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Matéria:
Pedagogia
Assunto:
Educação Especial - Leis, Tratados e Normas Especiais
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#1521694
•
prova:
99480
•
questão 33
prova
•
edital
Pedagogia
•
Diretrizes Curriculares Nacionais Para o Ensino Médio
|
Educação Especial - Leis, Tratados e Normas Especiais
|
Legislação da Educação
|
Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação Básica
2022
•
FCC
•
SEDU-ES
•
Pedagogo
De acordo com a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência e das Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica,
A
as pessoas com deficiência não podem ser excluídas do sistema educacional geral sob alegação de deficiência e os sistemas de ensino são obrigados a matriculá-las nas escolas.
B
o acesso ao ensino fundamental inclusivo é facultativo às pessoas com deficiência, garantindo-se, dessa forma, o direito subjetivo à educação.
C
a matrícula nos cursos regulares de estabelecimentos públicos e particulares não é compulsória para os indivíduos que são capazes de se integrar na rede regular de ensino.
D
a educação especial, no sistema educacional, foi abolida com a matrícula regular dos alunos em classes regulares.
E
o Estado tem o dever de garantir um sistema educacional inclusivo em todos os níveis, sem discriminação e com base na igualdade de oportunidades, o que diverge das afirmações apresentadas pelas normativas existentes.
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#1522432
•
prova:
99499
•
questão 32
prova
•
edital
Pedagogia
•
Legislação da Educação
|
Educação Especial - Leis, Tratados e Normas Especiais
2022
•
VUNESP
•
Prefeitura de Rio Claro - SP
•
Professor de Educação Básica 1 (Quadro 2)
De acordo com A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC, 2008), “Por muito tempo perdurou o entendimento de que a educação especial organizada de forma paralela à educação comum seria mais apropriada para a aprendizagem dos alunos que apresentavam deficiência, problemas de saúde, ou qualquer inadequação com relação à estrutura organizada pelos sistemas de ensino. Essa concepção exerceu impacto duradouro na história da educação especial, resultando em práticas que enfatizavam os aspectos relacionados à deficiência, em contraposição à dimensão
A
política”.
B
cultural”.
C
econômica”.
D
pedagógica”.
E
democrática”.
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#1522448
•
prova:
99499
•
questão 48
prova
•
edital
Pedagogia
•
Educação Especial - Leis, Tratados e Normas Especiais
|
Legislação da Educação
|
Lei Nº 9.131 de 1995 - Conselho Nacional de Educação
2022
•
VUNESP
•
Prefeitura de Rio Claro - SP
•
Professor de Educação Básica 1 (Quadro 2)
De acordo com a Resolução CNE/CEB 04/2010, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino destinada aos que se situam na faixa etária superior à considerada própria, no nível de conclusão do ensino fundamental e do ensino médio. Haddad e Di Pierro (2000) analisam como se constituiu, tanto para crianças em idade escolar quanto para adultos, o direito à educação e sua incerta efetivação, numa relação orgânica com contextos nos quais sempre pesou a desigualdade, herdada de séculos de colonialismo e trabalho escravo. Em decorrência dessa realidade desigual, muitos jovens não conseguem permanecer na escola regular e concluí-la, procurando, depois, os cursos da EJA, ocasionando um desafio a mais a seus professores pela dinâmica de sua convivência com as pessoas adultas e idosas. As diretrizes curriculares, apresentadas nos parágrafos e incisos do artigo 28 da citada resolução, orientam os sistemas de ensino, as escolas que mantêm cursos de EJA, assim como seus professores, a proporcionar a esses sujeitos, consideradas suas características, seus interesses, suas condições de vida e de trabalho,
A
situações de diálogo e elaboração de regras de convivência respeitosa entre os adultos e idosos que já eram clientela e os jovens que estão chegando nos últimos anos.
B
oportunidades educacionais apropriadas, flexíveis, mediante ações integradas e complementares entre si, estruturando um projeto pedagógico próprio.
C
a oportunidade e o desafio de trabalharem na sala de aula, em duplas ou trios formados por idosos e jovens para se ajudarem em vez de se atrapalharem.
D
uma carinhosa acolhida e incentivos variados para que não desanimem e nem abandonem os cursos ante as já esperadas dificuldades em aprender.
E
formação profissional básica ou aprimoramento das habilidades que já possuem para sua melhoria financeira e consequente prosseguimento de estudos.
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#1521586
•
prova:
99501
•
questão 17
prova
•
edital
Pedagogia
•
Temas Educacionais Pedagógicos
|
Legislação da Educação
|
Inclusão e Exclusão - Diversidade, Desigualdade e Diferença
|
Educação Especial - Leis, Tratados e Normas Especiais
2022
•
FCC
•
SEDU-ES
•
Professor - Matemática
A Lei Federal n°13.146/2015, em seu Artigo 27, estabelece que
A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem
. Considerando o estabelecido nesse artigo, a escola e seus profissionais devem
A
promover a inclusão dos alunos com deficiência que possuam condições de desenvolver as atividades propostas pelos professores das classes comuns.
B
garantir que os alunos com deficiência sejam atendidos por professores especializados, pois estes compreendem melhor os problemas destes estudantes.
C
assegurar a inclusão dos alunos com deficiência, de forma planejada e condizente com as necessidades de cada estudante.
D
desenvolver atividades das quais os alunos com deficiência consigam participar, para não os desestimular e integrá-los à turma.
E
solicitar a presença de um profissional que auxilie no cuidado com os alunos com deficiência, para atender aos demais estudantes.
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#1523603
•
prova:
99537
•
questão 31
simulado
•
prova
•
edital
Pedagogia
•
Legislação da Educação
|
Educação Especial - Leis, Tratados e Normas Especiais
2022
•
UFV
•
UFV-MG
•
Tecnico em Assuntos Educacionais
Conforme a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, é CORRETO afirmar:
A
A acessibilidade e as tecnologias assistiva e social devem ser fomentadas mediante a criação de cursos de pós-graduação, a formação de recursos humanos e a inclusão do tema nas diretrizes de áreas do conhecimento.
B
Os tradutores e intérpretes da Libras, para serem direcionados à tarefa de interpretar nas salas de aula dos cursos de graduação, devem possuir, no mínimo, a titulação em curso técnico e, para serem direcionados a interpretar nas salas de aula dos cursos de pós-graduação, devem possuir a titulação em nível superior.
C
Os tradutores e intérpretes da Libras, para serem direcionados à tarefa de interpretar nas salas de aula dos cursos de graduação, devem possuir, no mínimo, a titulação em curso técnico e, na pós-graduação, possuir a titulação em nível superior.
D
Nos processos seletivos para ingresso e permanência nos cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior e de educação profissional e tecnológica, apenas as instituições públicas têm a obrigatoriedade de disponibilizar recursos de acessibilidade de tecnologia assistiva adequados.
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As respostas apresentadas nas questões estão de acordo com o gabarito divulgado pela banca examinadora.
Não cabe aqui julgar se a banca examinadora está correta ou não
, para isso
utilize os comentários
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