A Resolução CNE/CEB no 02/2001, que institui as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, prevê que o atendimento escolar de estudantes com deficiência terá início
na educação infantil, nas creches e nas pré-escolas.
nas séries iniciais do ensino fundamental.
nas séries finais do ensino fundamental.
no ensino médio.
na educação de jovens e adultos (EJA).
De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 02/2001, acerca da educação especial, assinale a alternativa correta.
Consiste em processo educacional definido por uma proposta pedagógica e que ocorre a partir das séries finais do ensino fundamental.
Tem como objetivo promover o desenvolvimento das potencialidades dos educandos que não apresentam necessidades educacionais especiais.
Trata-se de modalidade da educação escolar organizada institucionalmente para apoiar, complementar, suplementar e, em alguns casos, substituir os serviços educacionais comuns.
Trata-se de modalidade da educação escolar, que deve ser ofertada em escolas preferencialmente privadas.
O atendimento dos alunos com necessidades educacionais especiais deve ser realizado em classes exclusivas para estudantes com deficiência, em qualquer etapa ou modalidade da educação básica.
Segundo a Resolução CNE/CEB nº 02/2001, são professores especializados na educação especial aqueles que
avaliam continuamente a eficácia do processo educativo para o atendimento de estudantes com e sem necessidades educacionais especiais.
comprovem que, em sua formação de nível médio ou superior, foram incluídos conteúdos sobre educação especial.
percebem as necessidades educacionais especiais dos alunos e valorizam a educação inclusiva.
flexibilizam a ação pedagógica nas diferentes áreas de conhecimento de modo adequado às necessidades especiais de aprendizagem.
desenvolveram competências para identificar as necessidades educacionais especiais com o fim de definir, implementar, liderar e apoiar a implementação de diferentes estratégias, para promover a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais.
Em conformidade com a Resolução CNE/CEB no 02/2001, acerca do atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais, ao organizar as classes comuns na rede regular, é papel da escola prever e prover
a distribuição dos alunos com necessidades educacionais especiais pelas várias classes do ano escolar, de modo que essas classes comuns se beneficiem das diferenças e ampliem positivamente as experiências de todos os alunos.
avaliações sem adaptações, em respeito ao princípio da equidade entre alunos com e sem necessidades especiais.
serviços de apoio pedagógico especializado em salas de recursos, para a suplementação curricular de todos os estudantes com necessidades educacionais especiais.
o atendimento complementar, nas salas de recursos, ao aluno que apresente altas habilidades/superdotação, para aprofundamento e enriquecimento de aspectos curriculares.
professores intérpretes de Libras em todas as classes comuns, para que, em caso de matrícula de aluno surdo ou deficiente auditivo, as aulas sejam acessíveis a todos.
De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 04/2009, os sistemas de ensino devem matricular os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas classes
mediadas por intérpretes de Libras e no AEE.
exclusivas para estudantes com deficiência.
de integração inversa e no AEE.
comuns do ensino regular e no Atendimento Educacional Especializado (AEE).
diferenciadas para estudantes com deficiência.
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