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Matéria:
Pedagogia
Assunto:
O Ensino Superior na Contemporaneidade Brasileira: Desafios e Avanços
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#1495276
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prova:
98662
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questão 25
simulado
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edital
•
ranking
Pedagogia
•
História da Educação Brasileira
|
As Funções do Ensino Superior: Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura
|
O Ensino Superior na Contemporaneidade Brasileira: Desafios e Avanços
2022
•
UFMA
•
UFMA
•
Tecnico em Assuntos Educacionais
A PORTARIA Nº 1.428, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2018, dispõe sobre a oferta, por Instituições de Educação Superior - IES, de disciplinas, na modalidade a distância, em cursos de graduação presencial. Para a oferta de disciplinas na modalidade a distância a referida portaria admite que:
A
As avaliações das disciplinas na modalidade a distância em cursos presenciais, bem como as atividades práticas exigidas nas respectivas DCN, devem ser realizadas virtualmente pelas IES.
B
O limite de 20% (vinte por cento) poderá ser ampliado para 40% (quarenta por cento) da carga horária total para os cursos de graduação presencial, independente do Conceito de Curso (CC).
C
A oferta de disciplinas na modalidade a distância em cursos presenciais pode ser implantada sem a necessidade de aviso prévio aos estudantes.
D
As IES que possuam pelo menos 1 (um) curso de graduação reconhecido poderão introduzir a oferta de disciplinas na modalidade a distância na organização pedagógica e curricular de seus cursos de graduação presenciais, regularmente autorizados, até o limite de 20% (vinte por cento) da carga horária total do curso.
E
A possibilidade de ampliação da oferta de disciplinas na modalidade a distância, definida no Art. 3º, inclui os cursos de graduação presenciais da área de saúde e das engenharias.
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#1495283
•
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98662
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questão 32
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Pedagogia
•
História da Educação Brasileira
|
As Funções do Ensino Superior: Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura
|
O Ensino Superior na Contemporaneidade Brasileira: Desafios e Avanços
2022
•
UFMA
•
UFMA
•
Tecnico em Assuntos Educacionais
No sistema nacional de ensino superior, compete ao Ministro de Estado da Educação:
A
Formular propostas para o desenvolvimento das IES, com base nas análises e recomendações produzidas nos processos de avaliação.
B
Deliberar, por meio da Câmara de Educação Superior, sobre pedidos de credenciamento, recredenciamento e descredenciamento de IES e autorização de oferta de cursos vinculada a credenciamentos.
C
Propor diretrizes e deliberar sobre a elaboração dos instrumentos de avaliação para credenciamento e recredenciamento de instituições a serem elaborados pelo Inep.
D
Propor e avaliar as dinâmicas, os procedimentos e os mecanismos de avaliação institucional, de cursos e de desempenho dos estudantes.
E
Homologar as deliberações da Conaes.
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#1509455
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prova:
99049
•
questão 25
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edital
Pedagogia
•
História da Educação Brasileira
|
O Ensino Superior na Contemporaneidade Brasileira: Desafios e Avanços
2022
•
CEPERJ
•
AL-MA
•
Pedagogo
Tratando-se das medidas que visam pela inclusão dos estudantes na educação superior, pode-se destacar a instituição do REUNI, por meio do decreto nº 6.906 (BRASIL, 2007).
Marque a alternativa que apresenta a definição correta sobre o objetivo do REUNI:
A
Criar condições para ampliar o acesso e permanência na educação superior, nível de graduação, pelo melhor aproveitamento da estrutura física e de recursos humanos existentes nas universidades federais.
B
Criar condições para que estudantes ingressantes pela Lei de Cotas nº 12.711 (BRASIL, 2012) tivessem acesso a cursos de atualização em Língua Portuguesa.
C
Criar espaços nas Universidades para a discussão e avaliação da Lei de Cotas nº 12.711 (BRASIL, 2012) com a comunidade e corpo docente.
D
Criar ações nas escolas públicas de Ensino Médio para orientação dos estudantes, principalmente aqueles matriculados no turno noturno, que incentivem e favoreçam a continuidade dos estudos no Ensino Superior.
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99168
•
questão 53
prova
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edital
Pedagogia
•
História da Educação Brasileira
|
O Ensino Superior na Contemporaneidade Brasileira: Desafios e Avanços
2022
•
CEPUERJ
•
UERJ
•
Pedagogo
A UERJ foi a primeira universidade do Brasil a adotar o sistema de ações afirmativas, que se constitui como:
A
política de debates sobre o que pode ser feito para o alcance de equidade e integração social no país
B
políticas construídas pela iniciativa privada, para implementar em instituições públicas ações para correção de desigualdades raciais presentes na sociedade
C
medidas especiais e temporárias para compensação de um passado discriminatório, objetivando acelerar o processo de igualdade por parte de grupos vulneráveis como as minorias étnicas e raciais
D
medidas especiais e permanentes para compensação de um passado discriminatório, objetivando acelerar o processo de igualdade social por parte de grupos vulneráveis como as minorias étnicas e raciais
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#1591349
•
prova:
101030
•
questão 32
simulado
•
prova
•
edital
Pedagogia
•
História da Educação Brasileira
|
O Ensino Superior na Contemporaneidade Brasileira: Desafios e Avanços
2021
•
UFES
•
UFES
•
Tecnico em Assuntos Educacionais
O Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017, destaca que, no sistema federal de ensino, as funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de ensino superior e dos cursos superiores de graduação e pós-graduação é competência de diferentes órgãos. É um desses órgãos
A
o Conselho Estadual de Educação.
B
a Secretaria de Supervisão Universitária.
C
o Fundo Nacional do desenvolvimento da Educação.
D
a Controladoria Geral da União.
E
o Conselho Nacional de Educação.
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