MENU
Instalar nosso app
Estudos
Flashcards
novo
Planos de Estudos
Questões
Simulados
Concursos
Rankings Pós-Prova
Concursos Passados
Ordenar Resultados
Informações
Organizadoras
Órgãos
Cargos
Disciplinas
Estatísticas
Nosso Desempenho
Estatísticas das Organizadoras
Estatísticas de Cursos
Planos e preços
Ajuda
Modo Escuro
Ativar notificações
Questões de concursos
Resolva quantas desejar, é ilimitado!
Filtros Inteligentes
A lista de dados de cada filtro é atualizada de acordo com os filtros previamente inseridos.
Somente são apresentados na lista de cada um, dados existentes na combinação de filtros já escolhida.
Concursos
OAB
ENEM
Vestibular
Incluir
Excluir
Matéria:
Pedagogia
Assunto:
A Educação Como Processo de Construção Histórica
Somente anuladas
Excluir anuladas
Somente desatualizadas
Excluir desatualizadas
Com anotações
Sem anotações
Respondidas
Não respondidas
Acertadas
Erradas
Limpar
Filtrar
Meus filtros
Meus cadernos
Minhas estatísticas
157 questões
F
P
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
N
E
Rows Per Page
5
15
30
#1153599
•
prova:
82319
•
questão 6
prova
•
edital
•
ranking
Pedagogia
•
História da Educação Brasileira
|
Temas Educacionais Pedagógicos
|
Paradigmas Educacionais: Pensamento Moderno e Contemporâneo
|
A Educação Como Processo de Construção Histórica
2022
•
Marinha
•
Marinha
•
Primeiro Tenente - Pedagogia
Segundo Lopes e Macedo (2011), Ivor Goodson é mais conhecido no Brasil por seus estudos sobre a história das disciplinas escolares. Embora, de alguma forma, a preocupação com a prática e com as histórias de vida esteja presente nesses estudos, ela vai ganhar relevo nos trabalhos sobre política curricular que o autor desenvolve a partir dos anos 1980. Neles, Goodson argumenta que as políticas funcionam em dois níveis:
A
o pré-historiográfico das disciplinas escolares e o historiográfico dos grupos de formação.
B
o pré-projeto dos estudos de casos e o projeto das narrativas autobiográficas.
C
o pré-ativo dos documentos e o ativo do que acontece em sala de aula.
D
o pré-biográfico da pesquisa docente e o biográfico das histórias de vidas de professores.
E
o pré-conceitual das políticas curriculares e o conceitual dos discursos do currículo vivido.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#1153636
•
prova:
82319
•
questão 43
prova
•
edital
•
ranking
Pedagogia
•
História da Educação Brasileira
|
Educação e Filosofia
|
Concepções de Mundo, Homem e Educação
|
Pressupostos Epistemológicos: Teorias do Conhecimento
|
Visão Holística da Educação
|
A Educação Como Processo de Construção Histórica
2022
•
Marinha
•
Marinha
•
Primeiro Tenente - Pedagogia
De acordo com Laraia (2009), assinale a opção que apresenta corretamente o autor que contribuiu para a ampliação do conceito de cultura no seguinte ponto: “A cultura é um processo acumulativo, resultante de toda a experiência histórica das gerações anteriores. Este processo limita ou estimula a ação criativa do indivíduo”.
A
Tylor.
B
Kroeber.
C
Pilbeam.
D
Harris.
E
Keesing.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#1468183
•
prova:
97768
•
questão 9
prova
•
edital
Pedagogia
•
História da Educação Brasileira
|
A Educação Como Processo de Construção Histórica
2022
•
Máxima
•
Prefeitura de Pingo D Agua - MG
•
Supervisor Pedagógico
De acordo com o IBGE, em 2019 o Censo Escolar registrou quase 28.800,000 alunos matriculados, regularmente, nas redes públicas municipais e estaduais de Educação Básica no Brasil, no ensino Fundamental e médio. Os dados registraram também 8% de alunos reprovados, mais de 2 milhões de estudantes. Fica evidenciado que o fracasso dos estudantes marca a cultura escolar, e foi naturalizado ao longo da história da educação brasileira. As afirmações abaixo justificam o alto índice de reprovação nas escolas brasileiras,
EXCETO
:
A
As trajetórias escolares de crianças e adolescentes, combinadas com características pessoais e limitações de acesso, desigualdades sociais incide na cultura da reprovação.
B
Em cada estado e município, as reprovações incidem mais sobre pessoas com deficiências, os meninos, as populações indígenas e pretas. São esses segmentos de estudantes reprovados acima das médias nacionais.
C
O ciclo retroalimentado pela cultura da reprovação, devido à distorção idade/série interfere minimamente no resultado de inúmeras reprovações de abandonos escolares e de novas tentativas de permanência e sucesso.
D
Um desafio histórico da escolarização no Brasil continua sendo o enfrentamento da reprovação, o reconhecimento como uma obrigação do Estado em elaborar e executar políticas, projetos coletivos, programas de enfrentamento à distorção idade série, com o engajamento de diversos setores da sociedade, incluindo as crianças e os adolescentes, reconhecendo e assumindo as desigualdades como ponto de partida, como um desafio a ser superado.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#1468774
•
prova:
97795
•
questão 23
prova
•
edital
Pedagogia
•
História da Educação Brasileira
|
A Educação Como Processo de Construção Histórica
2022
•
FAU
•
Prefeitura de Renascenca - PR
•
Professor (40H)
Ao longo da história da constituição do processo de ensino e aprendizagem temos a materialização de diferentes tendências pedagógicas na educação brasileira. Cada tendência apresenta uma concepção de ensino aprendizagem. Assinale a alternativa que indica a tendência pedagógica que apresenta ênfase na organização racional dos meios, visando à formação em massa de mão de obra com o máximo de eficiência e eficácia:
A
Escola nova.
B
Sócio interacionismo.
C
Construtivismo.
D
Pedagogia por projetos.
E
Tecnicismo.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#1468775
•
prova:
97795
•
questão 24
prova
•
edital
Pedagogia
•
História da Educação Brasileira
|
A Educação Como Processo de Construção Histórica
2022
•
FAU
•
Prefeitura de Renascenca - PR
•
Professor (40H)
A Pedagogia histórico-crítica (SAVIANI,1991) é um marco no movimento educacional brasileiro e consequentemente no processo de ensino aprendizagem. A Pedagogia Histórico-Crítica propõe, segundo Saviani (1991), que a educação escolar identifique formas de saberes produzidos historicamente, compreendendo suas principais manifestações. Sobre a pedagogia histórico-crítica é INCORRETO afirmar:
A
Seu método favorece o diálogo e valoriza a cultura acumulada historicamente.
B
É um método que vai do abstrato para o concreto, parte da prática social e para ela retorna.
C
O professor deve superar o senso comum por meio de uma reflexão teórica para chegar à consciência filosófica.
D
A psicologia que a embasa é a de Piaget que compreende o desenvolvimento do indivíduo de dentro para fora.
E
O conhecimento constrói-se fundamentalmente a partir da base material, prática social dos homens e transformação da natureza.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
157 questões
F
P
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
N
E
Rows Per Page
5
15
30
Compartilhe esse conteúdo!
https://olhonavaga.com.br/questoes/questoes?tc=1&ma=1402&as=11082
Minhas anotações para a questão #
Apagar
Data
Anotação
Nenhuma anotação inserida
Nova anotação:
Salvar
Suas respostas para a questão #
Data
Alternativa
Acertou?
Nenhuma anotação inserida
Meus filtros
Salvar novo filtro com as configurações atuais:
Salvar
Carregar filtros salvos:
Apagar
Filtro
Nenhum filtro salvo
Inserir a questão # em um caderno
Novo caderno:
Salvar e inserir
Escolha um caderno para filtrar as questões
Apagar
Nome
Nenhum caderno foi criado
Solicitar alteração de dados na questão #
As respostas apresentadas nas questões estão de acordo com o gabarito divulgado pela banca examinadora.
Não cabe aqui julgar se a banca examinadora está correta ou não
, para isso
utilize os comentários
dessa questão.
Gabarito Errado
Cancelar
Enviar
Outro problema
Para julgamento da elaboração da questão ou das respostas, utilize a seção de comentários da questão
Detalhes das correções necessárias (erro referente ao cadastro da questão no site):
Cancelar
Enviar
Estudos
Flashcards
Planos de Estudos
Questões
Simulados
Concursos
Rankings Pós-Prova
Concursos Passados
Ordenar Resultados
Informações
Organizadoras
Órgãos
Cargos
Disciplinas
Estatísticas
Nosso Desempenho
Estatísticas das Organizadoras
Estatísticas de Cursos
Mais
Planos e preços
Sobre Nós
Ajuda
Siga
Estudantes
3.932.950
Flashcards
366.706
Planos de Estudos
16.032
Questões
1.111.920
Simulados
22.359
Rankings Pós-Prova
43.958
Termos de Uso e Política de Privacidade
© copyright - todos os direitos reservados | olhonavaga.com.br
Ative nossas notificações para receber atualizações sobre seus pagamentos, estatísticas das suas ferramentas de estudo e promoções!
Fique ligado em cada atualização!
Ativar
Como o seu navegador já bloqueou as notificações do nosso portal, você deverá acessar nosso site utilizando seu navegador, clicar no ícone de cadeado ao lado do nosso endereço URL e habilitar manualmente o envio de notificações.
Instale nosso APP para receber atualizações sobre seus pagamentos, estatísticas das suas ferramentas de estudo e promoções!
Fique ligado em cada atualização!
Instalar APP