Considere as afirmativas sobre o conteúdo e a organização linguística do texto.
I→ Sem prejuízo da coesão e da coerência, a expressão Contra essa crença (ℓ.7) poderia ser reescrita como Contra essa falácia da imparcialidade da fotografia.
II→ As ideias de José de Souza Martins vão ao encontro da tese de que a fotografia é um espelho do real, um registro documental isento.
III→ Sobre o sociólogo em foco na reportagem, infere-se que a sua tese sobre a necessidade de uma sociologia do conhecimento visual está baseada também em sua experiência pessoal com a fotografia.
Está(ão) correta(s)
Ao longo do texto, o pronome produz o efeito de nos sentido de inclusão do leitor nas discussões em andamento. Atentando para a relação desse pronome com o verbo que ele acompanha, observa-se que, na maioria das ocorrências, o leitor é representado como beneficiário da ação verbal ou como paciente dela. Tendo essas informações em mente, analise as seguintes ocorrências:
I → [...] mas nos instigam a pensar em seu papel como representante da imaginação coletiva de determinado momento social. (ℓ. 28-30)
II → [...] mas que a cada olhada nos permite novas significações, novas possibilidades para entender representações da sociedade, num certo período sócio-histórico. ( ℓ.35-38)
III → [...] o autor nos apresenta seu próprio ensaio fotográfico sobre o Carandiru durante o processo de desativação do prédio. (ℓ. 63-65)
O leitor é representado através do pronome nos como beneficiário apenas em
Para responder à questão, leve em consideração o seguinte período:
Não entregam receitas de leitura ou compreensão da imagem, mas nos instigam a pensar em seu papel como representante da imaginação coletiva de determinado momento social. (ℓ. 26-30)
Analisando-se o período, é correto afirmar que
a sequência nos instigam a pensarem seu papel poderia ser reescrita, sem prejuízo da coerência e da norma culta, como nos instigam a pensarmos em seu papel.
Para responder à questão, considere as afirmativas a seguir.
I → No segmento um belo ensaio (ℓ.41-42), o adjetivo expressa uma avaliação pessoal, assim como ocorre na sequência o primoroso ensaio (ℓ.58-59).
II → No segmento Um estudioso que tem as duas visões da análise imagética: a teoria e o fazer (ℓ.65-66), a colocação de artigo diante de estudioso e de fazer evidencia o uso no texto dessas duas palavras como substantivos.
III → No segmento formado, aliás, com muitos estudos sobre história da fotografia e fotógrafos (ℓ.71 - 72), a palavra aliás minimiza o argumento de que a base da formação do pensamento de Martins sobre fotografia é seu intenso estudo sobre o tema.
© copyright - todos os direitos reservados | olhonavaga.com.br