O Iphan tem a atribuição de receber e administrar os bens móveis de valor artístico, histórico e cultural da antiga Rede Ferroviária Federal (RFFSA), como o material rodante (locomotivas, vagões, carros de passageiros, maquinário) e os mobiliários.
D
Estações ferroviárias de alto valor histórico e artístico que estejam em plena operação devem ter a responsabilidade e salvaguarda transferidas para o Iphan.
E
A extinção da RFFSA nos anos 1980 inaugurou movimento de reconhecimento de preservação e valorização dos atributos históricos da rede ferroviária.
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#1549531
•
prova:
100418
•
questão 42
simulado
•
prova
•
edital
Arquitetura
•
Normas e Leis do Patrimônio Arquitetônico e Cultural
|
Modernismo na História da Arquitetura e Urbanismo
|
História da Arquitetura e Urbanismo
|
Patrimônio Arquitetônico e Cultural
2021
•
CEBRASPE
•
AL-CE
•
Analista Legislativo - Arquitetura e Urbanismo
Acerca de patrimônio urbano, seus sentidos e valores, assinale a opção correta.
A
Brasília é exceção entre os conjuntos urbanísticos reconhecidos como Patrimônio Cultural Brasileiro, formados exclusivamente por antigas vilas e cidades litorâneas de função portuária.
B
Ações de preservação de sítios urbanos históricos mitigaram ou garantiram a degradação de zonas centrais, a favelização periférica e o crescimento urbano desenfreado.
C
Chancela Cultural é atribuída pelo Iphan a áreas não urbanas em que haja complementaridade na interação entre bioma e atividades sociais.
D
Devido aos sucessivos expedientes legais e mecanismos de articulação institucional, um núcleo urbano não pode ser provisoriamente tombado pelo Iphan.
E
A preservação de sítios históricos urbanos, embora fortemente atrelada à identidade, tem repercussões na manutenção e na ampliação de quadros referenciais necessários para a expressão e a consolidação da cidadania.
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anulada
#1551168
•
prova:
100483
•
questão 39
simulado
•
prova
•
edital
Arquitetura
•
Patrimônio Arquitetônico e Cultural
|
Teoria e História do Patrimônio
2021
•
FUNDATEC
•
Prefeitura de Ivoti - RS
•
Arquiteto
Como se divide, no projeto, a classificação das árvores em relação à foliação, respectivamente, para produção de sombra ou para insolação no projeto de praças urbanas?
A
Perpétuas e decadentes.
B
Deciduais e eternas.
C
Deciduais e caducifólias.
D
Caducifólias ou Perenifólias.
E
Perenifólias e Perpétuas.
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#1581500
•
prova:
78261
•
questão 27
prova
•
edital
Arquitetura
•
Restauração
|
Patrimônio Arquitetônico e Cultural
2021
•
IBFC
•
Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante
•
Arquiteto
“O processo de restauro é uma operação altamente especializada. O seu objetivo é preservar e revelar o valor estético e o valor histórico do monumento, e baseia-se no respeito pelo material original e por documentos autênticos. O restauro deve deterse no ponto onde começarem as conjecturas, e ainda mais no caso de qualquer obra extra que seja indispensável executar, esta deve ser distinguível da composição arquitetônica e deve arvorar uma marca da sua contemporaneidade. Em qualquer caso, o restauro deve ser precedido e acompanhado por um estudo arqueológico e histórico do monumento.” O texto foi extraído da Carta de Veneza de 1964 define o que é restauro. De acordo com a mesma carta, analise as afirmativas levando em consideração quais diretrizes são postuladas.
I. Quando as técnicas tradicionais demonstrarem serem inadequadas, a consolidação de um monumento pode ser conseguida pelo emprego de qualquer técnica moderna para a conservação e construção, cuja eficácia tenha sido demonstrada por dados científicos e comprovada pela experiência. II. Devem ser respeitadas as contribuições válidas de todos os períodos feitas ao edifício ou monumento, uma vez que o objetivo do restauro não é a unidade de estilo. Quando um edifício inclui obras sobrepostas de diferentes períodos, a revelação do estado subjacente só pode ser justificada em circunstâncias excepcionais e quando o que for removido tiver pouco interesse e o material que for posto a descoberto for de grande valor histórico, arqueológico ou estético, e o seu estado de preservação suficientemente bom para justificar esta ação. A avaliação da importância dos elementos envolvidos e a decisão sobre o que pode ser destruído não pode ser apenas da competência do indivíduo responsável pela obra. III. As substituições de partes em falta devem-se integrar harmoniosamente no conjunto, mas, ao mesmo tempo, devem ser distinguíveis do original, para que o restauro não falsifique a evidência artística ou histórica. IV. Não podem ser autorizadas adições, exceto até ao ponto em que não desfigurem as partes interessantes do edifício, a sua envolvente tradicional, o equilíbrio da sua composição e a sua relação com as suas proximidades.
Assinale a alternativa correta.
A
Apenas a afirmativa I está correta
B
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas
C
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas
D
Apenas a afirmativa II está correta
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Não cabe aqui julgar se a banca examinadora está correta ou não
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