MENU
Instalar nosso app
Estudos
Flashcards
novo
Planos de Estudos
Questões
Simulados
Concursos
Rankings Pós-Prova
Concursos Passados
Ordenar Resultados
Informações
Organizadoras
Órgãos
Cargos
Disciplinas
Estatísticas
Nosso Desempenho
Estatísticas das Organizadoras
Estatísticas de Cursos
Planos e preços
Ajuda
Modo Escuro
Ativar notificações
Questões de concursos
Resolva quantas desejar, é ilimitado!
Filtros Inteligentes
A lista de dados de cada filtro é atualizada de acordo com os filtros previamente inseridos.
Somente são apresentados na lista de cada um, dados existentes na combinação de filtros já escolhida.
Concursos
OAB
ENEM
Vestibular
Incluir
Excluir
Matéria:
Pedagogia
Assunto:
Pcn's - Parâmetros Curriculares Nacionais e Temas Transversais
Somente anuladas
Excluir anuladas
Somente desatualizadas
Excluir desatualizadas
Com anotações
Sem anotações
Respondidas
Não respondidas
Acertadas
Erradas
Limpar
Filtrar
Meus filtros
Meus cadernos
Minhas estatísticas
509 questões
F
P
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
N
E
Rows Per Page
5
15
30
#1456612
•
prova:
97456
•
questão 31
prova
•
edital
Pedagogia
•
Temas Educacionais Pedagógicos
|
Pcn's - Parâmetros Curriculares Nacionais e Temas Transversais
2022
•
Metrocapital Soluções
•
Prefeitura de Cerquilho - SP
•
Professor - História
Com relação ao documento Parâmetros Curriculares Nacional, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – A constituição da História como disciplina escolar autônoma ocorreu nas primeiras décadas do século XIX.
II – A autonomia da História está relacionada ao Colégio Pedro II.
III – A História do Brasil foi introduzida no ensino secundário depois de 1855.
A
Apenas o item I é verdadeiro.
B
Apenas o item II é verdadeiro.
C
Apenas o item III é verdadeiro.
D
Apenas os itens I e II são verdadeiros.
E
Todos os itens são verdadeiros.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#1456613
•
prova:
97456
•
questão 32
prova
•
edital
Pedagogia
•
Temas Educacionais Pedagógicos
|
Pcn's - Parâmetros Curriculares Nacionais e Temas Transversais
2022
•
Metrocapital Soluções
•
Prefeitura de Cerquilho - SP
•
Professor - História
Ainda sobre o documento Parâmetros Curriculares Nacional, analise os itens a seguir e, ao final assinale a alternativa correta:
I – No processo de democratização dos anos 80, os conhecimentos escolares passaram a ser questionados e redefinidos por reformas curriculares.
II – No período da democratização, as transformações da clientela escolar, muito diferente em termos sociais e econômicos, forçavam mudanças no espaço escolar.
III – O currículo formal forçava mudanças no currículo real na época da democratização.
A
Apenas o item I é verdadeiro.
B
Apenas o item II é verdadeiro.
C
Apenas o item III é verdadeiro.
D
Apenas os itens I e II são verdadeiros.
E
Nenhum dos itens é verdadeiro.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#1456614
•
prova:
97456
•
questão 33
prova
•
edital
Pedagogia
•
Temas Educacionais Pedagógicos
|
Pcn's - Parâmetros Curriculares Nacionais e Temas Transversais
2022
•
Metrocapital Soluções
•
Prefeitura de Cerquilho - SP
•
Professor - História
De acordo com os Parâmetros Curriculares, são conteúdos comuns às temáticas históricas:
I – busca de informações em diferentes tipos de fontes.
II – conhecimento e uso de diferentes medidas de tempo.
III – troca de informações sobre os objetos de estudo.
A
Apenas o item I é verdadeiro.
B
Apenas o item II é verdadeiro.
C
Apenas o item III é verdadeiro.
D
Apenas os itens I e III são verdadeiros.
E
Todos os itens são verdadeiros.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#1459492
•
prova:
97514
•
questão 40
prova
•
edital
Pedagogia
•
Temas Educacionais Pedagógicos
|
Pcn's - Parâmetros Curriculares Nacionais e Temas Transversais
2022
•
Consulpam
•
Prefeitura de Irauçuba - CE
•
Professor - Língua Portuguesa
Exibir texto associado
TEXTO 1
[...]
Armado com um cartãozinho do bispo e um bilhete particular de Conceição à senhora que administrava o serviço, Chico Bento conseguiu obter o ambicionado lugar no açude do Tauape.
No bilhete, a moça fazia o possível para comover a destinatária; e a senhora, apesar de já se ter habituado a esses pedidos que falavam sempre numa pobreza extrema e em criancinhas famintas, achou jeito de
desentulhar
uma pá, e
ela mesma
guiou o vaqueiro aturdido, com seu ferro na mão, e o entregou ao feitor.
Duramente Chico Bento trabalhou
todo o dia
no serviço da
barragem
.
Só de longe em longe parava para tomar fôlego, sentindo o pobre peito cansado e os músculos vadios.
E o almoço, ao meio-dia, onde, junto ao pirão, um naco de carne
cheiroso
emergia, mal o soergueu e animou.
Já era tão antiga, tão bem instalada a sua fome, para fugir assim, diante do primeiro prato de feijão, da primeira lasca de carne!.
E até lhe
amargou
o gosto daquela carne, lembrando-se de que Cordulina, a essa hora,
engolia
talvez um triste resto de farinha, e junto dela, devorada a
magra
ração, os meninos choravam...
Mas, à tarde, quando sentiu tinir no bolso o jornal ganho, um novo sentimento o
animou
.
Tinha finalmente algum dinheiro – só dois níqueis, é bem verdade! –, mas dinheiro ganho com seu esforço, com os calangros dos seus braços, e que o auxiliaria a alimentar a filharada esfomeada...
[...]
QUEIROZ, Raquel de. O quinze. 96ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2013 p. 106-107
TEXTO 2
Os Campos de Concentração funcionavam como uma prisão. Os que lá chegavam não podiam mais sair, ou melhor, só tinham permissão para se deslocar quando eram convocados para o trabalho, como a construção de estradas e açudes ou obras de
“melhoramento urbano”
de Fortaleza, ou quando eram transferidos para outro campo. Durante esses deslocamentos, sempre havia uma atenta vigilância para evitar as fugas ou rebeliões. Os flagelados só se deslocavam dentro de caminhões e, a todo momento, ficavam sob o atento olhar de vigilantes. Os flagelados eram vigiados durante o dia e a noite. Na Concentração do Patu, por exemplo, “o serviço de polícia era feito por duas turmas com 36 homens, divididos em cinco postos durante o dia e seis no correr da noite” (O Povo, 25/05/1932). Em muitos casos, os escolhidos superavam as expectativas previstas nos postulados do disciplinamento e acabavam se transformando em problemas para os administradores. Empolgados com o poder que passavam a exercer – o poder de vigiar – muitos desses guardas começavam a causar “desordens”, pois tornavam-se demasiadamente agressivos e arbitrários no trato com os concentrados. Nessas circunstâncias, esses vigilantes entravam em dissonância com o projeto idealizado para o funcionamento dos Campos, que pretendia controlar o flagelado com base em um discurso civilizado e civilizador. Quando alguns casos de violência e desmando eram denunciados por jornalistas, os vigilantes envolvidos perdiam o cargo e voltavam à condição de meros concentrados.
Em algumas Concentrações existia um lugar específico para o castigo e a punição exemplar.
Nos relatos jornalísticos que descreviam detalhadamente a estrutura dos Campos de Concentração, jamais se falou nessa
prisão
punitiva.
Entretanto
, nas memórias dos sertanejos que passaram por estes lugares, a lembrança do
“sebo”
tornou-se marcante. Conforme o depoimento oral do Sr. José Camurça, dentro do próprio Campo do Buriti (no Crato) havia
“uma espécie de cadeia para os desordeiros”
e
“era um cercado de madeira bem alto e seguro”
. D. Maria de Jesus, que esteve por cinco meses na Concentração de Senador Pompeu, comenta que os rapazes deixavam que seus cabelos fossem raspados temendo o confinamento no “sebo”.
A
punição
era, portanto, realizada de maneira exemplar. A existência de um lugar para o castigo era mais uma estratégia no disciplinamento dos flagelados dentro das Concentrações.
Mesmo que
não fossem utilizados com frequência, somente pelo fato de existirem, esses lugares conseguiam fortalecer o controle dos flagelados através de uma intensificação da “pedagogia do medo”. Constituía-se como uma espécie de autoridade inanimada.
RIOS, Kênia Sousa.
Isolamento e poder
: Fortaleza e os
campos de concentração na Seca de 1932. p. 93-95
Quanto ao trabalho com texto literário em sala de aula, os Parâmetros Curriculares Nacionais defendem:
A
O aprofundamento da historiografia da literatura de Língua Portuguesa e a exclusão de textos produzidos em norma não padrão.
B
A priorização das propriedades caracterizadoras de cada escola literária, bem como dos fatos biográficos dos autores.
C
O exercício de reconhecimento de singularidades e propriedades que matizam um tipo particular de uso da linguagem.
D
O trabalho minucioso de identificação e categorização dos diversos gêneros literários, conforme as teorias literárias modernas.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#1461951
•
prova:
97606
•
questão 5
prova
•
edital
Pedagogia
•
Temas Educacionais Pedagógicos
|
Pcn's - Parâmetros Curriculares Nacionais e Temas Transversais
2022
•
fadenor
•
Prefeitura de Dores de Guanhaes - MG
•
Professor - Educação Básica I
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN),
I - a avaliação inexiste como parte integrante do processo de ensino e aprendizagem. II - o tratamento específico das áreas ocorre em função da importância instrumental de cada uma, contemplando também a integração entre elas. III - a avaliação é compreendida como um conjunto de atuações que tem a função de alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica.
Assinale a alternativa que contém a(s) alínea(s)
CORRETA(S)
.
A
I, apenas.
B
I e II, apenas.
C
II e III, apenas.
D
I e III, apenas.
E
I, II e III.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
509 questões
F
P
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
N
E
Rows Per Page
5
15
30
Compartilhe esse conteúdo!
https://olhonavaga.com.br/questoes/questoes?tc=1&ma=1402&as=14576
Minhas anotações para a questão #
Apagar
Data
Anotação
Nenhuma anotação inserida
Nova anotação:
Salvar
Suas respostas para a questão #
Data
Alternativa
Acertou?
Nenhuma anotação inserida
Meus filtros
Salvar novo filtro com as configurações atuais:
Salvar
Carregar filtros salvos:
Apagar
Filtro
Nenhum filtro salvo
Inserir a questão # em um caderno
Novo caderno:
Salvar e inserir
Escolha um caderno para filtrar as questões
Apagar
Nome
Nenhum caderno foi criado
Solicitar alteração de dados na questão #
As respostas apresentadas nas questões estão de acordo com o gabarito divulgado pela banca examinadora.
Não cabe aqui julgar se a banca examinadora está correta ou não
, para isso
utilize os comentários
dessa questão.
Gabarito Errado
Cancelar
Enviar
Outro problema
Para julgamento da elaboração da questão ou das respostas, utilize a seção de comentários da questão
Detalhes das correções necessárias (erro referente ao cadastro da questão no site):
Cancelar
Enviar
Estudos
Flashcards
Planos de Estudos
Questões
Simulados
Concursos
Rankings Pós-Prova
Concursos Passados
Ordenar Resultados
Informações
Organizadoras
Órgãos
Cargos
Disciplinas
Estatísticas
Nosso Desempenho
Estatísticas das Organizadoras
Estatísticas de Cursos
Mais
Planos e preços
Sobre Nós
Ajuda
Siga
Estudantes
3.932.950
Flashcards
366.706
Planos de Estudos
16.032
Questões
1.111.920
Simulados
22.359
Rankings Pós-Prova
43.958
Termos de Uso e Política de Privacidade
© copyright - todos os direitos reservados | olhonavaga.com.br
Ative nossas notificações para receber atualizações sobre seus pagamentos, estatísticas das suas ferramentas de estudo e promoções!
Fique ligado em cada atualização!
Ativar
Como o seu navegador já bloqueou as notificações do nosso portal, você deverá acessar nosso site utilizando seu navegador, clicar no ícone de cadeado ao lado do nosso endereço URL e habilitar manualmente o envio de notificações.
Instale nosso APP para receber atualizações sobre seus pagamentos, estatísticas das suas ferramentas de estudo e promoções!
Fique ligado em cada atualização!
Instalar APP