MENU
Instalar nosso app
Estudos
Flashcards
novo
Planos de Estudos
Questões
Simulados
Concursos
Rankings Pós-Prova
Concursos Passados
Ordenar Resultados
Informações
Organizadoras
Órgãos
Cargos
Disciplinas
Estatísticas
Nosso Desempenho
Estatísticas das Organizadoras
Estatísticas de Cursos
Planos e preços
Ajuda
Modo Escuro
Ativar notificações
Questões de concursos
Resolva quantas desejar, é ilimitado!
Filtros Inteligentes
A lista de dados de cada filtro é atualizada de acordo com os filtros previamente inseridos.
Somente são apresentados na lista de cada um, dados existentes na combinação de filtros já escolhida.
Concursos
OAB
ENEM
Vestibular
Incluir
Excluir
Matéria:
Pedagogia
Assunto:
História da Educação Brasileira
Somente anuladas
Excluir anuladas
Somente desatualizadas
Excluir desatualizadas
Com anotações
Sem anotações
Respondidas
Não respondidas
Acertadas
Erradas
Limpar
Filtrar
Meus filtros
Meus cadernos
Minhas estatísticas
212 questões
F
P
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
N
E
Rows Per Page
5
15
30
#1121485
|
18
•
Pedagogia
•
História da Educação Brasileira
|
A Educação Como Processo de Construção Histórica
2021
•
FEPESE
•
Prefeitura de São José - SC
•
Auxiliar de Sala - Educação Infantil
•
Prova:
79260
Download PDF:
Prova
•
Edital
Desde o descobrimento do Brasil até o presente, os conceitos e as ações a respeito da Educação Infantil sofreram inúmeras transformações. Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto. ( ) As primeiras ações acerca da educação infantil institucionalizada surgiram durante a primeira metade do século XIX, em vários países do continente europeu, em razão da crescente industrialização e urbanização. ( ) É somente a partir da segunda metade do século XX que ocorre a difusão das instituições de educação infantil em razão da grande expansão das relações internacionais. ( ) Desde a sua criação, as instituições de educação infantil acompanharam os princípios das escolas primárias e sempre tiveram o caráter de obrigatoriedade. ( ) No Brasil, os primeiros jardins de infância eram um lugar de moralização da cultura infantil, ou seja, de educar para o controle da vida social. Assinale a alternativa que indica a sequência
correta
, de cima para baixo.
A)
V • V • F • V
B)
V • F • V • F
C)
V • F • F • V
D)
F • V • V • F
E)
F • F • F • V
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
Verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#1123027
|
11
•
Pedagogia
•
História da Educação Brasileira
|
A Educação Como Processo de Construção Histórica
2021
•
Máxima
•
Prefeitura de Heliodora - MG
•
Professor - Educação Básica I
•
Prova:
79463
Participar do Simulado
|
Download PDF:
Prova
Sobre a educação na perspectiva crítica, podemos afirmar que:
A)
Desenvolveu-se no século XIX, durante a segunda fase da Revolução Industrial, através das teorias de Marx e Engels.
B)
Não enfatiza a compreensão do currículo, e sim as técnicas de como se faz o currículo.
C)
Descontextualiza o local onde está inserido, a escola.
D)
São teorias da desconfiança, questionamento e transformação radical.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
Verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#1360303
|
17
•
Pedagogia
•
História da Educação Brasileira
|
A Educação Como Processo de Construção Histórica
2021
•
Marinha
•
Quadro Técnico
•
Primeiro Tenente - Pedagogia
•
Prova:
82808
Download PDF:
Prova
•
Edital
De acordo com Piletti e Piletti (2014), na transição da educação grega para a romana, observa-se que os romanos descobrem que toda educação tem um fundo comum a todos os povos e tempos. Em outras palavras, descobrem que existe algo próprio em todos os seres humanos, algo que só eles podem criar e assimilar. Com relação às Escolas Romanas, segundo os autores, assinale a opção correta.
A)
A Retórica era o ramo do saber que gozava de maior prestígio em Roma. Desde o princípio, as escolas de Retórica eram bem vistas. Mas, aos poucos, foram caindo num formalismo vazio, censurado por muitos pensadores. Então o Direito e a Filosofia vieram a preencher esse vazio.
B)
Foi na época de Júlio César que as escolas de Retórica deixaram de ser valorizadas pelos governantes. Fato que contribuiu para que a Retórica caísse em um formalismo vazio e censurado por muitos pensadores. Então, o Direito e a Filosofia vieram a substituir esse vazio.
C)
Na época imperial, o sistema de ensino compreendia quatro tipos de escola: as escolas do magistério; as escolas do gramático e matemático, as escolas de Retórica; e as escolas de filósofos. As duas últimas escolas propiciaram o surgimento de universidades em Roma.
D)
Os imperadores cuidaram e priorizaram o ensino elementar principalmente organizando as escolas de gramático e matemático, a custa do Estado, para meninos desamparados. O imperador Juliano organizou, desenvolveu e aplicou um sistema de inspeção escolar por parte do Estado.
E)
Junto às escolas de Direito foram surgindo as escolas de filósofos e os institutos helenísticos. Tais instituições possibilitaram o surgimento das universidades em Roma. O Ateneu, fundado pelo imperador Adriano, constituiu-se no primeiro passo para a organização das universidades.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
Verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#1360324
|
38
•
Pedagogia
•
História da Educação Brasileira
|
Tendências Pedagógicas
|
Temas Educacionais Pedagógicos
|
Aspectos Sociológicos da Educação
|
Educação e Cidadania: Aspectos da Educação Brasileira e Regional
|
A Educação Como Processo de Construção Histórica
2021
•
Marinha
•
Quadro Técnico
•
Primeiro Tenente - Pedagogia
•
Prova:
82808
Download PDF:
Prova
•
Edital
Algumas teorias pedagógicas, em parte, nasceram do ideal iluminista, em parte a ele se contrapõem. À filosofia iluminista do século XVIII exalta o poder da razão, que levaria o indivíduo a conquistar sua “maioridade” como ser autônomo. No entanto, ainda naquele século, Rousseau antecipava um movimento que se fortaleceu no século seguinte, em que diversos pensadores se posicionam criticamente ante a herança do racionalismo extremado, buscando recuperar valores vitais que estavam esquecidos. Um deles se orienta no sentido de valorizar as forças inconscientes, vitais, instintivas, subjugadas pela razão durante séculos. Conforme Aranha (2006), a qual pensador o trecho se refere?
A)
Friedrich Nietzsche.
B)
Maria Montessori.
C)
Johann Friedrich Herbart.
D)
Friedrich Froebel.
E)
Johann Heinrich Pestalozzi.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
Verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#1104594
|
46
•
Pedagogia
•
História da Educação Brasileira
|
As Funções do Ensino Superior: Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura
2021
•
UFMT
•
UFMT
•
Tecnico em Assuntos Educacionais
•
Prova:
77796
Download PDF:
Prova
•
Edital
Quanto ao ensino superior, as últimas décadas foram marcadas por políticas que contribuíram para a expansão da oferta de vagas, bem como a ampliação das oportunidades de acesso e permanência nesse nível de ensino. Sobre as ações e os programas desenvolvidos, assinale a afirmativa
INCORRETA
.
A)
O Programa Universidade para Todos (Prouni) do Ministério da Educação proporciona bolsas de estudo (integrais e parciais), em instituições particulares de educação superior, a estudantes que: cursaram o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral; portadores de deficiência, nos termos da lei; e professores da rede pública de ensino no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública.
B)
O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) tem como objetivo conceder financiamento supletivo às instituições de ensino superior públicas com avaliação positiva (Conceitos A e B) nos processos avaliativos conduzidos pelo Ministério da Educação, a partir do cálculo do Custo Aluno-Qualidade do Ensino Superior (CAQES), com o objetivo de garantir o padrão mínimo para que o direito à educação superior de qualidade seja efetivado.
C)
De acordo com a legislação vigente, as instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
D)
por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que são selecionados estudantes, com base nos resultados obtidos pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para vagas em cursos de graduação disponibilizadas pelas instituições públicas e gratuitas de ensino superior que dele participam.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
Verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
212 questões
F
P
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
N
E
Rows Per Page
5
15
30
Compartilhe esse conteúdo!
https://olhonavaga.com.br/questoes/questoes?tc=1&ma=1402&as=11081
Minhas anotações para a questão #
Apagar
Data
Anotação
Nenhuma anotação inserida
Nova anotação:
Salvar
Suas respostas para a questão #
Data
Alternativa
Acertou?
Nenhuma anotação inserida
Meus filtros
Salvar novo filtro com as configurações atuais:
Salvar
Carregar filtros salvos:
Apagar
Filtro
Nenhum filtro salvo
Inserir a questão # em um caderno
Novo caderno:
Salvar e inserir
Escolha um caderno para filtrar as questões
Apagar
Nome
Nenhum caderno foi criado
Solicitar alteração de dados na questão #
As respostas apresentadas nas questões estão de acordo com o gabarito divulgado pela banca examinadora.
Não cabe aqui julgar se a banca examinadora está correta ou não
, para isso
utilize os comentários
dessa questão.
Gabarito Errado
Cancelar
Enviar
Outro problema
Para julgamento da elaboração da questão ou das respostas, utilize a seção de comentários da questão
Detalhes das correções necessárias (erro referente ao cadastro da questão no site):
Cancelar
Enviar
Estudos
Flashcards
Planos de Estudos
Questões
Simulados
Concursos
Rankings Pós-Prova
Concursos Passados
Ordenar Resultados
Informações
Organizadoras
Órgãos
Cargos
Disciplinas
Estatísticas
Nosso Desempenho
Estatísticas das Organizadoras
Estatísticas de Cursos
Mais
Planos e preços
Sobre Nós
Ajuda
Siga
Estudantes
3.892.702
Flashcards
359.176
Planos de Estudos
15.860
Questões
950.845
Simulados
19.887
Rankings Pós-Prova
43.445
Termos de Uso e Política de Privacidade
© copyright - todos os direitos reservados | olhonavaga.com.br
Ative nossas notificações para receber atualizações sobre seus pagamentos, estatísticas das suas ferramentas de estudo e promoções!
Fique ligado em cada atualização!
Ativar
Como o seu navegador já bloqueou as notificações do nosso portal, você deverá acessar nosso site utilizando seu navegador, clicar no ícone de cadeado ao lado do nosso endereço URL e habilitar manualmente o envio de notificações.
Instale nosso APP para receber atualizações sobre seus pagamentos, estatísticas das suas ferramentas de estudo e promoções!
Fique ligado em cada atualização!
Instalar APP