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#1417500
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prova:
96129
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questão 6
simulado
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prova
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edital
Sociologia
•
Relação Entre Indivíduo e Sociedade
2022
•
Colégio Pedro Ii
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Colegio Pedro Ii
•
Professor - Sociologia
Pesquisa aponta que brasileiros ficaram mais individualistas na pandemia
Valorização da própria segurança, busca por poder econômico e social e desejo de aproveitar mais os prazeres da vida estão entre as prioridades dos brasileiros. Diante do medo de ser infectado e das preocupações decorrentes da crise econômica, brasileiros passaram a valorizar mais a própria segurança e a de parentes próximos, no que diz respeito à saúde e ao bem-estar; desenvolveram atitudes mais individualistas e de dominância, com relação ao dinheiro e à posição social, e ainda despertaram um desejo maior de aproveitar a vida, segundo estudo realizado pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e publicado na revista científica Personality and Individual Differences. A pesquisa contou com a participação de 578 brasileiros – 70% eram mulheres com idade média de 39 anos […].
“Os valores que observamos sobressaindo entre os brasileiros não são tão desejáveis, quando pensamos em um contexto colaborativo de sociedade, uma vez que motivam ações e pensamentos mais restritos a um ciclo pequeno de pessoas, ao invés de pensar no coletivo. Despertam ações individualistas e egoístas, colocando o seu próprio prazer acima do de outras pessoas. Valores altruístas e de atenção ao coletivo parecem ter diminuído”, explica Ronald Fischer, psicólogo e pesquisador do IDOR.
CNN BRASIL, 21 jul. 2021. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br. Acesso em: 7 set. 2022.
O termo “individualismo” é amplamente utilizado na modernidade e na pós-modernidade. Os usos coletivos desse termo, tanto no âmbito do senso comum quanto no debate acadêmico, podem configurar percepções diferenciadas. Elias (1994) propõe um olhar sociológico específico para a suposta dicotomia entre “indivíduo” e “sociedade”.
ELIAS, N.
A sociedade dos indivíduos
. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.
A interpretação do “individualismo”, com base na análise do autor, é de que
A
a maneira acrítica como o termo “indivíduo” é usado na conversação nas sociedades contemporâneas para expressar a primazia da identidade-eu pode ser verificada em todos os estágios de desenvolvimento da humanidade.
B
há um processo socio-histórico no desenvolvimento linguístico, psíquico e social que forma um tecido entre indivíduo e sociedade e que constrói ethos coletivos que forjam as diferenças das percepções de “eu” e “nós”.
C
especialistas apresentam as condições de desenvolvimento humano em seus aspectos biológicos, psicológicos e sociológicos de maneira independente e disciplinar, como se fossem separados.
D
em algum grau, a dissociação efetiva entre a identidade-eu e a identidade-nós é inerente aos processos de desenvolvimento humano e necessária como forma de sua compreensão sociológica.
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#1417501
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96129
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questão 7
simulado
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edital
Sociologia
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Relação Entre Indivíduo e Sociedade
|
Émile Durkheim e os Fatos Sociais
2022
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Colégio Pedro Ii
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Colegio Pedro Ii
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Professor - Sociologia
Em texto presente no volume da coleção Os Pensadores dedicado a Emile Durkheim, o autor se refere à ideia de suicídio.
DURKHEIM, E.
Emile Durkheim
. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Coleção Os Pensadores).
Sobre esse assunto, é correto afirmar que, para Durkheim,
A
a ideia de que o suicídio é toda morte que resulta mediata ou imediatamente de um ato positivo ou negativo realizado pela própria vítima resume por si a compreensão do objeto analisado.
B
cada sociedade está predisposta a ter um número considerável de pessoas mortas voluntariamente, deixando de lado o “individuo como individuo” enquanto fonte de análise sociológica.
C
o conceito de taxa de mortalidade-suicídio na sociedade europeia considera que as rupturas e mudanças nas nações ocorrem no mesmo momento e contexto histórico.
D
é possível exprimir um conceito-média da ideia de suicídio, com base em uma concepção objetiva, única e com regularidade, em que o fenômeno possa ser sempre comparável.
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#1417502
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96129
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questão 8
simulado
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edital
Sociologia
•
Cidadania e Movimentos Sociais
|
Movimentos Sociais no Brasil
2022
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Colégio Pedro Ii
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Colegio Pedro Ii
•
Professor - Sociologia
Maria da Gloria Gohn (2008) identifica as teorias do paradigma norte-americano e as teorias dos paradigmas europeus e latino-americano.
GOHN, M. G.
Teoria dos movimentos sociais
: paradigmas clássicos e contemporâneos. São Paulo: Loyola, 2006.
Relacione as teorias e o paradigma da Coluna I às categorias correspondentes da Coluna II:
Coluna I
1. Teoria marxista/neomarxista
2. Teoria dos Novos Movimentos Sociais 3. Teoria da Mobilização Política 4. Paradigma latino-americano
Coluna II
( ) Destaca o papel dos atores sociais nas ações coletivas em detrimento de um sujeito específico. ( ) Começa a se destacar nos anos 1970, ao criticar o utilitarismo e o individualismo metodológico presentes nas análises dos movimentos sociais. ( ) Apresenta Cidadania, Identidade Coletiva e Resistência como categorias analíticas. ( ) Destaca as transformações das condições de existência por meio das lutas sociais.
A sequência correta é
A
2, 3, 4, 1.
B
2, 4, 3, 1.
C
4, 2, 1, 3.
D
4, 3, 1, 2.
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#1417503
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prova:
96129
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questão 9
simulado
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prova
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edital
Sociologia
•
Política, Poder e Estado
2022
•
Colégio Pedro Ii
•
Colegio Pedro Ii
•
Professor - Sociologia
Na acepção em que tomamos o conceito, Revolução Burguesa denota um conjunto de transformações econômicas, tecnológicas, sociais, psicoculturais e políticas que só se realizam quando o desenvolvimento capitalista atinge o clímax de sua evolução industrial. Há, porém, um ponto de partida e um ponto de chegada, e é extremamente difícil localizar-se o momento em que essa revolução alcança um patamar histórico irreversível, de plena maturidade e, ao mesmo tempo, de consolidação do poder burguês [...].
(FERNANDES, 2006, p. 239, grifos do autor) FERNANDES, F.
A Revolução Burguesa no Brasil
: ensaio de interpretação sociológica. São Paulo: Globo, 2006.
No contexto de formação dos Estados Nacionais modernos, a Revolução Burguesa no Brasil ocorreu numa organização política singular e com uma temporalidade única que, segundo Florestan Fernandes, se caracteriza como
A
mandonismo oligárquico, que manteve inalterado o padrão de poder estabelecido no Antigo Regime.
B
Estado híbrido, no qual a dominação burguesa se associava a procedimentos autocráticos herdados do passado.
C
revolução democrática-nacional, na qual a burguesia assume seu papel histórico de instrumento da modernidade.
D
democracia burguesa, que estabelece as bases para construção de uma ampla, porém lenta, incorporação da burguesia nacional nas esferas de poder institucional.
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#1417504
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prova:
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questão 10
simulado
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prova
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edital
Sociologia
•
Política, Poder e Estado
2022
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Colégio Pedro Ii
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Colegio Pedro Ii
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Professor - Sociologia
As sociedades primitivas são sociedades sem Estado: esse julgamento de fato, em si mesmo correto, na verdade dissimula uma opinião, um juízo de valor, que prejudica então a possibilidade de construir uma antropologia política como ciência rigorosa. O fato que se enuncia é que as sociedades primitivas estão privadas de alguma coisa – o Estado – que lhes é, tal como a qualquer outra sociedade – a nossa, por exemplo – necessária. Essas sociedades são, portanto, incompletas. Não são exatamente verdadeiras sociedades – não são policiadas –, e subsistem na experiência talvez dolorosa de uma falta – falta do Estado – que elas tentariam, sempre em vão, suprir. (CLASTRES, 1979, p. 133-134)
CLASTRES, P.
A sociedade contra o Estado
: investigações de antropologia política. Porto: Afrontamento, 1979.
Em relação à análise de sobre as “sociedades contra o Estado”, Clastres afirma que
A
toda sociedade “não primitiva” é uma sociedade de Estado, sendo a política anterior à própria condição socioeconômica vigente.
B
justamente por servirem a um propósito coletivo e frequentemente pacífico, as lideranças estão desprovidas de qualquer autoridade.
C
o sedentarismo e a recusa ao trabalho acumulativo foram os geradores da indisposição ao conflito autoritário da formação de um Estado.
D
os machados metálicos, como uma política tecnológica, quando introduzidos às “sociedades primitivas”, proporcionaram um aumento da produtividade.
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