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#1328170
•
prova:
92757
•
questão 1
prova
•
edital
•
ranking
Português
•
Interpretação de Textos
|
Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto
2023
•
Instituto Consulplan
•
CRF - MG
•
Advogado
Exibir texto associado
LÍNGUA PORTUGUESA
Com o passar dos meses, as medidas para evitar a propagação da Covid-19 foram sendo endurecidas ou flexibilizadas em diferentes partes do mundo segundo o aumento ou a diminuição dos casos locais.
Enquanto muitos países da Europa estão voltando a restringir atividades sociais e determinando isolamentos após registrarem aumentos recordes de casos, a Nova Zelândia, por exemplo, passou ao seu nível de alerta mais baixo.
No entanto, essa estratégia para lidar com o coronavírus é, na opinião de diversos cientistas, limitada demais para deter o avanço da doença.
“Todas as nossas intervenções se concentraram em cortar as rotas de transmissão viral para controlar a disseminação do patógeno”, escreveu recentemente em um editorial
Richard Horton
, editor-chefe da prestigiosa revista científica
The Lancet.
Mas a história de Covid-19 não é tão simples.
Por um lado, diz Horton, existe o SARS-CoV-2 (o vírus que causa a doença Covid-19) e, por outro, uma série de doenças não transmissíveis. E esses dois elementos interagem em um contexto social e ambiental caracterizado por profunda desigualdade social.
Essas condições, argumenta
Horton,
exacerbam o impacto dessas doenças e, portanto, devemos considerar a Covid-19 não como uma pandemia, mas como uma sindemia.
Não é uma simples mudança de terminologia: entender a crise de saúde que vivemos a partir de um quadro conceitual mais amplo abre caminho para encontrar soluções mais adequadas.
(BBC News Brasil. Covid-19 não é pandemia, mas sindemia: o que essa perspectiva científica muda no tratamento. Disponível em: https://www. bbc.com/portuguese/internacional-54493785. Acesso em: 18/10/2021. Fragmento.)
Considerando os elementos constitutivos de um texto jornalístico, infere-se que o autor teve como objetivo
A
criar suspense e despertar temor no leitor.
B
expor o conceito de sindemia, a partir de um contexto social e ambiental.
C
induzir o leitor a pensar que a pandemia de Covid-19 é uma sindemia.
D
influenciar a opinião dos leitores sobre o tema, com as marcas argumentativas de seu posicionamento.
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questão 2
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edital
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Português
•
Morfologia
|
Preposições
2023
•
Instituto Consulplan
•
CRF - MG
•
Advogado
Exibir texto associado
LÍNGUA PORTUGUESA
Com o passar dos meses, as medidas para evitar a propagação da Covid-19 foram sendo endurecidas ou flexibilizadas em diferentes partes do mundo segundo o aumento ou a diminuição dos casos locais.
Enquanto muitos países da Europa estão voltando a restringir atividades sociais e determinando isolamentos após registrarem aumentos recordes de casos, a Nova Zelândia, por exemplo, passou ao seu nível de alerta mais baixo.
No entanto, essa estratégia para lidar com o coronavírus é, na opinião de diversos cientistas, limitada demais para deter o avanço da doença.
“Todas as nossas intervenções se concentraram em cortar as rotas de transmissão viral para controlar a disseminação do patógeno”, escreveu recentemente em um editorial
Richard Horton
, editor-chefe da prestigiosa revista científica
The Lancet.
Mas a história de Covid-19 não é tão simples.
Por um lado, diz Horton, existe o SARS-CoV-2 (o vírus que causa a doença Covid-19) e, por outro, uma série de doenças não transmissíveis. E esses dois elementos interagem em um contexto social e ambiental caracterizado por profunda desigualdade social.
Essas condições, argumenta
Horton,
exacerbam o impacto dessas doenças e, portanto, devemos considerar a Covid-19 não como uma pandemia, mas como uma sindemia.
Não é uma simples mudança de terminologia: entender a crise de saúde que vivemos a partir de um quadro conceitual mais amplo abre caminho para encontrar soluções mais adequadas.
(BBC News Brasil. Covid-19 não é pandemia, mas sindemia: o que essa perspectiva científica muda no tratamento. Disponível em: https://www. bbc.com/portuguese/internacional-54493785. Acesso em: 18/10/2021. Fragmento.)
Considere o período a seguir, retirado do texto: “
Todas as nossas intervenções se concentraram em cortar as rotas de transmissão viral para controlar a disseminação do patógeno
[...]” (4º§). Em relação ao período, assinale a afirmativa correta.
A
A preposição
em
tem valor semântico de fim, destinação.
B
O pronome oblíquo átono
se
está em próclise obrigatória.
C
O período é composto por três orações subordinadas substantivas.
D
O pronome oblíquo átono
se
exerce função sintática de complemento verbal.
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#1328172
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92757
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questão 3
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edital
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Legislação Federal
•
Lei Complementar nº 95 de 1998 e Decreto nº 9.191 de 2017 - Elaboração, Redação Alteração e Consolidação das Leis
2023
•
Instituto Consulplan
•
CRF - MG
•
Advogado
Exibir texto associado
Art. 1º É instituído o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos. Art. 2º O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade. Art. 3º É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
(BRASIL. Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003. Estatuto do Idoso. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/ l10.741.compilado.htm. Acesso em: 14/04/2023. Fragmento.)
Conforme o Art. 10 da Lei Complementar nº 95, de 26 de fevereiro de 1998, que dispõe sobre a elaboração, a redação, a alteração e a consolidação das leis, os textos legais serão articulados com observância a alguns princípios, dentre os quais um que orienta o desdobramento dos artigos. Caso algum dos artigos da lei citada precisasse se desdobrar, qual seria a sequência correta?
A
Parágrafos, incisos e alíneas.
B
Parágrafos, alíneas e incisos.
C
Incisos, parágrafos e alíneas.
D
Incisos, alíneas e parágrafos.
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Português
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Crase
2023
•
Instituto Consulplan
•
CRF - MG
•
Advogado
Exibir texto associado
Art. 1º É instituído o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos. Art. 2º O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade. Art. 3º É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
(BRASIL. Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003. Estatuto do Idoso. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/ l10.741.compilado.htm. Acesso em: 14/04/2023. Fragmento.)
Existem razões específicas para o uso do acento grave representativo da crase. No texto,
A
todas as ocorrências de crase se dão pelo mesmo motivo.
B
todas as ocorrências de crase se dão por motivos distintos.
C
apenas duas ocorrências de crase se dão pelo mesmo motivo.
D
apenas duas ocorrências de crase se dão por motivos distintos.
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92757
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questão 5
prova
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edital
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ranking
Português
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Pontuação
|
Uso dos Dois-pontos
2023
•
Instituto Consulplan
•
CRF - MG
•
Advogado
Exibir texto associado
Manchete
Todos os dias o jornal surgia por baixo da porta, exatamente na mesma hora. Um dia, um bilhete escrito em letras grandes pelo zelador: A CHUVA MOLHOU AS NOTÍCIAS.
(SANCO, Bárbara. Manchete. Disponível em: https://portuguesvillare. webnode.com.br/minicontos/. Acesso em: 12/04/2023.)
Dentre os vários recursos coesivos existentes na língua portuguesa, os sinais de pontuação são elementos que contribuem para a progressão temática dos textos. Nesse miniconto, os dois pontos exercem a função de
A
eliminar uma ideia.
B
assinalar uma hesitação na fala.
C
indicar uma informação implícita.
D
introduzir uma situação incoerente.
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Não cabe aqui julgar se a banca examinadora está correta ou não
, para isso
utilize os comentários
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