Acerca da relação entre o multiculturalismo e a educação, assinale a alternativa correta.
O multiculturalismo reconhece que, na educação, o processo de socialização pauta-se pela aculturação.
Na relação entre o multiculturalismo e a educação, manifestam-se elementos de uma cultura hegemônica.
Em uma perspectiva multicultural, o conhecimento é resultante da homogeneização dos saberes de diferentes grupos sociais.
Na relação entre o multiculturalismo e a educação, a cultura é reconhecida como um fenômeno plural e multiforme.
Em uma perspectiva multicultural na educação, o fenômeno da globalização é secundarizado nas análises, a fim de se valorizar a realidade local.
Para Sacristán, o currículo se traduz em um conjunto de práticas diversas. No que tange às diferentes práticas sob as quais ocorre uma construção curricular, assinale a alternativa correta.
O currículo prescrito delimita as decisões pedagógicas dos professores nas salas de aula.
O currículo oculto dá ênfase às condições das experiências educativas, articulando o que se ensina ao contexto sob o qual se ensina.
No nível micro, a construção curricular é realizada por agentes ocupantes de posições diretivas dos órgãos definidores das orientações curriculares.
Variadas práticas curriculares podem ser efetivadas com vistas à afirmação de uma didática adaptativa.
No processo de modelagem curricular, o nível de autonomia docente aumenta por causa das interferências externas.
Acerca das características de uma teoria curricular crítica, assinale a alternativa correta.
É uma teoria resultante da ascensão do pós-modernismo como uma corrente teórica que influenciou diretamente o campo curricular.
São os seus principais objetos de estudo a análise das relações de poder, da influência da economia e das relações sociais de classe.
Trata-se de uma teoria que concebe a vida social como simulacro para a experimentação cultural.
Consiste em uma teoria que organiza um sistema cultural para produzir o ajuste e a adaptação dos sujeitos diante dos desafios sociais.
É um teoria de cunho tecnicista que busca se contrapor a práticas naturalizadas na construção curricular.
Acerca das diretrizes curriculares nacionais para a educação especial, assinale a alternativa correta.
Devem ser aplicadas apenas até as séries finais do ensino fundamental.
Não se enquadram na etapa do ensino médio, devendo ser aplicadas apenas na educação infantil e no ensino fundamental.
São estabelecidas para o atendimento em salas de recursos multidisciplinares, não cabendo seu uso no sistema de ensino comum.
Determinam as regras de planejamento curricular das escolas e dos sistemas de ensino que atendem apenas às crianças da educação infantil.
São normas para a educação básica em todas as etapas e modalidades.
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