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#1522281
•
prova:
99495
•
questão 1
prova
•
edital
Português
•
Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto
2022
•
VUNESP
•
prudenco
•
Almoxarife
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Leia o texto, para responder à questão.
Aulas sem volta
O início do ano letivo oferece nova oportunidade para o Brasil enfim começar a reverter o desastre educacional produzido no último biênio de pandemia, período em que os estudantes perderam enorme parcela das aulas presenciais.
Trata-se de tarefa urgente. Como se a educação não constasse das prioridades, o país figurou entre aqueles que mais tempo ficaram com as escolas fechadas no mundo, com impactos não apenas sobre o aprendizado mas também sobre a sociabilidade e a nutrição de uma legião de jovens.
O recurso paliativo do ensino remoto falhou de modo fragoroso. Segundo pesquisas, o fechamento prolongado das escolas afetou de modo grave a progressão dos estudantes, implicando até regressão no aprendizado, aumentou o risco de abandono escolar e elevou a desigualdade educacional entre alunos de estabelecimentos públicos e privados.
Merece todo o apoio, portanto, a decisão das redes de ensino de 18 estados e do Distrito Federal de retornarem neste ano com aulas presenciais obrigatórias.
Os desafios à frente, que já seriam grandes em condições normais, ganham proporções maiores. O primeiro e mais óbvio deles é o provimento de um ambiente seguro para professores e alunos.
No plano educacional, deve-se dar atenção especial à questão da evasão, que apresentou piora expressiva durante a pandemia, fruto tanto do desinteresse dos estudantes como da necessidade de contribuir com a renda familiar. Estratégias para trazer esses alunos de volta às salas e garantir sua permanência, como uma busca ativa por parte das redes e auxílios pecuniários, deveriam ser consideradas para minorar o problema.
É fundamental, nesse contexto, que o país evite retrocessos sanitários que terminem por fechar novamente as escolas. Para tanto, é imperioso seguir reforçando a imunização de adultos e, sobretudo, de crianças, além de sanar as disparidades regionais acumuladas.
(Editoria.
Folha de S.Paulo
. 26.01.2022. Adaptado)
Conforme o Editorial, o fechamento prolongado das escolas
A
mostrou-se uma ocasião fundamental para se refletir sobre a adoção em definitivo do ensino híbrido, ofertado de forma remota e presencial.
B
devolveu-lhes a importância enquanto espaços de educação, até então desvirtuados por ocupações secundárias como a nutrição dos alunos.
C
produz prejuízos educacionais e eleva a pressão sobre o poder público, aumentando o risco de uma decisão precipitada pelo retorno às aulas.
D
traz prejuízos à alimentação e mesmo à sociabilidade dos alunos, embora o ensino remoto tenha promovido eficazmente a aprendizagem.
E
comprometeu seriamente o ensino, intensificando a diferença entre o aproveitamento de alunos de instituições públicas e privadas.
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#1522282
•
prova:
99495
•
questão 2
prova
•
edital
Português
•
Interpretação de Textos
|
Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto
2022
•
VUNESP
•
prudenco
•
Almoxarife
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Leia o texto, para responder à questão.
Aulas sem volta
O início do ano letivo oferece nova oportunidade para o Brasil enfim começar a reverter o desastre educacional produzido no último biênio de pandemia, período em que os estudantes perderam enorme parcela das aulas presenciais.
Trata-se de tarefa urgente. Como se a educação não constasse das prioridades, o país figurou entre aqueles que mais tempo ficaram com as escolas fechadas no mundo, com impactos não apenas sobre o aprendizado mas também sobre a sociabilidade e a nutrição de uma legião de jovens.
O recurso paliativo do ensino remoto falhou de modo fragoroso. Segundo pesquisas, o fechamento prolongado das escolas afetou de modo grave a progressão dos estudantes, implicando até regressão no aprendizado, aumentou o risco de abandono escolar e elevou a desigualdade educacional entre alunos de estabelecimentos públicos e privados.
Merece todo o apoio, portanto, a decisão das redes de ensino de 18 estados e do Distrito Federal de retornarem neste ano com aulas presenciais obrigatórias.
Os desafios à frente, que já seriam grandes em condições normais, ganham proporções maiores. O primeiro e mais óbvio deles é o provimento de um ambiente seguro para professores e alunos.
No plano educacional, deve-se dar atenção especial à questão da evasão, que apresentou piora expressiva durante a pandemia, fruto tanto do desinteresse dos estudantes como da necessidade de contribuir com a renda familiar. Estratégias para trazer esses alunos de volta às salas e garantir sua permanência, como uma busca ativa por parte das redes e auxílios pecuniários, deveriam ser consideradas para minorar o problema.
É fundamental, nesse contexto, que o país evite retrocessos sanitários que terminem por fechar novamente as escolas. Para tanto, é imperioso seguir reforçando a imunização de adultos e, sobretudo, de crianças, além de sanar as disparidades regionais acumuladas.
(Editoria.
Folha de S.Paulo
. 26.01.2022. Adaptado)
No Editorial, a frase “O recurso paliativo do ensino remoto falhou de modo fragoroso.” é empregada para expressar que, na pandemia, o emprego do ensino remoto como recurso para
A
corrigir as distorções do ensino falhou reiteradamente.
B
atenuar os prejuízos ao ensino falhou estrondosamente.
C
melhorar a qualidade do ensino falhou moderadamente.
D
injetar ânimo no ensino falhou temporariamente.
E
promover a oferta do ensino falhou ocasionalmente.
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#1522283
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99495
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questão 3
prova
•
edital
Português
•
Interpretação de Textos
|
Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto
2022
•
VUNESP
•
prudenco
•
Almoxarife
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Leia o texto, para responder à questão.
Aulas sem volta
O início do ano letivo oferece nova oportunidade para o Brasil enfim começar a reverter o desastre educacional produzido no último biênio de pandemia, período em que os estudantes perderam enorme parcela das aulas presenciais.
Trata-se de tarefa urgente. Como se a educação não constasse das prioridades, o país figurou entre aqueles que mais tempo ficaram com as escolas fechadas no mundo, com impactos não apenas sobre o aprendizado mas também sobre a sociabilidade e a nutrição de uma legião de jovens.
O recurso paliativo do ensino remoto falhou de modo fragoroso. Segundo pesquisas, o fechamento prolongado das escolas afetou de modo grave a progressão dos estudantes, implicando até regressão no aprendizado, aumentou o risco de abandono escolar e elevou a desigualdade educacional entre alunos de estabelecimentos públicos e privados.
Merece todo o apoio, portanto, a decisão das redes de ensino de 18 estados e do Distrito Federal de retornarem neste ano com aulas presenciais obrigatórias.
Os desafios à frente, que já seriam grandes em condições normais, ganham proporções maiores. O primeiro e mais óbvio deles é o provimento de um ambiente seguro para professores e alunos.
No plano educacional, deve-se dar atenção especial à questão da evasão, que apresentou piora expressiva durante a pandemia, fruto tanto do desinteresse dos estudantes como da necessidade de contribuir com a renda familiar. Estratégias para trazer esses alunos de volta às salas e garantir sua permanência, como uma busca ativa por parte das redes e auxílios pecuniários, deveriam ser consideradas para minorar o problema.
É fundamental, nesse contexto, que o país evite retrocessos sanitários que terminem por fechar novamente as escolas. Para tanto, é imperioso seguir reforçando a imunização de adultos e, sobretudo, de crianças, além de sanar as disparidades regionais acumuladas.
(Editoria.
Folha de S.Paulo
. 26.01.2022. Adaptado)
No Editorial, defende-se como medida fundamental, à vista do retorno às aulas,
A
o fornecimento de alimentação aos jovens em situação de vulnerabilidade até que todas as escolas possam enfim abrir as portas.
B
o retorno às atividades presenciais com uma quantidade de alunos reduzida o suficiente para que sejam evitados riscos de contaminação.
C
a garantia a pais e professores de que as escolas voltarão a ser fechadas ao mínimo sinal de retrocesso no controle da contaminação.
D
atenção à evasão, agravada na pandemia por questões como desinteresse dos alunos ou necessidade de ajudar no sustento da família.
E
a postergação do retorno dos estudantes às aulas presenciais até que professores, pais e alunos estejam todos completamente imunizados.
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99495
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questão 4
prova
•
edital
Português
•
Ortografia
|
Parônimos e Homônimos
2022
•
VUNESP
•
prudenco
•
Almoxarife
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Aulas sem volta
O início do ano letivo oferece nova oportunidade para o Brasil enfim começar a reverter o desastre educacional produzido no último biênio de pandemia, período em que os estudantes perderam enorme parcela das aulas presenciais.
Trata-se de tarefa urgente. Como se a educação não constasse das prioridades, o país figurou entre aqueles que mais tempo ficaram com as escolas fechadas no mundo, com impactos não apenas sobre o aprendizado mas também sobre a sociabilidade e a nutrição de uma legião de jovens.
O recurso paliativo do ensino remoto falhou de modo fragoroso. Segundo pesquisas, o fechamento prolongado das escolas afetou de modo grave a progressão dos estudantes, implicando até regressão no aprendizado, aumentou o risco de abandono escolar e elevou a desigualdade educacional entre alunos de estabelecimentos públicos e privados.
Merece todo o apoio, portanto, a decisão das redes de ensino de 18 estados e do Distrito Federal de retornarem neste ano com aulas presenciais obrigatórias.
Os desafios à frente, que já seriam grandes em condições normais, ganham proporções maiores. O primeiro e mais óbvio deles é o provimento de um ambiente seguro para professores e alunos.
No plano educacional, deve-se dar atenção especial à questão da evasão, que apresentou piora expressiva durante a pandemia, fruto tanto do desinteresse dos estudantes como da necessidade de contribuir com a renda familiar. Estratégias para trazer esses alunos de volta às salas e garantir sua permanência, como uma busca ativa por parte das redes e auxílios pecuniários, deveriam ser consideradas para minorar o problema.
É fundamental, nesse contexto, que o país evite retrocessos sanitários que terminem por fechar novamente as escolas. Para tanto, é imperioso seguir reforçando a imunização de adultos e, sobretudo, de crianças, além de sanar as disparidades regionais acumuladas.
(Editoria.
Folha de S.Paulo
. 26.01.2022. Adaptado)
Na passagem do último parágrafo “... é
imperioso
seguir reforçando a imunização de adultos e, sobretudo, de crianças, além de
sanar
as
disparidades
regionais acumuladas.”, os termos destacados têm como sinônimos adequados ao contexto:
A
viável; corrigir; desconfianças.
B
vantajoso; minimizar; diferenças.
C
desejável; combater; desavenças.
D
impreterível; reparar; desigualdades.
E
improrrogável; reconhecer; disputas.
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99495
•
questão 5
prova
•
edital
Português
•
Sintaxe
|
Orações Subordinadas Adverbiais - Causal, Comparativa, Consecutiva, Concessiva, Condicional
2022
•
VUNESP
•
prudenco
•
Almoxarife
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O início do ano letivo oferece nova oportunidade para o Brasil enfim começar a reverter o desastre educacional produzido no último biênio de pandemia, período em que os estudantes perderam enorme parcela das aulas presenciais.
Trata-se de tarefa urgente. Como se a educação não constasse das prioridades, o país figurou entre aqueles que mais tempo ficaram com as escolas fechadas no mundo, com impactos não apenas sobre o aprendizado mas também sobre a sociabilidade e a nutrição de uma legião de jovens.
O recurso paliativo do ensino remoto falhou de modo fragoroso. Segundo pesquisas, o fechamento prolongado das escolas afetou de modo grave a progressão dos estudantes, implicando até regressão no aprendizado, aumentou o risco de abandono escolar e elevou a desigualdade educacional entre alunos de estabelecimentos públicos e privados.
Merece todo o apoio, portanto, a decisão das redes de ensino de 18 estados e do Distrito Federal de retornarem neste ano com aulas presenciais obrigatórias.
Os desafios à frente, que já seriam grandes em condições normais, ganham proporções maiores. O primeiro e mais óbvio deles é o provimento de um ambiente seguro para professores e alunos.
No plano educacional, deve-se dar atenção especial à questão da evasão, que apresentou piora expressiva durante a pandemia, fruto tanto do desinteresse dos estudantes como da necessidade de contribuir com a renda familiar. Estratégias para trazer esses alunos de volta às salas e garantir sua permanência, como uma busca ativa por parte das redes e auxílios pecuniários, deveriam ser consideradas para minorar o problema.
É fundamental, nesse contexto, que o país evite retrocessos sanitários que terminem por fechar novamente as escolas. Para tanto, é imperioso seguir reforçando a imunização de adultos e, sobretudo, de crianças, além de sanar as disparidades regionais acumuladas.
(Editoria.
Folha de S.Paulo
. 26.01.2022. Adaptado)
Na passagem do segundo parágrafo “... com impactos
não apenas
sobre o aprendizado
mas também
sobre a sociabilidade e a nutrição de uma legião de jovens.”, os termos destacados estabelecem relação cujo sentido é de
A
causa.
B
adição.
C
conclusão.
D
finalidade.
E
proporção.
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