MENU
Instalar nosso app
Estudos
Flashcards
novo
Planos de Estudos
Questões
Simulados
Concursos
Rankings Pós-Prova
Concursos Passados
Ordenar Resultados
Informações
Organizadoras
Órgãos
Cargos
Disciplinas
Estatísticas
Nosso Desempenho
Estatísticas das Organizadoras
Estatísticas de Cursos
Planos e preços
Ajuda
Reviews
Modo Escuro
Ativar notificações
Questões de concursos
Resolva quantas desejar, é ilimitado!
Filtros Inteligentes
A lista de dados de cada filtro é atualizada de acordo com os filtros previamente inseridos.
Somente são apresentados na lista de cada um, dados existentes na combinação de filtros já escolhida.
Concursos
OAB
ENEM
Vestibular
Incluir
Excluir
Órgão:
SESI-DF
Somente anuladas
Excluir anuladas
Somente desatualizadas
Excluir desatualizadas
Com anotações
Sem anotações
Respondidas
Não respondidas
Acertadas
Erradas
Limpar
Filtrar
Meus filtros
Meus cadernos
Minhas estatísticas
30 questões
F
P
1
2
3
4
5
6
N
E
Linhas por página
5
15
30
#255900
•
prova:
8725
•
questão 1
simulado
•
prova
•
edital
Pedagogia
2013
•
CETRO
•
SESI-DF
•
Técnico em Educação - Orientador Pedagógico
Os trechos abaixo foram extraídos do estudo “O IDEB e a qualidade da educação no ensino fundamental: Fundamentos, Problemas e Primeiras Análises Comparativas”, de Fábio Mariano da Paz, que traz um histórico das avaliações externas no Brasil.
“Se antes, o objetivo era eliminar preliminarmente os alunos considerados inaptos para a escolarização, especialmente nas séries iniciais do ensino fundamental, hoje, o enfoque avaliativo possui outros objetivos mais definidos, sendo, principalmente, medir e escalonar os resultados da aprendizagem escolar visando a mensurar a qualidade do ensino oferecido e favorecer o crescimento econômico.”
“O desenho e implementação de sistemas de avaliação externa devem, portanto, ser acompanhados de discussão e esclarecimentos quanto a seus objetivos, a fim de deixar claro que, ao contrário do que fazem professores e escolas, essa avaliação externa não se destina a reprovar ninguém, mas a fornecer informações aos gestores educacionais e ao público sobre o desempenho do sistema como um todo, as escolas, regiões, municípios ou Estados que precisam melhorar seus resultados e o que é necessário fazer para promover essa melhoria.”
Neste contexto, o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – é uma métrica que vem sendo largamente utilizada. Sobre este indicador, assinale a alternativa
incorreta
.
A
A sua utilização reflete o desafio atual do ensino fundamental, que não se situa mais em termos de acesso à escola e, sim, na oferta de um ensino que atenda a padrões mínimos de qualidade.
B
O IDEB pondera os resultados do SAEB e da Prova Brasil e não inclui, portanto, aspectos como evasão escolar.
C
O IDEB expressa a pontuação em exames padronizados, obtida por estudantes ao final de determinadas etapas do sistema de ensino.
D
Os indicadores de desempenho utilizados no IDEB estão restritos à aplicação de testes de Língua Portuguesa, Matemática e questionários socioeconômicos.
E
O IDEB é medido em escala numérica de 0 a 10, tendo o Ministério da Educação estabelecido como meta nacional o atingimento de nota 6, para os anos iniciais do ensino fundamental, até o ano de 2021.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#255901
•
prova:
8725
•
questão 2
simulado
•
prova
•
edital
Pedagogia
2013
•
CETRO
•
SESI-DF
•
Técnico em Educação - Orientador Pedagógico
Henrique é um aluno bastante assíduo. Dos 200 dias letivos, teve, em 2012, apenas duas faltas, justificadas por problemas de doença, com atestado médico. Ele e os cinco irmãos estudam na mesma escola municipal, a renda de sua família é de um salário mínimo e eles são beneficiados pelo Programa Bolsa Família. Acerca desse Programa, é
incorreto
afirmar que
A
o Bolsa Família foi implantado em 2003, passou a integrar e unificar o “Fome Zero” e incorporou os programas “Bolsa Escola”, “Auxílio Gás” e “Cartão Alimentação”.
B
para continuar com o benefício, as famílias devem manter seus filhos e/ou dependentes frequentando a escola e cumprir o calendário de vacinação.
C
um dos objetivos desse Programa é reduzir a pobreza por meio de transferências condicionadas de capital.
D
cada família considerada pobre (com renda mensal por pessoa de R$70,01 a R$140,00) e extremamente pobre (com renda mensal por pessoa de até R$70,00) recebe mensalmente R$100,00 do Programa Bolsa Família.
E
o Programa Bolsa Família foi considerado um dos principais programas de combate à pobreza do mundo, sendo citado, por exemplo, pela revista inglesa
The Economist
e pelo jornal francês
Le Monde
.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#255902
•
prova:
8725
•
questão 3
simulado
•
prova
•
edital
Pedagogia
2013
•
CETRO
•
SESI-DF
•
Técnico em Educação - Orientador Pedagógico
A professora Dolores leciona na Escola Mundo Novo para uma turma de 3º ano do ensino fundamental. Ao iniciar o ano, realiza uma avaliação para verificar o que os alunos dominam em relação aos saberes das diferentes áreas do conhecimento. Existem objetivos gerais para a série, e com base naquilo que foi notado na primeira avaliação de cada aluno, a professora procura auxiliá-los a avançar em relação aos objetivos estabelecidos para todos e para cada um. Realiza avaliações sistemáticas durante o ano, não necessariamente por meio de provas, que indicam como o aluno está naquela etapa do ano letivo e faz tabulações de seus saberes e dificuldades para ponderar acerca das intervenções que deve realizar com cada aluno para que avance. Ao final de cada trimestre, há provas com notas. Se o aluno atinge a média 7,0, ele é aprovado para o ano subsequente. Nessa perspectiva, são citadas, respectivamente, a avaliação
A
diagnóstica, a avaliação formativa, a avaliação diagnóstica e a avaliação somativa.
B
somativa e a avaliação formativa.
C
formativa, a avaliação diagnóstica e a avaliação somativa.
D
diagnóstica, a avaliação somativa e a avaliação diagnóstica.
E
diagnóstica e a avaliação formativa.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#255903
•
prova:
8725
•
questão 4
simulado
•
prova
•
edital
Pedagogia
2013
•
CETRO
•
SESI-DF
•
Técnico em Educação - Orientador Pedagógico
A professora Alessandra notou que seu aluno Pedro Henrique não conseguia resolver determinadas situações- problema em Matemática por envolverem conhecimento mais abstrato. Com o passar dos dias, verificou que a aprendizagem do aluno avançou daquela simples e concreta para uma mais complexa e abstrata. Ele atingiu o equilíbrio, pois houve a assimilação e a acomodação de novos conhecimentos. Pedro Henrique é capaz de resolver problemas mais abstratos com o auxílio da professora ou de algum colega mais experiente, pois ainda não possui total autonomia. Está em seu nível de desenvolvimento potencial e a professora procura criar meios de aproximá-lo de seu desenvolvimento real, funcionando como mediadora. Nesse trecho, estão subentendidas teorias de desenvolvimento de pensadores importantes, que podem ser notadas por meio de nomenclaturas específicas utilizadas. A esse respeito, pode-se afirmar que
A
Wallon aborda a ideia de “nível de desenvolvimento potencial e real”.
B
Vygotsky explicita que a aprendizagem ocorre por meio de assimilação, acomodação e equilibração.
C
Piaget afirma que o conhecimento dá-se do simples e concreto para o complexo e abstrato.
D
Vygotsky aponta que o nível de desenvolvimento real antecede o nível de desenvolvimento potencial.
E
Piaget aponta principalmente que a aprendizagem efetiva-se pelo contato com o outro (professora ou aluno mais experiente).
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#255904
•
prova:
8725
•
questão 5
simulado
•
prova
•
edital
Pedagogia
2013
•
CETRO
•
SESI-DF
•
Técnico em Educação - Orientador Pedagógico
Elisa é professora recém-formada em Pedagogia. Em sua atuação profissional, tem enfrentado muitas dificuldades no que diz respeito à prática docente, pois tem conhecimento teórico, mas não consegue transpô-lo para a realidade dos alunos. No Brasil, os cursos de formação inicial na área educacional são alvo de constantes discussões. Acerca da formação docente de base, é
incorreto
afirmar que
A
há uma grande variedade de nomenclatura de disciplinas entre os cursos de Pedagogia, o que sinaliza que o projeto curricular de cada instituição diferencia-se e reflete na nomenclatura das disciplinas.
B
as ementas dos cursos têm abordagem predominante de caráter descritivo-teórico.
C
menos da metade das horas do currículo de Pedagogia são dedicadas às disciplinas referentes à formação profissional específica.
D
os conteúdos das disciplinas a serem ensinadas na Educação Básica são tratados superficialmente ou de forma genérica nos cursos de licenciatura em Pedagogia.
E
a escola como instituição social e de ensino é bastante abordada nas ementas dos cursos de Pedagogia.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
30 questões
F
P
1
2
3
4
5
6
N
E
Linhas por página
5
15
30
Compartilhe esse conteúdo!
https://olhonavaga.com.br/questoes/questoes?tc=1&or=1702
Minhas anotações para a questão #
Apagar
Data
Anotação
Nenhuma anotação inserida
Nova anotação:
Salvar
Suas respostas para a questão #
Data
Alternativa
Acertou?
Nenhuma anotação inserida
Meus filtros
Salvar novo filtro com as configurações atuais:
Salvar
Carregar filtros salvos:
Apagar
Filtro
Nenhum filtro salvo
Inserir a questão # em um caderno
Novo caderno:
Salvar e inserir
Escolha um caderno para filtrar as questões
Apagar
Nome
Nenhum caderno foi criado
Solicitar alteração de dados na questão #
As respostas apresentadas nas questões estão de acordo com o gabarito divulgado pela banca examinadora.
Não cabe aqui julgar se a banca examinadora está correta ou não
, para isso
utilize os comentários
dessa questão.
Gabarito Errado
Cancelar
Enviar
Outro problema
Para julgamento da elaboração da questão ou das respostas, utilize a seção de comentários da questão
Detalhes das correções necessárias (erro referente ao cadastro da questão no site):
Cancelar
Enviar
Estudos
Flashcards
Planos de Estudos
Questões
Simulados
Concursos
Rankings Pós-Prova
Concursos Passados
Ordenar Resultados
Informações
Organizadoras
Órgãos
Cargos
Disciplinas
Estatísticas
Nosso Desempenho
Estatísticas das Organizadoras
Estatísticas de Cursos
Mais
Planos e preços
Sobre Nós
Ajuda
Reviews
Estudantes
4.060.309
Flashcards
389.432
Planos de Estudos
16.460
Questões
1.230.597
Simulados
25.923
Rankings Pós-Prova
46.309
Termos de Uso e Política de Privacidade
© copyright - todos os direitos reservados | olhonavaga.com.br
Ative nossas notificações para receber atualizações sobre seus pagamentos, estatísticas das suas ferramentas de estudo e promoções!
Fique ligado em cada atualização!
Ativar
Como o seu navegador já bloqueou as notificações do nosso portal, você deverá acessar nosso site utilizando seu navegador, clicar no ícone de cadeado ao lado do nosso endereço URL e habilitar manualmente o envio de notificações.
Instale nosso APP para receber atualizações sobre seus pagamentos, estatísticas das suas ferramentas de estudo e promoções!
Fique ligado em cada atualização!
Instalar APP