As intervenções voltadas para o Transtorno de Espectro Autista com maiores respaldos científicos são aquelas baseadas na análise aplicada do comportamento (Applied Behavior Analysis-ABA), cujo principal objetivo é modificar o comportamento considerando a aplicação dos princípios de aprendizagem. Na análise do comportamento, há o entendimento de que os comportamentos são mantidos ou suprimidos pelas suas consequências. Assinale a alternativa que indica padrões de consequências que aumentam a chance do comportamento se repetir.
I- Reforço negativo.
II- Punição positiva.
III- Reforço positivo.
IV- Punição influenciada.
Somente as afirmativas I e III estão corretas.
Somente as afirmativas II e III estão corretas.
Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
Leia o caso hipotético a seguir: "Tico, 8 anos de idade, foi encaminhado pela neuropediatra por apresentar agressividade, dificuldade de se adaptar à rotina escolar e para interagir com os colegas de turma. Durante as sessões de atendimento com a criança, observou-se predomínio de frases curtas, pouco descritivas sobre si ou sobre a escola e sua família. Por vezes, fez uso de frases repetidas e descontextualizada (a cada 5 minutos perguntava o nome do bairro e o endereço da terapeuta). Segundo os pais, o mesmo comportamento ocorria em sala de aula, o que irritava os colegas e favorecia o surgimento de conflitos. Em relatório escolar, registrava-se adequada habilidade para aprender os conteúdos acadêmicos, mas com dificuldade para interpretar textos e atitudes, apego excessivo às rotinas e dificuldade na flexão da voz." Com base no caso narrado, marque a alternativa correta.
O caso refere-se a um possível caso de transtorno bipolar, condição em que a criança apresenta prejuízo em funções adaptativas, problemas cognitivos, dificuldades na fala e linguísticas, problemas de relacionamento e de aprendizagem acadêmica.
Possivelmente, o caso refere-se a um Transtorno da personalidade antissocial, transtorno em que a pessoa apresenta uma tendência à falsidade, uso de frases estranhas e de perguntas invasivas para atingir objetivos escusos.
Certamente, refere-se a um caso de transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, em que existe baixo autocontrole que se manifesta por dificuldades com os períodos de atenção, com o controle do impulso e com o nível de atividade.
Provavelmente, o caso refere-se a uma criança com transtorno do espectro autista, condição em que se observa alterações das interações sociais, prejuízo na comunicação e comportamentos estereotipados.
Assinale a alternativa que indica um dos critérios de diagnóstico para o Transtorno Neurocognitivo Leve:
Déficits cognitivos que não interferem na capacidade de ser independente nas atividades cotidianas (i.e., preservada habilidade para pagar contas e para controlar medicamentos).
O curso atemporal dos déficits neurocognitivos é consistente com o período em que ocorreu o uso e abstinência de uma substância ou medicamento.
Crenças estranhas ou pensamento mágico que influenciam o comportamento e são inconsistentes com as normas subculturais (i.e., crença em clarividência, telepatia).
Medo ou ansiedade acentuada acerca de uma situação social que envolve a necessidade de se expressar por meio da linguagem.
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