da educação infantil às diferentes etapas do ensino fundamental, sendo pautada pelo trabalho não discriminatório seja de raça ou de posição social.
Leia o trecho a seguir - extraído do documento Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica.
“(...)Intensificando o processo de ________e buscando a universalização do atendimento, as escolas públicas e privadas deverão, também, contemplar a melhoria das condições ________e de permanência dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades nas classes comuns do ensino regular. Os recursos de acessibilidade, como o nome já indica, asseguram condições de acesso ao currículo dos alunos com deficiência e mobilidade reduzida, por meio da utilização_________, dos espaços, mobiliários e equipamentos, _____________, dos transportes e outros serviços.(...)
O termos que completam corretamente o texto são, respectivamente:
Observe o trecho extraído do documento Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica.
(...) Com o objetivo de ampliar o acesso ao currículo, proporcionando independência aos educandos para a realização de tarefas e favorecendo a sua autonomia, foi criado, pelo Decreto nº 6.571/2008, o atendimento educacional especializado aos alunos da Educação Especial, posteriormente regulamentado pelo Parecer CNE/CEB nº 13/2009 e pela Resolução CNE/CEB nº 4/2009. Esse atendimento, a ser expandido gradativamente com o apoio dos órgãos competentes, não substitui a escolarização regular, sendo complementar a ela. Ele será oferecido no contraturno, e implementado por professores e profissionais com formação especializada, de acordo com plano de atendimento aos alunos, que identifique suas necessidades educacionais específicas, e que defina os recursos necessários e as atividades a serem desenvolvidas. Este atendimento será oferecido:
A inclusão ainda é um desafio, uma construção permanente, que implica em práticas pedagógicas inovadoras que visam o sucesso de aprendizagem de todos os alunos; a escola inclusiva acredita no desenvolvimento dos alunos com necessidades educacionais especiais, e tem algumas estratégias que ajudam no trabalho do corpo docente e na aprendizagem dos alunos como:
I- tem como eixo que toda criança é capaz de aprender.
II- garante tempo e condições para que todos possam aprender de acordo com as possibilidades de cada um.
III- abre espaço para que a cooperação, o diálogo, a solidariedade, a criatividade e o espírito crítico sejam exercitados por alunos, professores, gestores e funcionários da escola.
IV- forma e estimula continuamente o professor, que é o responsável pela aprendizagem dos alunos.
V- tem na avaliação escolar o caráter classificatório, através de notas e provas mais fáceis e acessíveis, que garantam o processo de ensino e aprendizagem.
Dos itens acima descritos, estão corretos, apenas:
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