MENU
Instalar nosso app
Estudos
Flashcards
novo
Planos de Estudos
Questões
Simulados
Concursos
Rankings Pós-Prova
Concursos Passados
Ordenar Resultados
Informações
Organizadoras
Órgãos
Cargos
Disciplinas
Estatísticas
Nosso Desempenho
Estatísticas das Organizadoras
Estatísticas de Cursos
Planos e preços
Ajuda
Modo Escuro
Ativar notificações
Questões de concursos
Resolva quantas desejar, é ilimitado!
Filtros Inteligentes
A lista de dados de cada filtro é atualizada de acordo com os filtros previamente inseridos.
Somente são apresentados na lista de cada um, dados existentes na combinação de filtros já escolhida.
Concursos
OAB
ENEM
Vestibular
Incluir
Excluir
Matéria:
Pedagogia
Assunto:
Práticas Avaliativas: Sujeitos, Objetos e Métodos da Avaliação
Somente anuladas
Excluir anuladas
Somente desatualizadas
Excluir desatualizadas
Com anotações
Sem anotações
Respondidas
Não respondidas
Acertadas
Erradas
Limpar
Filtrar
Meus filtros
Meus cadernos
Minhas estatísticas
45 questões
F
P
1
2
3
4
5
6
7
8
9
N
E
Rows Per Page
5
15
30
#1462931
•
prova:
97634
•
questão 56
simulado
•
prova
•
edital
Pedagogia
•
Avaliação Educacional
|
Práticas Avaliativas: Sujeitos, Objetos e Métodos da Avaliação
2022
•
FUNDEP
•
UFJF
•
Técnico em Assuntos Educacionais - Edital nº 70
De acordo com Haydt (2000), interpretar dados quantitativos e qualitativos para obter um parecer ou julgamento de valor, tendo por base padrões ou critérios, é uma atividade denominada:
A
Testar
B
Avaliar
C
Medir.
D
Examinar.
E
Comparar
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#1462935
•
prova:
97634
•
questão 60
simulado
•
prova
•
edital
Pedagogia
•
Modalidades da Avaliação
|
Avaliação Educacional
|
Práticas Avaliativas: Sujeitos, Objetos e Métodos da Avaliação
2022
•
FUNDEP
•
UFJF
•
Técnico em Assuntos Educacionais - Edital nº 70
Ao selecionar as técnicas e os instrumentos de avaliação da aprendizagem, Haydt (2000) adverte que o professor precisa considerar vários aspectos.
Qual dos aspectos listados a seguir não é mencionado pela autora por não ser um critério pedagógico a guiar a seleção docente na avaliação da aprendizagem?
A
Os objetivos visados para o ensino-aprendizagem.
B
A natureza do componente curricular ou área de estudo.
C
Os métodos e procedimentos usados no ensino e as situações de aprendizagem.
D
A economia de tempo para corrigir a avalição.
E
O número de alunos da classe.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#1463990
•
prova:
97673
•
questão 9
simulado
•
prova
•
edital
Pedagogia
•
Avaliação Educacional
|
Práticas Avaliativas: Sujeitos, Objetos e Métodos da Avaliação
2022
•
Instituto Consulplan
•
SEED-PR
•
Professor - Séries Iniciais
A nova cultura avaliadora situa a avaliação educacional no centro nevrálgico da ação pedagógica, acentuando sua função de orientação, motivação e regulação do ensino e da aprendizagem. Sua contribuição principal é proporcional à informação e conhecimento, tanto dos professores quanto dos alunos, que lhes permitam melhorar seus processos de ensino e de aprendizagem e, consequentemente, os resultados de sua respectiva atividade. Os resultados são importantes; mas, antes, importantes são os processos que os geram. Essa forma de o professor entender a avaliação implica:
A
Fomentar a prática da avaliação normativa em detrimento da avaliação definida em critérios.
B
Abolir a prática da avaliação somativa, pois ocupa um lugar histórico de opressão e de exclusão escolar, evidentemente ligadas ao fracasso escolar.
C
Maior responsabilidade ao docente, que desenvolve nele uma constante atitude avaliativa de caráter formativo e que prestigia a prática docente, enquanto fundamenta sua tarefa profissional.
D
Necessidade de planejamento colaborativo e avaliações unificadas, em dias determinados pela coordenação pedagógica, de forma a minimizar os efeitos da avaliação somativa, dando-lhe mais significado.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#1464043
•
prova:
97674
•
questão 30
simulado
•
prova
•
edital
Pedagogia
•
Pesquisa em Educação
|
Avaliação Educacional
|
Metodologia de Projetos: Um Caminho Entre a Teoria e a Prática
|
Práticas Avaliativas: Sujeitos, Objetos e Métodos da Avaliação
2022
•
Instituto Consulplan
•
SEED-PR
•
Pedagogo
Hoje, em pleno século XXI, o acesso universal à informação tem sido um grande rival para esse modelo professoral. As comunidades virtuais formadas ao redor de uma determinada temática têm gerado um estímulo muito maior ao aprendiz por meio de uma interação direta na construção do seu próprio conhecimento. Nesse novo modelo em que o aluno é partícipe do seu aprendizado, as aulas expositivas têm se tornado cada vez mais enfadonhas e desestimulantes. É, em grande parte, devido a esse contexto, que vários educadores e pensadores ligados à educação estão aderindo às metodologias ativas. Dentre algumas metodologias ativas que podem ser utilizadas pelos professores estão: aula expositiva dialogada; visita técnica; grupo de debates; seminário; estudo dirigido; Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) ou
Problem-Based
Learning
(PBL); filmes;
storytelling
; sala de aula invertida (
flipped classroom
); dentre outras. Considerando o exposto, bem como o estudo dirigido, assinale a afirmativa correta.
A
A função do educador é problematizar, trazer as perguntas, compartilhar a realidade, questionar, experenciar, conhecer, aprender, libertar, humanizar. Por isso, nesse processo de ensinagem, denominamos esses educadores de aprendentes.
B
A teoria deve ser vista pelos estudantes em casa, previamente à aula. E, em sala de aula, presencialmente, as dúvidas e os exercícios de aprofundamento/aplicação são desenvolvidos em conjunto com os professores. Nesse processo, o professor é mais um orientador, estimulador, norteador, do que simplesmente um “passador de conteúdo”.
C
É considerado um método de “ensino independente”; pode ser realizado “em grupo ou individualmente”. O fato de ser independente não significa que o educar não deva assumir o papel de orientador e mediador. Nessa metodologia ativa, o educador disponibiliza aos educandos questões-problema, um roteiro em que os alunos devem buscar as respostas.
D
Fundamenta-se na resolução de problemas que desafiam os educandos a buscarem as respostas para determinadas situações que ocorrem em sua escola, comunidade, munícipio, dentre outros contextos. Através dessa metodologia torna-se possível descobrir as áreas de interesse dos alunos, suas habilidades, dentre outras potencialidades que precisam ser descobertas, reconhecidas e desenvolvidas.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
#1464049
•
prova:
97674
•
questão 36
simulado
•
prova
•
edital
Pedagogia
•
Temas Educacionais Pedagógicos
|
Avaliação Educacional
|
Gestão Escolar
|
Práticas Avaliativas: Sujeitos, Objetos e Métodos da Avaliação
2022
•
Instituto Consulplan
•
SEED-PR
•
Pedagogo
A observação é um valioso recurso para a gestão pedagógica e, a cada dia, ganha mais espaço quando se enxerga a escola como
locus
de formação continuada. O pedagogo não deve se preocupar somente com as atividades que são desenvolvidas com os estudantes. Também é sua tarefa considerar o que acontece em sala de aula junto ao professor. Essa atitude não tem como meta fiscalizar os afazeres alheios; mas, sim, acompanhar e auxiliar a caminhada dos profissionais dentro da instituição. Dessa maneira, a observação das aulas se transforma em um meio que possibilita analisar o que cada aluno responde em relação aos conteúdos escolares e ao encaminhamento da ação pedagógica. Considerando o exposto, bem como a devolutiva ao professor após a observação de uma aula, assinale a afirmativa INCORRETA.
A
O
feedback
deve ser baseado em evidências, mostrando as anotações ou usando a gravação da aula observada, pois existe chances do professor não se lembrar de pontos específicos da aula observada.
B
Considere fazer o
feedback
de forma verbal ou escrita; entretanto, o ideal sempre será a forma escrita pois não permite a explanação ou perguntas sobre os pontos observados não inibindo o observado.
C
O recomendado é que o
feedback
seja feito até o dia seguinte ou, no máximo, em dois dias, pois evita que o professor se esqueça do que ocorreu na aula, da sua conduta, do que foi dito ou da reação dos alunos.
D
Ajudar o professor a traçar um plano de ação tangível é sempre necessário; dentre outras recomendações, definir um tempo para uma nova observação, se for o caso, ou mesmo se deverá ministrar uma aula parecida.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
resposta errada :(
verificar resposta correta
Dificuldade em lembrar o conteúdo? Surpreenda-se com os Flashcards Inteligentes!
Responder
Comentários
Estatísticas
Anotações
Caderno
Notificar erro
45 questões
F
P
1
2
3
4
5
6
7
8
9
N
E
Rows Per Page
5
15
30
Compartilhe esse conteúdo!
https://olhonavaga.com.br/questoes/questoes?tc=1&ma=1402&as=11141
Minhas anotações para a questão #
Apagar
Data
Anotação
Nenhuma anotação inserida
Nova anotação:
Salvar
Suas respostas para a questão #
Data
Alternativa
Acertou?
Nenhuma anotação inserida
Meus filtros
Salvar novo filtro com as configurações atuais:
Salvar
Carregar filtros salvos:
Apagar
Filtro
Nenhum filtro salvo
Inserir a questão # em um caderno
Novo caderno:
Salvar e inserir
Escolha um caderno para filtrar as questões
Apagar
Nome
Nenhum caderno foi criado
Solicitar alteração de dados na questão #
As respostas apresentadas nas questões estão de acordo com o gabarito divulgado pela banca examinadora.
Não cabe aqui julgar se a banca examinadora está correta ou não
, para isso
utilize os comentários
dessa questão.
Gabarito Errado
Cancelar
Enviar
Outro problema
Para julgamento da elaboração da questão ou das respostas, utilize a seção de comentários da questão
Detalhes das correções necessárias (erro referente ao cadastro da questão no site):
Cancelar
Enviar
Estudos
Flashcards
Planos de Estudos
Questões
Simulados
Concursos
Rankings Pós-Prova
Concursos Passados
Ordenar Resultados
Informações
Organizadoras
Órgãos
Cargos
Disciplinas
Estatísticas
Nosso Desempenho
Estatísticas das Organizadoras
Estatísticas de Cursos
Mais
Planos e preços
Sobre Nós
Ajuda
Siga
Estudantes
3.934.670
Flashcards
367.154
Planos de Estudos
16.044
Questões
1.113.639
Simulados
23.879
Rankings Pós-Prova
43.974
Termos de Uso e Política de Privacidade
© copyright - todos os direitos reservados | olhonavaga.com.br
Ative nossas notificações para receber atualizações sobre seus pagamentos, estatísticas das suas ferramentas de estudo e promoções!
Fique ligado em cada atualização!
Ativar
Como o seu navegador já bloqueou as notificações do nosso portal, você deverá acessar nosso site utilizando seu navegador, clicar no ícone de cadeado ao lado do nosso endereço URL e habilitar manualmente o envio de notificações.
Instale nosso APP para receber atualizações sobre seus pagamentos, estatísticas das suas ferramentas de estudo e promoções!
Fique ligado em cada atualização!
Instalar APP