O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento conceituado pela primeira vez pelo psiquiatra Leo Kanner, em 1943, em um artigo intitulado “Distúrbios Autísticos do Contato Afetivo”, na revista “Nervous Children”. Atualmente, os critérios estão bem detalhados na quinta edição do DSM-5. Sobre o TEA, analise as afirmativas.
I- O diagnóstico é baseado nas alterações de dois domínios: deficiências na comunicação social e comportamentos restritos e repetitivos.
II- O termo TEA inclui as diversas nomenclaturas usadas anteriormente, como autismo, autismo típico e Síndrome de Asperger, as quais entraram em desuso, dando lugar aos especificadores de gravidade a partir do DSM-5.
III- Entre os fatores biológicos de risco para o TEA, estão os fatores genéticos dependentes da expressão de múltiplos genes; uso de substâncias, como ácido valproico, durante a gestação; e síndromes de base genética, como a Esclerose Tuberosa.
IV- Entre os fatores psicossociais de risco para o TEA, estão os fatores emocionais dos pais, incluindo diferenças na capacidade de criação dos filhos entre pais de filhos com TEA em comparação com pais de filhos sem o transtorno.
Estão corretas as afirmativas
Analise os seguintes trechos conforme o artigo “Planejamento da avaliação psicológica: implicações para a prática e para a formação” (SCHNEIDER; et al, 2020):
“(...) ao receber uma criança cuja pergunta de avaliação seja “é possível que esta criança seja desatenta por apresentar TDAH?”, é importante que não se avalie somente a atenção e/ou hiperatividade, pois a atenção pode estar rebaixada porque a criança tem problema neurológico ou porque recentemente perdeu um ente querido e está sofrendo, sem conseguir dar conta da exigência da escola de prestar atenção na aula (1ª parte). Então, mesmo sendo avaliada a atenção, este certamente não será o único aspecto a ser avaliado nessa criança (2ª parte). Portanto, é preciso considerar apenas a atenção para fechar o diagnóstico para TDAH e isso é possível mediante estudo atualizado sobre esse construto (3ª parte)”.
Quais partes estão corretas?
As intervenções voltadas para o Transtorno de Espectro Autista com maiores respaldos científicos são aquelas baseadas na análise aplicada do comportamento (Applied Behavior Analysis-ABA), cujo principal objetivo é modificar o comportamento considerando a aplicação dos princípios de aprendizagem. Na análise do comportamento, há o entendimento de que os comportamentos são mantidos ou suprimidos pelas suas consequências. Assinale a alternativa que indica padrões de consequências que aumentam a chance do comportamento se repetir.
I- Reforço negativo.
II- Punição positiva.
III- Reforço positivo.
IV- Punição influenciada.
Somente as afirmativas I e III estão corretas.
Somente as afirmativas II e III estão corretas.
Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
Leia o caso hipotético a seguir: "Tico, 8 anos de idade, foi encaminhado pela neuropediatra por apresentar agressividade, dificuldade de se adaptar à rotina escolar e para interagir com os colegas de turma. Durante as sessões de atendimento com a criança, observou-se predomínio de frases curtas, pouco descritivas sobre si ou sobre a escola e sua família. Por vezes, fez uso de frases repetidas e descontextualizada (a cada 5 minutos perguntava o nome do bairro e o endereço da terapeuta). Segundo os pais, o mesmo comportamento ocorria em sala de aula, o que irritava os colegas e favorecia o surgimento de conflitos. Em relatório escolar, registrava-se adequada habilidade para aprender os conteúdos acadêmicos, mas com dificuldade para interpretar textos e atitudes, apego excessivo às rotinas e dificuldade na flexão da voz." Com base no caso narrado, marque a alternativa correta.
O caso refere-se a um possível caso de transtorno bipolar, condição em que a criança apresenta prejuízo em funções adaptativas, problemas cognitivos, dificuldades na fala e linguísticas, problemas de relacionamento e de aprendizagem acadêmica.
Possivelmente, o caso refere-se a um Transtorno da personalidade antissocial, transtorno em que a pessoa apresenta uma tendência à falsidade, uso de frases estranhas e de perguntas invasivas para atingir objetivos escusos.
Certamente, refere-se a um caso de transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, em que existe baixo autocontrole que se manifesta por dificuldades com os períodos de atenção, com o controle do impulso e com o nível de atividade.
Provavelmente, o caso refere-se a uma criança com transtorno do espectro autista, condição em que se observa alterações das interações sociais, prejuízo na comunicação e comportamentos estereotipados.
© copyright - todos os direitos reservados | olhonavaga.com.br