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OAB
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Matéria:
Gestão de Pessoas
Assunto:
Abordagem das Relações Humanas
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N
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#699702
•
prova:
59135
•
questão 46
prova
•
edital
•
ranking
Gestão de Pessoas
•
Administração Geral
|
Liderança e Motivação
|
Gestão Estratégica
|
Fundamentos, Teorias e Escolas da Administração de Recursos Humanos
|
Abordagem das Relações Humanas
2017
•
FCC
•
TRT - 24ª Região (MS)
•
Analista Judiciário - Área Administrativa
Uma das classificações feitas pela literatura para distinguir as diversas teorias sobre a motivação no ambiente organizacional, corresponde às Teorias de Conteúdo, que procuram explicar
A
precipuamente o grau de correlação entre as recompensas oferecidas e a motivação para a sua consecução.
B
os processos cognitivos do indivíduo, que influenciam seu comportamento e geram motivação.
C
apenas os elementos objetivos que compõem a motivação, como salários e benefícios.
D
os componentes da motivação comuns aos diferentes grupos sociais, e não os fatores individuais.
E
quais fatores motivam as pessoas, dentro do indivíduo ou do ambiente que o envolve.
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#699712
•
prova:
59135
•
questão 56
prova
•
edital
•
ranking
Administração Geral
•
Gestão de Pessoas
|
Liderança e Motivação
|
Gestão Estratégica
|
Fundamentos, Teorias e Escolas da Administração de Recursos Humanos
|
Abordagem das Relações Humanas
2017
•
FCC
•
TRT - 24ª Região (MS)
•
Analista Judiciário - Área Administrativa
Os estudos sobre liderança contemplam as denominadas Teorias Situacionais, entre as quais o Modelo de Fiedler, segundo o qual
A
a liderança deve ser baseada na troca, cabendo ao líder participativo o atendimento das necessidades dos subordinados.
B
a eficácia da liderança depende da adequação do estilo do líder com o grau de maturidade dos subordinados.
C
a liderança deve ser diretiva, cabendo ao líder deixar claro o que espera dos subordinados, propondo ações claras e objetivas.
D
a eficácia gerencial está atrelada à manipulação correta da situação e não ao estilo ou personalidade do líder.
E
o desempenho eficaz do grupo depende da combinação adequada entre o estilo de liderança do líder com os subordinados e o grau em que a situação dá o controle e a influência para o líder.
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#690167
•
prova:
59014
•
questão 33
simulado
•
prova
•
edital
•
ranking
Gestão de Pessoas
•
Fundamentos, Teorias e Escolas da Administração de Recursos Humanos
|
Visão Geral da Área de Rh na Organização
|
Abordagem das Relações Humanas
2017
•
IESES
•
Cegás
•
Assistente Técnico - Administrativo e Financeiro
Um determinado estilo de liderança se caracteriza por não promover a participação efetiva da equipe nos projetos, o líder toma sozinho todas as decisões necessárias e costuma oprimir seus subordinados, enxergando neles concorrentes, e não, colaboradores. Esse estilo de liderança é denominado:
A
Autocrático
B
Situacional
C
Democrático
D
Liberal
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#686715
•
prova:
58949
•
questão 70
simulado
•
prova
•
edital
•
ranking
Gestão de Pessoas
•
Visão Geral da Área de Rh na Organização
|
Fundamentos, Teorias e Escolas da Administração de Recursos Humanos
|
Abordagem das Relações Humanas
2017
•
FCC
•
TRT - 11ª Região (AM E RR)
•
Analista Judiciário - Área Judiciária
Os estudos sobre liderança desenvolvidos pela Universidade de Ohio nos anos de 1940, buscaram identificar dimensões independentes do comportamento do líder, descrevendo duas categorias de liderança, que são:
A
diretiva e colaborativa.
B
democrática e autocrática.
C
autocentrada e cooperativa.
D
ênfase nas pessoas e ênfase na produção.
E
estrutura de iniciação e consideração.
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#682037
•
prova:
58600
•
questão 59
simulado
•
prova
•
edital
•
ranking
Gestão de Pessoas
•
Visão Geral da Área de Rh na Organização
|
Abordagem das Relações Humanas
2017
•
FCC
•
TRE-SP
•
Analista Judiciário - Área Judiciária
Motivação corresponde a um estado psicológico caracterizado por um elevado grau de disposição de realizar uma tarefa ou perseguir uma meta. Constitui um dos fatores fundamentais para o bom desempenho organizacional e é objeto de diversas teorias que buscam explicar quais os fatores determinantes ou como ela se processa. Uma dessas teorias é a da expectativa (ou expectância), desenvolvida por Victor Vroom, segundo a qual,
A
as pessoas são mais influenciadas pela expectativa de recompensas (reforço positivo), do que por recompensas objetivas.
B
o comportamento humano é sempre orientado para resultados, sendo o conceito de valência correspondente ao valor atribuído ao resultado.
C
a expectativa de punição constitui fator indutor do comportamento do indivíduo, podendo ser usada como ferramenta motivacional.
D
a motivação independe de fatores externos ou de resultados objetivos, sendo uma característica eminentemente pessoal.
E
o indivíduo prioriza, inconscientemente, a realização pessoal, ainda que em detrimento de necessidades básicas.
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