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Matéria:
Pedagogia
Assunto:
Educação Especial - Leis, Tratados e Normas Especiais
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#1121032
•
prova:
79270
•
questão 43
prova
•
edital
Pedagogia
•
Temas Educacionais Pedagógicos
|
Legislação da Educação
|
Inclusão e Exclusão - Diversidade, Desigualdade e Diferença
|
Educação Especial - Leis, Tratados e Normas Especiais
2021
•
CEFET-MG
•
CEFET-MG
•
Pedagogo
No que se refere ao direito à educação, a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, define que é incumbência do poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar,
EXCETO
:
A)
Sistema educacional inclusivo em todos os níveis e modalidades, bem como o aprendizado ao longo de toda a vida.
B)
Acesso à educação superior e à educação profissional e tecnológica em igualdade de oportunidades e condições com as demais pessoas.
C)
Pesquisas voltadas para o desenvolvimento de novos métodos e técnicas pedagógicas, de materiais didáticos, de equipamentos e de recursos de tecnologia assistiva.
D)
Tecnologia assistiva, tecnologia de reabilitação, materiais e equipamentos adequados e apoio técnico profissional, de acordo com as especificidades de cada pessoa com deficiência.
E)
Oferta de educação bilíngue, em Libras, como primeira língua, e na modalidade escrita da Língua Portuguesa, como segunda língua, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas.
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#1121133
•
prova:
79276
•
questão 36
prova
•
edital
Pedagogia
•
Educação Especial - Leis, Tratados e Normas Especiais
|
Legislação da Educação
|
Plano Nacional de Educação (pne) – Leis e Seus Objetivos
2021
•
FUNDEP
•
Prefeitura de Itapecerica da Serra - SP
•
Pedagogo
A Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida (PNEE) foi instituída pelo Decreto nº 10.502/2020. Com base nesse decreto, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas. ( ) Entre os seus princípios, está o de participação de equipe multidisciplinar no processo de decisão da família ou do educando quanto à alternativa educacional mais adequada. ( ) O Censo Escolar, a Prova Brasil e os planos de desenvolvimento individual e escolar fazem parte dos mecanismos de avaliação e monitoramento da PNEE. ( ) Considera como escolas especializadas as instituições de ensino que ofertam atendimento educacional especializado aos educandos da educação especial em classes regulares, classes especializadas ou salas de recursos. ( ) O público-alvo da PNEE engloba, em sua totalidade, educandos com deficiência e os com transtornos globais do desenvolvimento, inclusos os educandos com transtorno do espectro autista. Assinale a sequência correta.
A)
V V F F
B)
F V F V
C)
F F V V
D)
V F V F
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#1124332
•
prova:
79076
•
questão 19
simulado
•
prova
•
edital
Pedagogia
•
Legislação da Educação
|
Educação Especial - Leis, Tratados e Normas Especiais
2021
•
Prefeitura Municipal de Gaspar - Santa Catarina
•
Prefeitura de Gaspar Sc
•
Professor - Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Sobre as Políticas Públicas de Educação Especial e Inclusão, assinale a alternativa
INCORRETA.
A)
A Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do espectro Autista, além de consolidar um conjunto de direitos, veda a recusa de matrícula a pessoas com qualquer tipo de deficiência e estabelece punição para o gestor escolar ou autoridade competente que pratique esse ato discriminatório.
B)
O Estatuto da Criança e do Adolescente, a Declaração Mundial de Educação para Todos (1990) e a Declaração de Salamanca (1994) influenciaram a formulação de Políticas Públicas da Educação Inclusiva.
C)
Com a finalidade de orientar a organização dos sistemas educacionais inclusivos, o Conselho Nacional de Educação - CNE publicou a Resolução CNE/CEB 04/2009, que instituiu as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado - AEE na Educação Básica.
D)
Na atualidade, pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/ superdotação devem ter atendimento educacional especializado substitutivo ao ensino comum e serem matriculadas em instituições especializadas, escolas especiais ou classes especiais.
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#1086975
•
prova:
77269
•
questão 27
simulado
•
prova
•
edital
Pedagogia
•
Educação Especial - Leis, Tratados e Normas Especiais
2021
•
Prefeitura de Fortaleza - CE
•
Prefeitura de Fortaleza - CE
•
Assistente da Educação Infantil Substituto
Conforme a Resolução nº 010/2013, que estabelece normas para a educação especial na perspectiva da educação inclusiva e para o atendimento educacional especializado dos estudantes com deficiências, transtornos globais de desenvolvimento (TGD) e altas habilidades/superdotação nas etapas e demais modalidades da educação básica, públicas e privadas (Educação Infantil), pertencentes ao Sistema Municipal de Educação de Fortaleza, marque o item
CORRETO
.
A)
A Educação Especial, dever constitucional do Estado e da família, será oferecida na rede regular de ensino, exclusivamente, em instituições públicas.
B)
A Educação Especial, dever constitucional do Estado e da família, será oferecida na rede regular de ensino, exclusivamente, em instituições privadas.
C)
A Educação Especial, dever constitucional do Estado e da família, será oferecida na rede regular de ensino, exclusivamente, em centros educacionais especializados.
D)
A Educação Especial, dever constitucional do Estado e da família, será oferecida na rede regular de ensino em instituições públicas e privadas ou em centros educacionais especializados.
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#1086976
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77269
•
questão 28
simulado
•
prova
•
edital
Pedagogia
•
Legislação da Educação
|
Educação Especial - Leis, Tratados e Normas Especiais
2021
•
Prefeitura de Fortaleza - CE
•
Prefeitura de Fortaleza - CE
•
Assistente da Educação Infantil Substituto
O artigo 3º, da Resolução nº 010/2013, versa sobre os sete princípios que fundamentam a educação especial. Sobre isso, marque o item que apresenta,
CORRETAMENTE
, todos eles.
A)
Da inclusão, da totalidade e da igualdade de condições para acesso, permanência e sucesso na escola.
B)
Éticos, políticos, estéticos, da dignidade humana, da inclusão, da totalidade e da igualdade de condições para acesso, permanência e sucesso na escola.
C)
Éticos, políticos, estéticos, da dignidade humana e da igualdade de condições para acesso, permanência e sucesso na escola.
D)
Éticos, políticos, estéticos, da dignidade humana, da inclusão e da totalidade.
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Não cabe aqui julgar se a banca examinadora está correta ou não
, para isso
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