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OAB
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Matéria:
Pedagogia
Assunto:
Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação das Relações Étnico-raciais
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#1466422
•
prova:
97736
•
questão 48
prova
•
edital
Pedagogia
•
Legislação da Educação
|
Lei Nº 10.639 de 2003 - Obrigatoriedade da Temática “história e Cultura Afro-brasileira"
|
Lei Nº 9.131 de 1995 - Conselho Nacional de Educação
|
Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação das Relações Étnico-raciais
2022
•
CEFET-MG
•
CEFET-MG
•
Assistente de Alunos
Considere o texto abaixo e outros documentos que orientam a Educação das Relações Étnico-Raciais e o Ensino de História e Cultura Afro- -Brasileira e Africana no Brasil, como a Resolução CNE/CP nº 01/2004.
“
O silêncio da escola sobre as dinâmicas das relações raciais tem permitido que seja transmitida aos(as) alunos(as) uma pretensa superioridade branca, sem que haja questionamento desse problema por parte dos(as) profissionais da educação, envolvendo o cotidiano escolar em práticas prejudiciais ao grupo negro. Silenciar-se diante do problema não apaga magicamente as diferenças, ao contrário, permite que cada um construa, a seu modo, um entendimento muitas vezes estereotipado do outro que lhe é diferente.
”
(Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade - SECAD/MEC, 2006 p. 23)
Com base nessas referências, são atribuições e ações das instituições de ensino,
EXCETO
:
A
Responder em tempo hábil as pesquisas e levantamentos sobre a temática da Educação para as Relações Étnico-Raciais.
B
Garantir, de acordo com cada área de conhecimento, a presença da temática das relações étnico-raciais no planejamento de curso dos professores.
C
Revisar o currículo e seus conteúdos para a implantação da temática da Educação para as Relações Étnico-Raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
D
Encaminhar solicitação ao órgão superior da gestão educacional para fornecimento de material didático específico para o ensino da temática das relações étnico-raciais.
E
Promover ações de formação de seus funcionários, de forma sistêmica e regular, mobilizando de maneira colaborativa os Fóruns de Educação, as Instituições de Ensino Superior e a SECAD/MEC.
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#1467384
•
prova:
97750
•
questão 4
prova
•
edital
Pedagogia
•
Legislação da Educação
|
Temas Educacionais Pedagógicos
|
Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação das Relações Étnico-raciais
|
Multiculturalismo e Educação
2022
•
Ameosc
•
Prefeitura de Itapiranga - SC
•
Auxiliar de Ensino - Alfabetização de Jovens e Adultos
As práticas promotoras da igualdade racial e social devem estar incluídas no cotidiano escolar desde a educação infantil, sendo trabalhadas de forma a estabelecer a diminuição das diferenças e o aumento da igualdade racial e social. Portanto, os professores e os auxiliares de ensino são agentes promotores dessas práticas. Abaixo encontram-se descritas algumas delas, marque a INCORRETA.
A
A organização da sala de aula, tal como os materiais disponíveis para as crianças devem abranger e contribuir para trabalhar essas práticas na sala de aula.
B
Leitura de livros infantis que abordam o tema dessas práticas.
C
Utilizar jogos interativos com as crianças pautando-se no trabalho de igualdade racial e social.
D
Trabalhar a prática racial na escola apenas no dia estabelecido para a Consciência Negra, dia 20 de novembro.
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#1491280
•
prova:
98537
•
questão 25
prova
•
edital
Pedagogia
•
Legislação da Educação
|
Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação das Relações Étnico-raciais
2022
•
FUNDATEC
•
IF-RS
•
Assistente de Alunos
Na perspectiva da construção de uma educação de qualidade, da consolidação da política educacional e da construção de uma cultura escolar que conhece, reconhece, valoriza e respeita a diversidade étnico-racial, a Equipe _______________________ tem como prerrogativa articular os segmentos profissionais da educação, instâncias colegiadas e comunidade escolar.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
A
Transdisciplinar
B
Multifatorial
C
Disciplinar
D
Multidisciplinar
E
Social
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#1493093
•
prova:
98583
•
questão 44
prova
•
edital
Pedagogia
•
Lei Nº 10.639 de 2003 - Obrigatoriedade da Temática “história e Cultura Afro-brasileira"
|
Legislação da Educação
|
Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação das Relações Étnico-raciais
2022
•
IF-TO
•
IF-TO
•
Pedagogo
A obra de Américo Junior e Radvanskei (2020), aborda elucidações sobre as temáticas que envolvem relações étnico-raciais, cultural afro-brasileira, africana e indígena. A partir das referidas temáticas abordadas pelos autores, faça as análises das afirmativas abaixo e identifique com V para as alternativas verdadeiras e com F para as alternativas falsas.
( )O preconceito contra os povos indígenas faz parte de processos históricos com objetivos claros de dominação. Os indígenas foram definidos como seres inferiores na escala evolutiva, tipificando-os como animais. Essas argumentações ou teorias não passam de argumentos racistas para subjugar e dominar tais povos.
( )A Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Serviço de Proteção ao Índio (SPI), criado em 1910, são instituições existentes atualmente, as quais desenvolvem um excelente trabalho de proteção aos povos indígenas.
( )O preconceito contra os povos indígenas não faz parte de processos históricos com objetivos claros de dominação. Os indígenas foram definidos como seres com as mesmas capacidades intelectuais ao longo da história. Essas argumentações ou teorias reforçam a valorização dos povos indígenas.
( )A teoria do branqueamento forjou critérios perversos para consolidar as práticas de submissão e eliminação da população negra e parda por meio da imigração europeia, da expulsão de negros de suas residências e punições constantes, ou seja, na restrição da cidadania.
( )O Serviço de Proteção ao Índio (SPI), criado em 1910, é uma instituição que desenvolve trabalhos em cooperação com a Fundação Nacional do Índio (Funai), junto aos povos indígenas do Estado do Tocantins.
A seguir, assinale a alternativa
correta
, considerando a sequência de cima para baixo:
A
V, V, F, F, V
B
V, F, F, V, F
C
F, V, F, V, F
D
F, V, F, V, V
E
V, V, F, V, F
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#1522430
•
prova:
99499
•
questão 30
prova
•
edital
Pedagogia
•
Legislação da Educação
|
Lei Nº 10.639 de 2003 - Obrigatoriedade da Temática “história e Cultura Afro-brasileira"
|
Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação das Relações Étnico-raciais
2022
•
VUNESP
•
Prefeitura de Rio Claro - SP
•
Professor de Educação Básica 1 (Quadro 2)
A Resolução CNE/CP nº 01/2004 institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de Historia e Cultura Afro- -Brasileira e Africana. O art. 3° dessa Resolução dispõe que “A Educação das Relações Étnico-Raciais e o estudo de História e Cultura Afro-Brasileira, e História e Cultura Africana será desenvolvida por meio de conteúdos, competências, atitudes e valores, a serem estabelecidos pelas Instituições de ensino e seus professores, com o apoio e supervisão dos sistemas de ensino, entidades mantenedoras e coordenações pedagógicas, atendidas as indicações, recomendações e diretrizes explicitadas no Parecer CNE/CP 003/2004”. No § 3º desse artigo, consta que “o ensino sistemático de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica, nos termos da Lei nº 10.639/2003, refere-se se, em especial, aos componentes curriculares de
A
Educação Artística, Literatura e Língua Portuguesa”.
B
Artes (incluindo música), Ciências e História do Brasil”.
C
Educação Artística, Literatura e História do Brasil”.
D
Educação Artística, Literatura e Ensino Religioso”.
E
Educação Artística, Ensino Religioso e Geografia”.
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Não cabe aqui julgar se a banca examinadora está correta ou não
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