De acordo com a Lei nº 9.394/1996, assinale a alternativa correspondente à avaliação educacional e à verificação do rendimento escolar.
A avaliação deve ter como prevalência os resultados das provas finais ao longo do período.
Não há possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar.
A educação básica, nos níveis fundamental e médio, prevê a possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado.
A verificação do rendimento escolar observará o critério do aproveitamento de estudos concluídos sem êxito.
Para os casos de baixo rendimento escolar, deve haver a obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência ao final do período letivo.
Em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que instituiu, nos arts. 12 e 13, as incumbências das escolas e dos professores, assinale a alternativa correta
A elaboração e a execução da proposta pedagógica são de responsabilidade da Secretaria de Educação do estado ou do município.
A recuperação dos alunos de menor rendimento é responsabilidade da família.
Os professores devem ministrar nos dias letivos e nas horas-aula estabelecidos, além de participar parcialmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional.
Os docentes precisam elaborar e cumprir plano de trabalho segundo a proposta pedagógica do Ministério da Educação.
O estabelecimento de ensino deve articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola.
Quando se reflete acerca do planejamento e do desenvolvimento educacional, reporta-se, entre outros, ao Plano Nacional da Educação (PNE), que foi sancionado em 2014. Ele estabelece 10 diretrizes para melhorar a educação até o ano de 2024. Assinale a alternativa que apresenta objetivo desse plano.
Promoção do princípio da gestão democrática da educação pública
Melhoria quantitativa da educação
Decesso humanístico, científico, cultural e tecnológico do País
Particularização do atendimento escolar
Valorização do pessoal administrativo nas escolas
Com a Constituição de 1988, no art. 206, inciso I, foi estabelecido o princípio da igualdade de acesso e permanência, e, no art. 208, foi garantido o atendimento educacional especializado preferencialmente na rede regular de ensino. Nos anos de 1990, que marcaram o período inicial pós-constituição, a educação especial foi considerada
reguladora.
substitutiva.
inclusiva.
integrativa.
seletiva.
Assinale a alternativa correspondente às competências gerais da educação que figuram na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Partilhar as informações em variados contextos e afirmar os conhecimentos científicos na construção de uma hegemonia esclarecedora de pontos de vista.
Enaltecer a diversidade de saberes, selecionando os conhecimentos e as experiências que permitem atuar, de modo competitivo, nas relações próprias do mundo do trabalho.
Exercitar as tomadas de decisões, fazendo-se atuar, de modo proativo, diante das necessidades dos diversos grupos sociais.
Agir com flexibilidade, promovendo uma atuação multifuncional perante as diferentes necessidades do mundo do trabalho.
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos a respeito do mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade.
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