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OAB
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Vestibular
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Matéria:
Engenharia Civil
Assunto:
Estradas
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#1106637
•
prova:
77251
•
questão 41
simulado
•
prova
•
edital
Engenharia Civil
•
Estradas
|
Estradas e Transporte
2021
•
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
•
UERJ
•
Engenheiro Civil
Os elementos da seção transversal de uma via têm influência sobre suas características operacionais, estéticas e de segurança. Esses elementos devem ser adequados aos padrões estabelecidos de velocidade, capacidade de tráfego, nível de serviço, aparência e segurança. Os principais elementos que condicionam esses padrões são a largura e o número das faixas de rolamento, os acostamentos, o canteiro central e os taludes. As larguras e as declividades transversais geralmente não devem variar em uma rodovia, permanecendo homogêneas em praticamente toda a extensão, exceto em segmentos com curvas, em que correções devem ser empregadas para a segurança da operação dos veículos. Para ajustar a segurança das larguras e declividades desses segmentos, são dimensionadas correções denominadas superelevação e superlargura. Sobre esses parâmetros, é correto afirmar que:
A)
a aceleração centrípeta age diretamente na determinação da superelevação e da superlargura, uma vez que os veículos longos tendem a tangenciar as manobras em curva, quando submetidos a maiores velocidades
B)
a inclusão de superlargura e superelevação pode ser dispensada em curvas cujos raios apresentarem comprimento muito elevado, desde que a velocidade de operação esteja ajustada a esta condição
C)
os acréscimos de largura na curva em função do giro de veículos longos podem ser dispensados, caso a rodovia possua acostamentos pavimentados com largura superior a 2m
D)
as rodovias em segmentos urbanizados com grande ocupação marginal devem utilizar como superelevação máxima o valor de 2%
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#1049162
•
prova:
75556
•
questão 111
simulado
•
prova
•
edital
Engenharia Civil
•
Estradas
|
Estradas e Transporte
2021
•
CEBRASPE
•
CODEVASF
•
Analista - Engenharia Civil
Em cada item que se segue, é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada acerca de obras rodoviárias.
Antônio, engenheiro de obras rodoviárias, sempre que possível opta pela utilização de agregado britado a extração de areia em cava submersa. Com base nessa informação, é correto concluir que o objetivo de Antônio com essa ação é diminuir o assoreamento do rio perto de locais de captação de água.
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#1049163
•
prova:
75556
•
questão 112
simulado
•
prova
•
edital
Engenharia Civil
•
Pavimentação
|
Estradas
|
Estradas e Transporte
2021
•
CEBRASPE
•
CODEVASF
•
Analista - Engenharia Civil
Em cada item que se segue, é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada acerca de obras rodoviárias.
Araújo, engenheiro de obras rodoviárias, realizou o plantio de 10.000 mudas nativas em uma área de preservação permanente por onde passará a rodovia cuja construção encontra-se sob sua responsabilidade. Nessa situação, Araújo visa mitigar os danos gerados pela construção da rodovia.
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#1049164
•
prova:
75556
•
questão 113
simulado
•
prova
•
edital
Engenharia Civil
•
Pavimentação
|
Estradas
|
Edificação
|
Estradas e Transporte
|
Ensaios
2021
•
CEBRASPE
•
CODEVASF
•
Analista - Engenharia Civil
Em cada item que se segue, é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada acerca de obras rodoviárias.
Marcelo, engenheiro de obras rodoviárias, ao realizar o ensaio
slump test
durante a concretagem de um pavimento rígido, encontrou um resultado diferente do previsto no projeto. Como ação necessária para corrigir o traço, ele utilizou um aditivo plastificante. Nessa situação, Marcelo realizou uma ação correta para corrigir o traço.
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#1049165
•
prova:
75556
•
questão 114
simulado
•
prova
•
edital
Engenharia Civil
•
Estradas
|
Estradas e Transporte
|
Pavimentação
2021
•
CEBRASPE
•
CODEVASF
•
Analista - Engenharia Civil
Em cada item que se segue, é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada acerca de obras rodoviárias.
Carlos, projetista de obras rodoviárias, optou, entre outras soluções, pelo pavimento flexível como solução de pavimentação de uma rodovia, por proporcionar forte união dos agregados, permitindo flexibilidade controlável, além de atuar como impermeabilizante e ser durável à ação da maioria dos ácidos, dos álcalis e dos sais. Nessa situação, está correta a justificativa de Carlos para a opção pela solução de pavimento flexível.
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