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Matéria:
Pedagogia
Assunto:
Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação Básica
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#1521694
•
prova:
99480
•
questão 33
prova
•
edital
Pedagogia
•
Legislação da Educação
|
Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação Básica
|
Diretrizes Curriculares Nacionais Para o Ensino Médio
|
Educação Especial - Leis, Tratados e Normas Especiais
2022
•
FCC
•
SEDU-ES
•
Pedagogo
De acordo com a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência e das Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica,
A
as pessoas com deficiência não podem ser excluídas do sistema educacional geral sob alegação de deficiência e os sistemas de ensino são obrigados a matriculá-las nas escolas.
B
o acesso ao ensino fundamental inclusivo é facultativo às pessoas com deficiência, garantindo-se, dessa forma, o direito subjetivo à educação.
C
a matrícula nos cursos regulares de estabelecimentos públicos e particulares não é compulsória para os indivíduos que são capazes de se integrar na rede regular de ensino.
D
a educação especial, no sistema educacional, foi abolida com a matrícula regular dos alunos em classes regulares.
E
o Estado tem o dever de garantir um sistema educacional inclusivo em todos os níveis, sem discriminação e com base na igualdade de oportunidades, o que diverge das afirmações apresentadas pelas normativas existentes.
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#1521697
•
prova:
99480
•
questão 36
prova
•
edital
Pedagogia
•
Legislação da Educação
|
Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação Básica
2022
•
FCC
•
SEDU-ES
•
Pedagogo
Sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos:
A
As escolas que ministram esse ensino deverão garantir a oferta de uma educação que priorize a diversidade da população escolar e as demandas sociais.
B
Aplicam-se a todas as modalidades do Ensino Fundamental previstas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, bem como à Educação do Campo, à Educação Escolar Indígena e à Educação Escolar Quilombola.
C
O Ensino Fundamental, com duração de 9 anos, abrange a população na faixa etária dos 6 aos 14 anos de idade, não se estendendo, portanto, àqueles que não tiveram acesso em idade própria.
D
A carga horária mínima anual do Ensino Fundamental regular será de 900 horas relógio, distribuídas em, pelo menos, 200 dias de efetivo trabalho escolar.
E
O Ensino Fundamental não se traduz como um direito público subjetivo, mas é um dever do Estado a sua oferta.
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#1521698
•
prova:
99480
•
questão 37
prova
•
edital
Pedagogia
•
Legislação da Educação
|
Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação Básica
2022
•
FCC
•
SEDU-ES
•
Pedagogo
A educação de qualidade, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos, possui três conceitos importantes:
I. Reporta-se à promoção de aprendizagens significativas do ponto de vista das exigências sociais e de desenvolvimento pessoal. II. Refere-se à possibilidade de atender às necessidades e às características dos estudantes de diversos contextos sociais e culturais e com diferentes capacidades e interesses. III. Alude à importância de tratar de forma diferenciada o que se apresenta como desigual no ponto de partida, com vistas a obter desenvolvimento e aprendizagens equiparáveis, assegurando a todos a igualdade de direito à educação.
Os itens I, II e III descrevem, correta e respectivamente, os conceitos de
A
efetividade − relevância − equidade.
B
pertinência − relevância − igualdade.
C
relevância − pertinência − equidade.
D
equidade − relevância − pertinência.
E
relevância − pertinência − igualdade.
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#1522435
•
prova:
99499
•
questão 35
prova
•
edital
Pedagogia
•
Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação Básica
|
Legislação da Educação
2022
•
VUNESP
•
Prefeitura de Rio Claro - SP
•
Professor de Educação Básica 1 (Quadro 2)
A Resolução CNE/CEB 04/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, no § 4º de seu art. 47, estabelece que, para a avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental e no Ensino Médio (§ 4º ), deve predominar o caráter formativo sobre o quantitativo e classificatório, adotando-se uma estratégia de progresso individual e contínuo que favoreça o crescimento do educando, preservando a qualidade necessária para a sua formação escolar, sendo organizada de acordo com regras comuns a essas duas etapas. Diante dessa determinação legal, é relevante destacar as ideias de Silva (
In
: Silva, Hoffmann e Esteban, 2003) sobre a avaliação do ensino-aprendizagem numa perspectiva formativa- -reguladora, que visa a superar o paradigma centrado no ensino. Para o autor, o papel da avaliação é acompanhar a relação ensino-aprendizagem para prover as informações necessárias a fim de
A
reproduzir literalmente os conteúdos transmitidos.
B
formar consumidores para o mercado globalizado.
C
manter o diálogo entre os docentes e os educandos.
D
selecionar os alunos aptos a ingressarem no ensino superior.
E
treinar os alunos mais competentes para o mundo do trabalho.
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99499
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questão 36
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•
edital
Pedagogia
•
Legislação da Educação
|
Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação Básica
2022
•
VUNESP
•
Prefeitura de Rio Claro - SP
•
Professor de Educação Básica 1 (Quadro 2)
A Resolução CNE/CEB 07/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos, em seu art. 32, estabelece que a sistemática de avaliação dos alunos, a ser realizada pelos professores e pela escola como parte integrante da proposta curricular e da implementação do currículo, é redimensionadora da ação pedagógica e deve assumir um caráter processual, formativo e participativo, ser contínua, cumulativa e diagnóstica. A avaliação também mereceu destaque na obra de Weisz (1999), que aborda a necessidade e os bons usos da avaliação, ressaltando, no processo de ensino e aprendizagem, a relevância do conhecimento prévio dos alunos, isto é, na avaliação inicial, e pondo em prática situações planejadas para levá-los a avançar; para isso, o professor necessitará de um outro instrumento para verificar como eles estão progredindo. Para Weisz, esse instrumento é denominado de avaliação
A
de percurso.
B
associativa.
C
classificaficatória.
D
seletiva.
E
comparativa.
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