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Matéria:
Pedagogia
Assunto:
Programas e Ações do Ministério da Educação – Desenvolvimento da Educação Superior, Graduação, Pós-graduação, Ensino, Pesquisa e Extensão
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#1153606
•
prova:
82319
•
questão 13
prova
•
edital
•
ranking
Pedagogia
•
Temas Educacionais Pedagógicos
|
Políticas Educacionais
|
Paradigmas Educacionais: Pensamento Moderno e Contemporâneo
|
Programas e Ações do Ministério da Educação - Desenvolvimento da Educação Básica
|
Programas e Ações do Ministério da Educação – Desenvolvimento da Educação Superior, Graduação, Pós-graduação, Ensino, Pesquisa e Extensão
2022
•
Marinha
•
Marinha
•
Primeiro Tenente - Pedagogia
De acordo com Saviani (2011), logo depois de empossado, em novembro de 1930, uma das primeiras medidas do governo provisório foi criar o Ministério da Educação e Saúde Pública. Para ocupar a nova pasta foi indicado Francisco Campos, integrante do movimento da Escola Nova que havia dirigido, juntamente com Mário Casasanta, a reforma da instrução pública em Minas Gerais em 1927-1928. Já no primeiro semestre de 1931 o Ministro da Educação e Saúde Pública baixou um conjunto de sete decretos, conhecidos como Reforma Francisco Campos. Assim sendo, de que trata o Decreto n. 20.158, de 30 de junho de 1931?
A
Dispõe sobre a organização do ensiho superior no Brasil e adota o regime universitário.
B
Restabeleceu o ensino religioso nas escolas públicas.
C
Dispõe sobre a organização do ensino secundário.
D
Cria o Conselho Nacional de Educação.
E
Organiza o ensino comercial, regulamenta a profissão de contador e dá outras providências.
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#1462910
•
prova:
97634
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questão 35
prova
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edital
Pedagogia
•
Políticas Educacionais
|
Programas e Ações do Ministério da Educação – Desenvolvimento da Educação Superior, Graduação, Pós-graduação, Ensino, Pesquisa e Extensão
2022
•
FUNDEP
•
UFJF
•
Técnico em Assuntos Educacionais - Edital nº 70
Macedo et al. (2005, p. 132), visando “[...] apresentar à discussão alguns dos princípios e diretrizes que deveriam nortear uma Reforma Universitária capaz de promover as mudanças que o país precisa para continuar sua trajetória de afirmação no cenário global [...]”, enumera os desafios a serem enfrentados pelo ensino superior brasileiro.
São desafios enfrentados pelo ensino superior brasileiro, exceto:
A
Ampliar e democratizar o acesso à Educação Superior.
B
Priorizar, na expansão do ensino superior, a criação de universidades por ser o modelo organizacional mais completo.
C
Preparar as instituições de ensino superior para atender às demandas da sociedade do conhecimento e do mercado de trabalho globalizado.
D
Definir e implementar novas políticas de financiamento de instituições de ensino superior, capazes de orientar a modernização de sua gestão.
E
Incentivar a expansão e avaliar a qualidade da educação a distância.
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#1489188
•
prova:
98461
•
questão 30
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edital
Pedagogia
•
Políticas Educacionais
|
Programas e Ações do Ministério da Educação - Desenvolvimento da Educação Básica
|
Programas e Ações do Ministério da Educação – Desenvolvimento da Educação Superior, Graduação, Pós-graduação, Ensino, Pesquisa e Extensão
2022
•
CS-UFG
•
Prefeitura de Goiânia - GO
•
Analista - Pedagogia
A Lei do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Lei do Sinase n. 12.594/2012), regulamenta
A
a execução das medidas socioeducativas destinadas aos adolescentes em conflito com a lei, padronizando o atendimento e o processo de apuração das infrações cometidas.
B
a concretização dos avanços contidos na LDB/1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para a efetiva cidadania dos adolescentes em conflito com a lei.
C
a formulação de normas e critérios de planos nacionais e internacionais de atendimento aos adolescentes em conflito com a lei.
D
a elaboração do Plano Municipal de Atendimento Psicossocial, em conformidade com o Plano Nacional e o respectivo Plano Estadual.
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#1495299
•
prova:
98662
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questão 48
prova
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edital
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ranking
Pedagogia
•
Políticas Educacionais
|
Programas e Ações do Ministério da Educação – Desenvolvimento da Educação Superior, Graduação, Pós-graduação, Ensino, Pesquisa e Extensão
2022
•
UFMA
•
UFMA
•
Tecnico em Assuntos Educacionais
Sobre a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – CONAES, órgão colegiado de coordenação e supervisão do SINAES, é CORRETO afirmar:
A
Um representante do corpo docente das instituições de educação superior poderá integrar sua composição, para mandato de 2 (dois) anos, desde que seja designado pelo Ministro de Estado da Educação.
B
Em sua composição, há 5 (cinco) membros, indicados pelo Ministro de Estado da Educação, escolhidos entre cidadãos com notório saber científico, filosófico e artístico, e reconhecida competência em avaliação ou gestão da Educação Superior.
C
Tem como uma de suas atribuições articular-se com os sistemas estaduais, municipais e distrital de ensino, visando a estabelecer ações e critérios comuns de avaliação e supervisão da educação superior.
D
É presidida por um representante da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), para mandato de 1 (um) ano, permitida 1 (uma) recondução.
E
Seus membros exercem função remunerada, com precedência sobre quaisquer outros cargos públicos de que sejam titulares.
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#1495301
•
prova:
98662
•
questão 50
prova
•
edital
•
ranking
Pedagogia
•
Políticas Educacionais
|
Legislação da Educação
|
Plano Nacional de Educação (pne) – Leis e Seus Objetivos
|
Programas e Ações do Ministério da Educação – Desenvolvimento da Educação Superior, Graduação, Pós-graduação, Ensino, Pesquisa e Extensão
2022
•
UFMA
•
UFMA
•
Tecnico em Assuntos Educacionais
O aumento da oferta de vagas na Educação Superior integra a história da luta em defesa da educação pública no Brasil. O Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024), aprovado pela Lei nº 13.005/2014, estabelece algumas metas que afetam diretamente a expansão deste nível da escolarização brasileira. Analise as assertivas abaixo no que diz respeito à ampliação dessa oferta.
I. Meta 3: universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos e elevar, até o final do período de vigência deste PNE, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para 75% (setenta e cinco por cento).
II. Meta 12: elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 33% e a taxa líquida para 50% da população de 17 a 24 anos, assegurada a qualidade da oferta e a expansão para, pelo menos, 50% das novas matrículas, no segmento público.
III. Meta 13: elevar a qualidade da educação superior e ampliar a proporção de mestres e doutores do corpo docente em efetivo exercício no conjunto do sistema de educação superior para 50% (cinquenta por cento), sendo, do total, no mínimo, 35% (trinta e cinco por cento) doutores.
IV. Meta 14: elevar, gradualmente o número de matrículas na pós-graduação
stricto sensu,
de modo a atingir a titulação anual de 60.000 (sessenta mil) mestres e 25.000 (vinte e cinco mil) doutores.
Assinale a alternativa correta.
A
apenas a assertiva IV é totalmente verdadeira.
B
as assertivas II e III são totalmente verdadeiras.
C
apenas a assertiva III é totalmente verdadeira.
D
as assertivas II e IV são totalmente verdadeiras.
E
apenas a assertiva II é totalmente verdadeira.
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