MENU
Instalar nosso app
Estudos
Flashcards
novo
Planos de Estudos
Questões
Simulados
Concursos
Rankings Pós-Prova
Concursos Passados
Ordenar Resultados
Informações
Organizadoras
Órgãos
Cargos
Disciplinas
Estatísticas
Nosso Desempenho
Estatísticas das Organizadoras
Estatísticas de Cursos
Planos e preços
Ajuda
Modo Escuro
Ativar notificações
Questões de concursos
Resolva quantas desejar, é ilimitado!
Filtros Inteligentes
A lista de dados de cada filtro é atualizada de acordo com os filtros previamente inseridos.
Somente são apresentados na lista de cada um, dados existentes na combinação de filtros já escolhida.
Concursos
OAB
ENEM
Vestibular
Incluir
Excluir
Matéria:
Biblioteconomia
Assunto:
Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação
Somente anuladas
Excluir anuladas
Somente desatualizadas
Excluir desatualizadas
Com anotações
Sem anotações
Respondidas
Não respondidas
Acertadas
Erradas
Limpar
Filtrar
Meus filtros
Meus cadernos
Minhas estatísticas
621 questões
F
P
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
N
E
Rows Per Page
5
15
30
#1123194
|
45
•
Biblioteconomia
•
Administração de Bibliotecas
|
Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação
2021
•
QUADRIX
•
CRP - MG
•
Bibliotecario
•
Prova:
79471
Download PDF:
Prova
•
Edital
Drucker afirma que o maior problema das instituições é a falta de gestão. Dadas as constantes mudanças sociais e mercadológicas, pensar em gestão é sempre um desafio quando se trata de mobilizar recursos para se atingir resultados em prol de objetivos comuns. Se, em grandes empresas e organizações, isso é fundamental, pensar a gestão em unidades de informação, que exigem o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos para a oferta de serviços voltados para a formação de capital intelectual, social e humano, é ainda mais. David Lankes defende que bibliotecas ruins fazem coleções, bibliotecas boas realizam serviços e bibliotecas excelentes criam comunidades. Quanto a esse assunto, assinale a alternativa correta.
A)
Gerenciar qualquer tipo de organização ou unidade de trabalho exige competências e habilidades que envolvem o saber pensar e o saber fazer o planejamento. Chiavenato menciona que o gestor deve ter pelo menos três competências e habilidades: conhecimento; perspectiva; e atitude, que são as competências essenciais para que o gestor exerça sua função, mas, para tanto, também é necessário que possua habilidades conceituais, humanas e técnicas.
B)
O planejamento deve, necessariamente, abranger todos os âmbitos organizacionais, isto é, o estratégico e o operacional, e visar aos objetivos e às metas definidos pela alta administração, assegurando que os processos e as atividades estejam alinhados à missão e à visão organizacional, a serem executados pela equipe operacional.
C)
Uma rede, um sistema, uma unidade e(ou) um serviço de informação deve desenvolver seu próprio planejamento estratégico, desde que esteja totalmente alinhado ao planejamento tático e operacional da organização em que se insere. Para tanto, é necessário seguir as seguintes etapas: definir os usuários e realizar o diagnóstico; efetuar o prognóstico; e elaborar o plano de ação.
D)
Para ter uma estrutura organizacional adequada a uma instituição, a unidade de informação deverá investir em materiais bibliográficos, bancos e bases de dados, equipamentos,
hardware
e
software
, manutenção de equipamentos e mobiliário, pessoal, entre outros. Esses investimentos são denominados custos intangíveis.
E)
A unidade de informação, termo criado pela escola inglesa para se referir a uma área de atuação dos profissionais de informação, abrange arquivos, bibliotecas, centros de documentação e museus e remete ao ambiente físico de trabalho dos profissionais dessa área. Dessa forma, as unidades de informação podem ser consideradas como organizações dinâmicas e têm seu
style of manage
de acordo com o perfil do gestor que está à frente da unidade.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
Verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#1123196
|
47
•
Biblioteconomia
•
Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação
|
Usuários / Disseminação Seletiva
|
Serviço de Referência
2021
•
QUADRIX
•
CRP - MG
•
Bibliotecario
•
Prova:
79471
Download PDF:
Prova
•
Edital
Atualmente, não basta apenas ser educado ou tratar bem a comunidade de usuários, é preciso prever suas necessidades, surpreender e ir além de suas expectativas. Também é necessário estabelecer um canal de comunicação no qual as críticas e sugestões sejam transformadas em especificações de melhores produtos e serviços. Os usuários esperam mais do que cortesia, querem serviços que atendam ou superem suas expectativas. O atendimento de qualidade é um serviço que pode ser considerado como eficiente quando proporciona satisfação e as necessidades são prontamente atendidas. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta
A)
O bibliotecário de referência precisa ter cultura geral e conhecimento do acervo, capacidade e disposição para se comunicar e capacidade para tomar decisões no menor prazo possível.
B)
O bibliotecário de referência deve utilizar a análise da resposta, inserida na entrevista de referência, para identificar o problema de seu usuário.
C)
O
PKP Harvester
, desenvolvido pelo
Public Knowledge Project
, da Universidade
British Columbia
, é considerado como um dos melhores sistemas de busca eletrônica já desenvolvidos e é amplamente utilizado como recurso de pesquisa bibliográfica.
D)
As tecnologias acabaram mudando o tradicional serviço de referência (SR), realizado de forma presencial entre o bibliotecário, o interagente e a informação. O serviço de referência virtual (SRV) já está presente em vários
sites
de bibliotecas e o interagente precisa frequentar a biblioteca mensalmente e atualizar seu cadastro para ter acesso à informação.
E)
Segundo Cortes e Lopes, os
sites
devem ser constantemente atualizados e avaliados, a fim de garantir a satisfação de seus usuários. Portanto, é importante que as bibliotecas acompanhem a evolução tecnológica, implantando novos serviços de referência para manter o interagente em contato consigo. Para isso, é necessária a adoção de ferramentas que possibilitem inovações nesses serviços.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
Verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#1123197
|
48
•
Biblioteconomia
•
Estudos de Usuários
|
Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação
2021
•
QUADRIX
•
CRP - MG
•
Bibliotecario
•
Prova:
79471
Download PDF:
Prova
•
Edital
Os estudos de usuários têm sido, ao longo dos últimos anos, uma temática com presença significativa no campo da biblioteconomia e da ciência da informação, constituindo, algumas vezes, a temática mais estudada e estando presente entre as temáticas mais importantes de estudo em alguns programas de pós-graduação brasileiros. Considerando essa informação, assinale a alternativa correta.
A)
O
layout
da biblioteca e a sinalização utilizada podem se tornar um empecilho na utilização do espaço de estudo pelo usuário, distraindo sua atenção. A maioria das bibliotecas deve ser monocromática e prezar pelo silêncio. Outro aspecto ressaltado é que todas as regras e formas de organização devem estar escritas, sendo de fácil visualização, e a organização deve ser feita por assunto.
B)
Miranda destaca que as indicações recebidas daqueles que frequentam a biblioteca, colhidas por meio do estudo de usuários, são relevantes na seleção do acervo. A formação, o desenvolvimento e a organização do acervo são exclusivas do profissional, não cabendo aos usuários participar do processo para que não haja um desencontro de interesses entre a formação e a seleção do acervo e as necessidades de informação da comunidade de usuários.
C)
Para Almeida, os estudos de usuários são essenciais para a avaliação dos serviços desenvolvidos pela biblioteca e, como tal, fazem parte do processo de planejamento e da tomada de decisões. Nesse processo, é necessário, ainda, estabelecer critérios de mensuração do desempenho destes, determinando tanto a qualidade do serviço ou da atividade quanto o grau de satisfação de metas e objetivos, e avaliar as necessidades de informação e o índice de satisfação dos usuários com os serviços e produtos que lhes são oferecidos.
D)
A avaliação dos serviços de uma unidade de informação pode ser mensurada pelas seguintes etapas: identificar e coletar dados sobre os usuários, estabelecendo critérios de mensuração de frequência quanto o grau de satisfação de metas e objetivos; avaliar as necessidades de utilização e a frequência dos usuários, bem como o índice de satisfação destes com os serviços e produtos que lhes são oferecidos; e desenvolver estudos junto aos mantenedores das unidades de informação, investigando as razões de definição do orçamento, pois este, teoricamente, seria considerado como público-alvo.
E)
A técnica de Delfos (
Delphi technique
) é uma técnica para a previsão do futuro, que tem por objetivos principais: servir como ferramenta de estudo de usuários para classificar os parâmetros de utilização do acervo; sugerir técnicas de disseminação da informação de acordo com o perfil dos usuários de bibliotecas especializadas; e servir de ferramenta ao planejamento, como auxílio de sondagem de prioridades feita por membros de uma organização ou comunidade.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
Verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#1123198
|
49
•
Biblioteconomia
•
Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação
|
Políticas Públicas
2021
•
QUADRIX
•
CRP - MG
•
Bibliotecario
•
Prova:
79471
Download PDF:
Prova
•
Edital
Exibir texto associado
O objetivo do Programa SocInfo é integrar, coordenar e fomentar ações para a utilização de tecnologias de informação e comunicação, de forma a contribuir para a inclusão social de todos os brasileiros na nova sociedade e, ao mesmo tempo, contribuir para que a economia do País tenha condições de competir no mercado global. A execução do Programa pressupõe o compartilhamento de responsabilidades entre os três setores: governo; iniciativa privada; e sociedade civil. Para tanto, se desdobra em sete grandes linhas de ação: mercado, trabalho e oportunidades; universalização de serviços e formação para a cidadania; educação na sociedade da informação; conteúdos e identidade cultural; governo ao alcance de todos; P&D, tecnologias-chave e aplicações; e infraestrutura avançada e novos serviços. Com relação à educação na sociedade da informação, o programa prevê apoio aos esquemas de aprendizado, de educação continuada e de educação a distância com base na Internet e em redes, por meio de fomento a escolas, de capacitação dos professores, do autoaprendizado e da certificação em tecnologias de informação e comunicação em larga escala e da implantação de reformas curriculares visando ao uso de tecnologias de informação e comunicação em atividades pedagógicas e educacionais, em todos os níveis da educação formal.
Menezes. Verbete SocInfo – Programa Sociedade da Informação.
Dicionário Interativo da Educação Brasileira
– EducaBrasil. São Paulo:
Midiamix Editora, 2001 (com adaptações).
A partir do texto acima, assinale a alternativa correta.
A)
A modernização em bibliotecas pode ser exemplificada pelo uso de mecanismos voltados à produção, ao tratamento, ao armazenamento e ao compartilhamento de informação, por ações permeadas, em tempos contemporâneos, pela interoperabilidade entre ambientes digitais, com a permuta de dados como o COMUT, e por empréstimos entre bibliotecas de recursos digitais, que permitem o armazenamento e a recuperação de informação por meio de uma plataforma
on-line.
B)
O surgimento de novos meios de comunicação e armazenamento de dados, como correio eletrônico, periódicos eletrônicos e videotexto, propiciou a melhora na tecnologia nas áreas de computadores e telecomunicações, propiciando a interligação de vários equipamentos e sistemas informatizados e favorecendo a conectividade entre as pessoas.
C)
De forma ampla, a interoperabilidade pode ser conceituada, conforme Marcondes, como a propriedade de sistemas diferentes (por exemplo, sistemas de gestão de bibliotecas digitais, instrumentos de pesquisa arquivísticos automatizados, sistemas de gestão de acervos museológicos) serem capazes de migrar conteúdos e disponibilizá-los para os usuários de uma determinada rede de bibliotecas.
D)
A modernização em bibliotecas pode ser exemplificada pelo uso de catálogos compartilhados e de bases de dados comercializadas por editores internacionais, que são acessadas diretamente nas grandes bibliotecas brasileiras. Tal fato deve-se à interoperabilidade entre ambientes digitais, como, por exemplo, a permuta de dados entre repositórios digitais (RD).
E)
Ao se automatizar as ações das bibliotecas, é desejável que os processos automáticos realizados por computador e antes desenvolvidos de forma manual pelos humanos otimizem as equipes de bibliotecários para outras atividades, como, por exemplo, o desenvolvimento de tesauros especializados. Sendo assim, a partir dos computadores, os cérebros automatizados poderão organizar essas informações e torná-las viáveis ao cérebro humano e, como consequência, tornar o processo de organização da informação (OI) mais interativo, com o envolvimento dos usuários para estabelecer os termos mais adequados cientificamente.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
Verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#1115126
|
26
•
Biblioteconomia
•
Planejamento de Bibliotecas
|
Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação
2021
•
IBGP
•
Prefeitura de Dores do Indaia - MG
•
Bibliotecario
•
Prova:
78005
Participar do Simulado
|
Download PDF:
Prova
•
Edital
Sobre a importância do processo de avaliação considera-se a mensuração da eficácia e da eficiência em relação a objetivos pré-determinados.
Para o planejamento de serviços de informação, o bibliotecário tem necessidade de conhecer bem,
EXCETO:
A)
As fontes de informação na área (para explorar essas fontes e não duplicar esforços).
B)
Os serviços existentes (para ampliar, descontinuar ou modificar esses serviços).
C)
Seus usuários (para saber se está conseguindo atingir um bom grau de satisfação desses usuários).
D)
Os não usuários (para exortar a sua exclusão naqueles serviços).
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
Verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
621 questões
F
P
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
N
E
Rows Per Page
5
15
30
Compartilhe esse conteúdo!
https://olhonavaga.com.br/questoes/questoes?tc=1&ma=993&as=18491
Minhas anotações para a questão #
Apagar
Data
Anotação
Nenhuma anotação inserida
Nova anotação:
Salvar
Suas respostas para a questão #
Data
Alternativa
Acertou?
Nenhuma anotação inserida
Meus filtros
Salvar novo filtro com as configurações atuais:
Salvar
Carregar filtros salvos:
Apagar
Filtro
Nenhum filtro salvo
Inserir a questão # em um caderno
Novo caderno:
Salvar e inserir
Escolha um caderno para filtrar as questões
Apagar
Nome
Nenhum caderno foi criado
Solicitar alteração de dados na questão #
As respostas apresentadas nas questões estão de acordo com o gabarito divulgado pela banca examinadora.
Não cabe aqui julgar se a banca examinadora está correta ou não
, para isso
utilize os comentários
dessa questão.
Gabarito Errado
Cancelar
Enviar
Outro problema
Para julgamento da elaboração da questão ou das respostas, utilize a seção de comentários da questão
Detalhes das correções necessárias (erro referente ao cadastro da questão no site):
Cancelar
Enviar
Estudos
Flashcards
Planos de Estudos
Questões
Simulados
Concursos
Rankings Pós-Prova
Concursos Passados
Ordenar Resultados
Informações
Organizadoras
Órgãos
Cargos
Disciplinas
Estatísticas
Nosso Desempenho
Estatísticas das Organizadoras
Estatísticas de Cursos
Mais
Planos e preços
Sobre Nós
Ajuda
Siga
Estudantes
3.890.492
Flashcards
358.992
Planos de Estudos
15.855
Questões
950.710
Simulados
19.887
Rankings Pós-Prova
43.357
Termos de Uso e Política de Privacidade
© copyright - todos os direitos reservados | olhonavaga.com.br
Ative nossas notificações para receber atualizações sobre seus pagamentos, estatísticas das suas ferramentas de estudo e promoções!
Fique ligado em cada atualização!
Ativar
Como o seu navegador já bloqueou as notificações do nosso portal, você deverá acessar nosso site utilizando seu navegador, clicar no ícone de cadeado ao lado do nosso endereço URL e habilitar manualmente o envio de notificações.
Instale nosso APP para receber atualizações sobre seus pagamentos, estatísticas das suas ferramentas de estudo e promoções!
Fique ligado em cada atualização!
Instalar APP