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Matéria:
Pedagogia
Assunto:
Educação Especial - Leis, Tratados e Normas Especiais
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#1328064
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prova:
92747
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questão 18
prova
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edital
Pedagogia
•
Legislação da Educação
|
Educação Especial - Leis, Tratados e Normas Especiais
2023
•
Funcern
•
Prefeitura de Junco do Seridó - PB
•
Professor Para Sala De Recursos Multifuncionais (SRM)
O movimento mundial pela inclusão é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. Sendo assim, a Educação Especial, no contexto da legislação brasileira, é concebida como
A
estratégia da educação escolar.
B
etapa formativa na educação básica.
C
modalidade da educação escolar.
D
nível de ensino na educação básica.
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#1328065
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prova:
92747
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questão 19
prova
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edital
Pedagogia
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Legislação da Educação
|
Lei Nº 9.394 de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (ldben) e Suas Alterações
|
Educação Especial - Leis, Tratados e Normas Especiais
2023
•
Funcern
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Prefeitura de Junco do Seridó - PB
•
Professor Para Sala De Recursos Multifuncionais (SRM)
Com base na Lei nº 9.394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/LDBEN e na Resolução CNE/CEB Nº 2/2001 que institui as Diretrizes Nacionais para a educação de alunos que apresentem necessidades educacionais especiais, analise a situação descrita:
Estudante ‘A”
, com grave deficiência mental ou múltipla, cursou o Ensino Fundamental na Escola Municipal das Laranjeriras em JUNCO/PB. Neste nível da Educação Básica, considerando a temporalidade, as intervenções pedagógicas, o apoio os resultados obtidos, ele permaneceu por 15 anos. O estudante “A” encontra-se atualmente com 20 anos de idade e verificou-se, diante dos registros das adequações curriculares e dos relatórios de aprendizagens refrentes ao processo formativo do referido estudante, que foram esgotadas as possibilidades pontuadas nos Artigos 24 e 26 da LDBEN, bem como as questões previstas no Inciso I do Artigo 32 da supracitada Lei, e diante dos resultados obtidos, o referido estudante foi certificado e se deu a conclusão de escolaridade no Ensino Fundamental, com a emissão do histórico escolar em que apresenta, de forma descritiva, as competências desenvolvidas pelo educando, bem como o encaminhamento devido para a educação de jovens e adultos e para a educação profissional.
A situação descrita expõe os procedimentos e registros escolares com relação a vida escolar do
Estudante “A”
no Ensino Fundamental na Escola Municipal de Laranjeiras, Junco/PB. A efetivação da conclusão desse nível de ensino e a expediação do histórico escolar apoia-se na definição e aplicação da
A
certificação parcial de conhecimentos por competências.
B
terminalidade assistiva.
C
terminalidade específica.
D
certificação de conhecimentos em banca de exames supletivos.
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questão 20
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Educação Especial - Leis, Tratados e Normas Especiais
2023
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Prefeitura de Junco do Seridó - PB
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Professor Para Sala De Recursos Multifuncionais (SRM)
De acordo com o art. 6º, da Resolução CNE/CEB nº 02/2001, para a identificação das necessidades educacionais especiais dos alunos e a tomada de decisões quanto ao atendimento necessário, a escola deve realizar, com assessoramento técnico, avaliação do aluno no processo de ensino e aprendizagem, contando, para tal, com:
A
a experiência de seu corpo docente, seus diretores, coordenadores, orientadores e supervisores educacionais.
B
o setor responsável pela educação especial, independente do respectivo sistema educativo.
C
a experiência de uma psicopedagoga e de um profissional dos serviços de Saúde para elaboração do laudo pedagógico.
D
o setor responsável pela educação especial independente e, ao mesmo tempo, interligado a Assistência Social e ao Trabalho com fins a inclusão integral do educando.
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questão 21
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Educação Especial - Leis, Tratados e Normas Especiais
2023
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Prefeitura de Junco do Seridó - PB
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Professor Para Sala De Recursos Multifuncionais (SRM)
Leia a definição contida no fragmento textual:
A pessoa possui um conjunto de sintomas como alterações no comportamento que aparecem em idade muito precoce, mais especificamente antes dos três anos de idade. A comunicação é uma das áreas afetadas, com implicações na interação social e no uso da imaginação. Essas três alterações são conhecidas como a tríade de dificuldades responsáveis por definir padrões de comportamento limitado e repetitivo (FREITAS, 2013).
Essa definição é relacionada
A
à Deficiência Múltipla.
B
à Síndrome de Down.
C
ao Transtorno do Espectro Autista.
D
ao Transtorno Opositor Desafiador.
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questão 22
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Legislação da Educação
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Educação Especial - Leis, Tratados e Normas Especiais
2023
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Prefeitura de Junco do Seridó - PB
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A Política Nacional de Educação Especial destaca as pessoas com altas habilidades/superdotação como aquelas que apresentam notável desempenho e elevada potencialidade nos mais diversos aspectos e capacidades humanas, sejam elas isoladas ou combinadas. Sobre as diferentes formas de revelação das altas habilidades/superdotação é correto afirmar que
A
o
tipo intelectual
é aquela pessoa que possui flexibilidade e fluência de pensamento, alta capacidade em realizar pensamentos abstratos para fazer associações, tem memória elevada e capacidade de resolver e lidar com problemas.
B
o
tipo psicomotor
demonstra capacidade de liderança, de cooperação, sensibilidade, sociabilidade, de ser interpessoal, diplomático e de resolver seus problemas e dos outros.
C
o
tipo social
revela que a pessoa possui originalidade, imaginação, criatividade para resolver problemas, sentimento de desafio diante de dificuldade e facilidade de se expressar.
D
o
tipo talento especial
refere-se a um estudante com alta aptidão acadêmica, atenção, memória, concentração, rapidez no aprendizado, além de motivação pelas disciplinas de seu interesse.
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